Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2210
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Júlio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1244147756598692 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Sérgio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3276349142458228 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Juliana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | CV: http://lattes.cnpq.br/6804291830295722 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Júlio | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1244147756598692 | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Janaina | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2543558487046034 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-26T14:22:09Z | - |
dc.date.available | 2021-11-26T14:22:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2210 | - |
dc.description.abstract | With this study, we aim to understand the difficulties faced by teachers in remote education during this period of pandemic. For this, a qualitative research was carried out, methodologically bibliographical, based on the search for publications relevant to the topic in the period between 2020 and 2021 on Google Scholar. The research was developed through sixteen publications, of these being, fourteen articles and two monographs. The investigation of how teachers have dealt with the difficulties experienced in remote teaching made it possible to divide the data analysis into four categories: (I) issues related to lack of training, (II) issues related to social inequalities, (III) issues related to teaching work and (IV) issues related to the teaching and learning process. Thus, after analyzing the categorization of research data, we evidenced difficulties that took on even greater proportions in the pandemic moment and that need to be overcome in the post-pandemic, such as: better training of teachers to use digital platforms, lack of access to internet, the scarcity of equipment needed to develop online classes and social inequalities. Considering the above, we highlight the importance of educational public policies that make it possible not only to face a situation of public calamity, but also to promote the quality of education. | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o presente estudo objetivamos compreender quais foram as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino remoto neste período de pandemia. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa, de cunho metodologicamente bibliográfica baseada na busca por publicações pertinentes ao tema no período compreendido entre os anos de 2020 e 2021 no Google Acadêmico. A pesquisa foi desenvolvida por meio de dezesseis publicações, destas sendo, catorze artigos e duas monografias. A investigação de como os professores têm lidado com as dificuldades vivenciadas no ensino remoto possibilitou dividir a análise dos dados em quatro categorias: (I) questões vinculadas à falta de formação, (II) questões vinculadas às desigualdades sociais, (III) questões vinculadas ao trabalho docente e (IV) questões vinculadas ao processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, após análise da categorização dos dados da pesquisa, evidenciamos dificuldades que tomaram proporções ainda maiores no momento pandêmico e que precisam ser superadas no pós-pandemia, tais como: melhor capacitação dos professores para utilização de plataformas digitais, a falta de acesso à internet, a escassez de equipamentos necessários para desenvolver as aulas on-line e as desigualdades sociais. Considerando o exposto, evidenciamos a importância de políticas públicas educacionais que possibilite não só o enfrentamento de uma situação de calamidade pública, mas também de promoção da qualidade de ensino. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janaina Nogueira Marcelino (janaina.marcelino@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-11-21T12:14:37Z No. of bitstreams: 1 Artigo_Janaina Ferreira.pdf: 364732 bytes, checksum: 7612e1d1d704ee5377861ca319c99dbb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Janaina Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Falta folha de aprovação assinada pela banca; - Falta o TCAE; ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf on 2021-11-22T11:23:55Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Janaina Nogueira Marcelino (janaina.marcelino@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-11-26T01:48:23Z No. of bitstreams: 3 Artigo_Janaina Ferreira.pdf: 364732 bytes, checksum: 7612e1d1d704ee5377861ca319c99dbb (MD5) Artigo_ Janaina Ferreira.pdf: 654000 bytes, checksum: 8d85272b8cb4b407d7a954947ffeb35d (MD5) Ata de Aprovação.pdf: 74059 bytes, checksum: 8081dac2c9b67bce487db8f592a241fa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-26T14:11:48Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo_Janaina Ferreira.pdf: 364732 bytes, checksum: 7612e1d1d704ee5377861ca319c99dbb (MD5) Artigo_ Janaina Ferreira.pdf: 654000 bytes, checksum: 8d85272b8cb4b407d7a954947ffeb35d (MD5) Ata de Aprovação.pdf: 74059 bytes, checksum: 8081dac2c9b67bce487db8f592a241fa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-11-26T14:22:09Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo_Janaina Ferreira.pdf: 364732 bytes, checksum: 7612e1d1d704ee5377861ca319c99dbb (MD5) Artigo_ Janaina Ferreira.pdf: 654000 bytes, checksum: 8d85272b8cb4b407d7a954947ffeb35d (MD5) Ata de Aprovação.pdf: 74059 bytes, checksum: 8081dac2c9b67bce487db8f592a241fa (MD5) Previous issue date: 2021-10-27 | en |
dc.description.sponsorship | FAPEG | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ipameri | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID 19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Art_esp_ Janaina Ferreira.pdf | 638,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Janaina Nogueira Marcelino Ferreira.pdf | 72,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.