Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2196
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ENSINO DE HISTÓRIA PARA O ALUNADO SURDO: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE |
Autor(es): | Pinheiro, Isadora Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Jordão, Uiara |
Primeiro Membro da Banca: | Jordão, Maria de Lourdes |
Segundo Membro da Banca: | Lima, Rhennan |
Resumo: | Este estudo, realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, aponta reflexões concernentes às práticas pedagógicas voltadas para o público surdo enquanto discentes da disciplina de História. Com o propósito de compreender o contexto do ensino de História para alunos surdos e encontrar sugestões metodológicas que facilitem este processo de ensino-aprendizagem foi realizada uma análise bibliográfica. Para tanto, foi levado em consideração a história da educação de surdos no Brasil, as leis vigentes sobre o tema e as observações feitas por pesquisadores como Perlin (2002), Sacks (2005), Santos (2018), Verri e Alegro (2006), bem como as propostas pedagógicas elencadas por Lulkin (2009), Caimi (2015), Lourenço (2015) e Azevedo e Mattos (2017). Destacam-se a dificuldade dos professores em transmitir os conceitos pertinentes da disciplina de história para a Língua Brasileira de Sinais e os malefícios da aula expositiva. Conclui-se que há a necessidade do uso de aulas e recursos diversificados para o Ensino de História ser estimulante para os surdos, mas poucas discussões sobre o tema foram feitas e escassas sugestões de metodologias foram compartilhadas por pesquisadores da área, deixando assim os professores despreparados para a prática de uma didática eficiente. |
Abstract: | This study, carried out through a qualitative research, points out reflections concerning the pedagogical practices aimed at the deaf public as students of the discipline of History. In order to understand the context of History teaching for deaf students and find methodological suggestions that facilitate this teaching-learning process, a bibliographical analysis was carried out. Therefore, the history of deaf education in Brazil, the current laws on the subject and the observations made by researchers such as Perlin (2002), Sacks (2005), Santos (2018), Verri and Alegro (2006) were taken into account., as well as the pedagogical proposals listed by the studied authors. The difficulty of teachers in transmitting the relevant concepts of the discipline of history to the Brazilian Sign Language and the harms of the lectures stand out. It is concluded that there is a need for the use of diversified classes and resources for the Teaching of History to be stimulating for the deaf, but few discussions on the subject were held and few suggestions for methodologies were shared by researchers in the area, thus leaving teachers unprepared for the practice of efficient didactics. |
Palavras-chave: | Educação de Surdos Deaf Education Ensino - Aprendizagem Teaching-learning Ensino de História History teaching |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ipameri |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2196 |
Data do documento: | 21-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo_Isadora Rodrigues.pdf | 826,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.