Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2189
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Tiandra Almeida-
dc.date.accessioned2021-11-18T21:53:10Z-
dc.date.available2021-11-19-
dc.date.available2021-11-18T21:53:10Z-
dc.date.issued2021-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2189-
dc.description.abstractThis his work aims to discuss the importance of playfulness in the early years, under the same perspective presented by Roger Caillois. Games, toys and games are part of children's world, as they have been present in humanity since its inception. That said, the general objective was determined: to understand the importance of playful games in the early years of elementary school in the child's development process. To achieve the desired goal, a bibliographical research was carried out, based on authors who work with this theme, such as Kishimoto (1997, 2010, 2014), Huizinga (2007), Fantacholi (2011), among others. After discussing the four elements that classify the types of games, described by Caillois (Agôn, Alea, Mimicry and Ilinx), examples of activities developed with children taking into account the action of playing were presented. Furthermore, play is considered an important tool that entertains and provides pleasure to children, which facilitates learning and helps with their physical, cognitive, emotional and social development. In this task, it is also recognized that the educator has a fundamental role in mediating knowledge in this process.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como intuito versar sobre a importância do lúdico nos anos iniciais, sob a mesma perspectiva apresentada por Roger Caillois. Jogos, brinquedos e brincadeiras inundam o mundo das crianças, pois estão presentes na humanidade desde os primórdios. Isso posto, foi determinado como objetivo geral: compreender a importância dos jogos lúdicos nos anos iniciais do ensino fundamental no processo de desenvolvimento da criança. Para alçar o almejado, foi realizada uma pesquisa bibliografica, fundamentada em autores que trabalham com essa temática, como Kishimoto (1997, 2010, 2014), Huizinga (2007), Fantacholi (2011), entre outros. Após discorrer sobre os quatros elementos que classificam os tipos de jogos, descritos por Caillois (Agôn, Alea, Mimicry e Ilinx), foi apresentado exemplos de atividades desenvolvidas com as crianças levando em consideração a ação de brincar. Ademais, considera-se o lúdico como uma importante ferramenta que diverte e proporciona prazer as crianças, o que facilita o aprendizado e ajuda com o seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Nessa tarefa, reconhece-se, ainda, que o educador têm um papel fundamental de mediador do conhecimento nesse processo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tiandra Almeida Gomes (tiandra.almeida@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-11-18T20:55:33Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO TIANDRA ALMEIDA GOMES.pdf: 1130287 bytes, checksum: c923e2c4db3408dd9105db06d1104c62 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Letícia Rodrigues dos Santos (leticia.santos@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-18T21:50:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO TIANDRA ALMEIDA GOMES.pdf: 1130287 bytes, checksum: c923e2c4db3408dd9105db06d1104c62 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-18T21:53:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO TIANDRA ALMEIDA GOMES.pdf: 1130287 bytes, checksum: c923e2c4db3408dd9105db06d1104c62 (MD5) Previous issue date: 2021-11-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofA Influência Do Lúdico Nos Anos Iniciais Segundo Roger Cailloispt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectLúdico; Jogos; Brincadeiras; Educador.pt_BR
dc.subjectPlayful; Games; Jokes, Educatorpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA INFLUÊNCIA DO LÚDICO NOS ANOS INICIAIS SEGUNDO ROGER CAILLOISpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TIANDRA ALMEIDA GOMES.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.