Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2175
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
Título(s) alternativo(s): THE USE OF TECHNOLOGIES IN BIOLOGY TEACHING
Autor(es): Silva, Priscila Medeiros da
Primeiro Orientador: Oliveira, Natalia Carvalhaes de
Resumo: O uso de tecnologias no ensino tem sido alvo de inúmeras pesquisas por todo o país, pois são vistas como ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo da presente pesquisa é discutir a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos processos de ensino e aprendizagem de Biologia. Para atingir tal fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que investigou a abordagem do tema em anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), visto que esse é o maior evento da área de ensino de Ciências no Brasil. A busca por artigos abordou descritores como: biologia, ensino e tecnologias. As discussões encontradas evidenciaram que em uma sociedade cada vez mais tecnológica não se pode ignorar o fato de que essas tecnologias interferem no dia a dia dos alunos e em sua aprendizagem. Por isto, as tecnologias podem ser utilizadas no ensino de Biologia, desde que planejadas, a fim de proporcionar aulas mais interessantes, interativas e mais próximas da realidade dos estudantes.
Abstract: The use of technologies in teaching has been the subject of numerous researches across the country, as they are seen as tools that can help in the development of the teaching and learning process. The aim of this research is to discuss the importance of using information and communication technologies (ICT) in Biology teaching and learning processes. To achieve this end, a bibliographical research was carried out that investigated the approach to the theme in the proceedings of the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC), since this is the largest event in the field of science education in Brazil. The search for articles approached descriptors such as: biology, teaching and technologies. The discussions found showed that in an increasingly technological society one cannot ignore the fact that these technologies interfere in the daily lives of students and in their learning. Therefore, technologies can be used in Biology teaching, as long as they are planned, in order to provide more interesting, interactive classes that are closer to the students' reality.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Ensino de Biologia
Tecnologias da informação e comunicação
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2175
Data do documento: 9-Nov-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PRISCILA.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.