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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A Influência Do Lúdico Nos Anos Iniciais Segundo Roger Caillois
Autor(es): GOMES, Tiandra Almeida
Resumo: Este trabalho tem como intuito versar sobre a importância do lúdico nos anos iniciais, sob a mesma perspectiva apresentada por Roger Caillois. Jogos, brinquedos e brincadeiras inundam o mundo das crianças, pois estão presentes na humanidade desde os primórdios. Isso posto, foi determinado como objetivo geral: compreender a importância dos jogos lúdicos nos anos iniciais do ensino fundamental no processo de desenvolvimento da criança. Para alçar o almejado, foi realizada uma pesquisa bibliografica, fundamentada em autores que trabalham com essa temática, como Kishimoto (1997, 2010, 2014), Huizinga (2007), Fantacholi (2011), entre outros. Após discorrer sobre os quatros elementos que classificam os tipos de jogos, descritos por Caillois (Agôn, Alea, Mimicry e Ilinx), foi apresentado exemplos de atividades desenvolvidas com as crianças levando em consideração a ação de brincar. Ademais, considera-se o lúdico como uma importante ferramenta que diverte e proporciona prazer as crianças, o que facilita o aprendizado e ajuda com o seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Nessa tarefa, reconhece-se, ainda, que o educador têm um papel fundamental de mediador do conhecimento nesse processo.
Abstract: This his work aims to discuss the importance of playfulness in the early years, under the same perspective presented by Roger Caillois. Games, toys and games are part of children's world, as they have been present in humanity since its inception. That said, the general objective was determined: to understand the importance of playful games in the early years of elementary school in the child's development process. To achieve the desired goal, a bibliographical research was carried out, based on authors who work with this theme, such as Kishimoto (1997, 2010, 2014), Huizinga (2007), Fantacholi (2011), among others. After discussing the four elements that classify the types of games, described by Caillois (Agôn, Alea, Mimicry and Ilinx), examples of activities developed with children taking into account the action of playing were presented. Furthermore, play is considered an important tool that entertains and provides pleasure to children, which facilitates learning and helps with their physical, cognitive, emotional and social development. In this task, it is also recognized that the educator has a fundamental role in mediating knowledge in this process.
Palavras-chave: Lúdico; Jogos; Brincadeiras; Educador.
Playful; Games; Jokes, Educator
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Citação: ANDRADE, Luzia Rodrigues de. A importância do lúdico na educação infantil: um estudo de caso em uma creche pública. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018. ANTUNES, Celso. Trabalhando a alfabetização emocional com qualidade. Coleção Didática. São Paulo: Paulus, 2012. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 1. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Portugal, 1990. CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa, 1994. FANTACHOLI, Fabiane Das Neves. O brincar na educação infantil: jogos, brinquedos e brincadeiras. Um Olhar Psicopedagógico. 2011. Disponível em: http://revista.fundacaoaprender.org.br/?p=78. Acesso em: 24 ju. 2021. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio escolar século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2003. FORTUNA, Tânia Ramos. Jogo em aula: recurso permite repensar as relações de ensino-aprendizagem. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 19, n. 75, p. 15-19, jul./set. 2003. FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender: O resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. FRIEDMANN, Adriana. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006. HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5. ed. Perspectiva: São Paulo, 2007. KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO, Belo Horizonte, 2010. Anais... Belo Horizonte: Novembro 2010. KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogos, brinquedose brincadeiras do Brasil, Espacios en Blanco. Revista de Educación, Buenos Aires, n. 24, p. 81-105, ju. 2014. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=384539806007. Acesso em: 22 Julho 2021. KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1997. LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, jul./dez. 2014. MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar, Prazer e Aprendizado. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. PICCOLO, Gustavo Martins. O universo lúdico proposto por Caillois. Revista Digital, Buenos Aires, ano 13, n. 127, dez. 2008. PICCOLO, Gustavo Martins. O Jogo por uma perspectiva histórico-cultural. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=401338541013. Acesso em: 24 julho 2021. SILVA, A. G. da. Concepção de lúdico dos professores de educação física infantil. Universidade Estadual de Londrina: Londrina: 2011. SOUZA JÚNIOR, Marcelo; TAVARES, Marcílio. O jogo como conteúdo de ensino para a prática pedagógica da Educação Física na escola. In: TAVARES, Marcílio et al. (Org.). Prática pedagógica e formação profissional na Educação Física. Recife: Edupe, 2006. TAVARES, Marcílio. O ensino do jogo na escola: uma abordagem metodológica para a prática pedagógica dos professores de Educação Física. In: TAVARES, Marcílio et al. (Org.). Prática pedagógica e formação profissional na Educação Física. Recife: Edupe, 2006. VYGOTSKY, Lev. A Formação Social da Mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda, 1991. VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. 5. ed. São Paulo: Fontes, 1994. VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2189
Data do documento: 18-Nov-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

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