Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2189
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NOS ANOS INICIAIS SEGUNDO ROGER CAILLOIS
Autor(es): Gomes, Tiandra Almeida
Resumo: Este trabalho tem como intuito versar sobre a importância do lúdico nos anos iniciais, sob a mesma perspectiva apresentada por Roger Caillois. Jogos, brinquedos e brincadeiras inundam o mundo das crianças, pois estão presentes na humanidade desde os primórdios. Isso posto, foi determinado como objetivo geral: compreender a importância dos jogos lúdicos nos anos iniciais do ensino fundamental no processo de desenvolvimento da criança. Para alçar o almejado, foi realizada uma pesquisa bibliografica, fundamentada em autores que trabalham com essa temática, como Kishimoto (1997, 2010, 2014), Huizinga (2007), Fantacholi (2011), entre outros. Após discorrer sobre os quatros elementos que classificam os tipos de jogos, descritos por Caillois (Agôn, Alea, Mimicry e Ilinx), foi apresentado exemplos de atividades desenvolvidas com as crianças levando em consideração a ação de brincar. Ademais, considera-se o lúdico como uma importante ferramenta que diverte e proporciona prazer as crianças, o que facilita o aprendizado e ajuda com o seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Nessa tarefa, reconhece-se, ainda, que o educador têm um papel fundamental de mediador do conhecimento nesse processo.
Abstract: This his work aims to discuss the importance of playfulness in the early years, under the same perspective presented by Roger Caillois. Games, toys and games are part of children's world, as they have been present in humanity since its inception. That said, the general objective was determined: to understand the importance of playful games in the early years of elementary school in the child's development process. To achieve the desired goal, a bibliographical research was carried out, based on authors who work with this theme, such as Kishimoto (1997, 2010, 2014), Huizinga (2007), Fantacholi (2011), among others. After discussing the four elements that classify the types of games, described by Caillois (Agôn, Alea, Mimicry and Ilinx), examples of activities developed with children taking into account the action of playing were presented. Furthermore, play is considered an important tool that entertains and provides pleasure to children, which facilitates learning and helps with their physical, cognitive, emotional and social development. In this task, it is also recognized that the educator has a fundamental role in mediating knowledge in this process.
Palavras-chave: Lúdico; Jogos; Brincadeiras; Educador.
Playful; Games; Jokes, Educator
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2189
Data do documento: 18-Nov-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TIANDRA ALMEIDA GOMES.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.