Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2189
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGOMES, Tiandra Almeida-
dc.date.accessioned2021-11-18T21:53:10Z-
dc.date.available2021-11-19-
dc.date.available2021-11-18T21:53:10Z-
dc.date.issued2021-11-18-
dc.identifier.citationANDRADE, Luzia Rodrigues de. A importância do lúdico na educação infantil: um estudo de caso em uma creche pública. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018. ANTUNES, Celso. Trabalhando a alfabetização emocional com qualidade. Coleção Didática. São Paulo: Paulus, 2012. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 1. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Portugal, 1990. CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa, 1994. FANTACHOLI, Fabiane Das Neves. O brincar na educação infantil: jogos, brinquedos e brincadeiras. Um Olhar Psicopedagógico. 2011. Disponível em: http://revista.fundacaoaprender.org.br/?p=78. Acesso em: 24 ju. 2021. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio escolar século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2003. FORTUNA, Tânia Ramos. Jogo em aula: recurso permite repensar as relações de ensino-aprendizagem. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 19, n. 75, p. 15-19, jul./set. 2003. FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender: O resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. FRIEDMANN, Adriana. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006. HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5. ed. Perspectiva: São Paulo, 2007. KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO, Belo Horizonte, 2010. Anais... Belo Horizonte: Novembro 2010. KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogos, brinquedose brincadeiras do Brasil, Espacios en Blanco. Revista de Educación, Buenos Aires, n. 24, p. 81-105, ju. 2014. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=384539806007. Acesso em: 22 Julho 2021. KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1997. LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, jul./dez. 2014. MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar, Prazer e Aprendizado. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. PICCOLO, Gustavo Martins. O universo lúdico proposto por Caillois. Revista Digital, Buenos Aires, ano 13, n. 127, dez. 2008. PICCOLO, Gustavo Martins. O Jogo por uma perspectiva histórico-cultural. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=401338541013. Acesso em: 24 julho 2021. SILVA, A. G. da. Concepção de lúdico dos professores de educação física infantil. Universidade Estadual de Londrina: Londrina: 2011. SOUZA JÚNIOR, Marcelo; TAVARES, Marcílio. O jogo como conteúdo de ensino para a prática pedagógica da Educação Física na escola. In: TAVARES, Marcílio et al. (Org.). Prática pedagógica e formação profissional na Educação Física. Recife: Edupe, 2006. TAVARES, Marcílio. O ensino do jogo na escola: uma abordagem metodológica para a prática pedagógica dos professores de Educação Física. In: TAVARES, Marcílio et al. (Org.). Prática pedagógica e formação profissional na Educação Física. Recife: Edupe, 2006. VYGOTSKY, Lev. A Formação Social da Mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda, 1991. VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. 5. ed. São Paulo: Fontes, 1994. VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2189-
dc.description.abstractThis his work aims to discuss the importance of playfulness in the early years, under the same perspective presented by Roger Caillois. Games, toys and games are part of children's world, as they have been present in humanity since its inception. That said, the general objective was determined: to understand the importance of playful games in the early years of elementary school in the child's development process. To achieve the desired goal, a bibliographical research was carried out, based on authors who work with this theme, such as Kishimoto (1997, 2010, 2014), Huizinga (2007), Fantacholi (2011), among others. After discussing the four elements that classify the types of games, described by Caillois (Agôn, Alea, Mimicry and Ilinx), examples of activities developed with children taking into account the action of playing were presented. Furthermore, play is considered an important tool that entertains and provides pleasure to children, which facilitates learning and helps with their physical, cognitive, emotional and social development. In this task, it is also recognized that the educator has a fundamental role in mediating knowledge in this process.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como intuito versar sobre a importância do lúdico nos anos iniciais, sob a mesma perspectiva apresentada por Roger Caillois. Jogos, brinquedos e brincadeiras inundam o mundo das crianças, pois estão presentes na humanidade desde os primórdios. Isso posto, foi determinado como objetivo geral: compreender a importância dos jogos lúdicos nos anos iniciais do ensino fundamental no processo de desenvolvimento da criança. Para alçar o almejado, foi realizada uma pesquisa bibliografica, fundamentada em autores que trabalham com essa temática, como Kishimoto (1997, 2010, 2014), Huizinga (2007), Fantacholi (2011), entre outros. Após discorrer sobre os quatros elementos que classificam os tipos de jogos, descritos por Caillois (Agôn, Alea, Mimicry e Ilinx), foi apresentado exemplos de atividades desenvolvidas com as crianças levando em consideração a ação de brincar. Ademais, considera-se o lúdico como uma importante ferramenta que diverte e proporciona prazer as crianças, o que facilita o aprendizado e ajuda com o seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Nessa tarefa, reconhece-se, ainda, que o educador têm um papel fundamental de mediador do conhecimento nesse processo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tiandra Almeida Gomes (tiandra.almeida@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-11-18T20:55:33Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO TIANDRA ALMEIDA GOMES.pdf: 1130287 bytes, checksum: c923e2c4db3408dd9105db06d1104c62 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Letícia Rodrigues dos Santos (leticia.santos@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-18T21:50:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO TIANDRA ALMEIDA GOMES.pdf: 1130287 bytes, checksum: c923e2c4db3408dd9105db06d1104c62 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-18T21:53:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO TIANDRA ALMEIDA GOMES.pdf: 1130287 bytes, checksum: c923e2c4db3408dd9105db06d1104c62 (MD5) Previous issue date: 2021-11-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofA Influência Do Lúdico Nos Anos Iniciais Segundo Roger Cailloispt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectLúdico; Jogos; Brincadeiras; Educador.pt_BR
dc.subjectPlayful; Games; Jokes, Educatorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA Influência Do Lúdico Nos Anos Iniciais Segundo Roger Cailloispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO TIANDRA ALMEIDA GOMES.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.