Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2174
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Potencialidades e desafios do ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia no IF Goiano - Campus Rio Verde/GO: um estudo de caso
Other Titles: Potentials and challenges of remote learning for deaf students in times of pandemic at IF Goiano - Campus Rio Verde/GO: a case study
metadata.dc.creator: VIEIRA, Andreza Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Calixto Júnior de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SILVA, Adriano Aparecido da
metadata.dc.contributor.referee1: SILVA, Calixto Júnior de
metadata.dc.contributor.referee2: SILVA, Adriano Aparecido da
metadata.dc.contributor.referee3: PANIAGO, Rosenilde Nogueira
metadata.dc.contributor.referee4: MENDES, Waléria Batista da Silva Vaz
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetiva identificar as potencialidades e os desafios dos surdos nas aulas remotas do IF Goiano, Campus Rio Verde – GO. Trata-se de um estudo de caso realizado com os alunos surdos na disciplina Análise de Custos e Formação de Preços, no 3º período do curso Técnico em Administração. Justifica-se a realização desta pesquisa, uma vez que a inclusão dos alunos surdos é um tema de relevância social: o acesso à educação é direito de todos os cidadãos e a pandemia trouxe novos desafios para os envolvidos na educação dos alunos surdos. O estudo de caso, fundamentado pela pesquisa bibliográfica, teve como método de coleta de dados virtual a observação direta e a entrevista semiestruturada. A análise qualitativa dos dados demonstra que a inclusão dos alunos surdos por meio da Libras, com uma abordagem de ensino-aprendizagem bilíngue, é a melhor alternativa para atender adequadamente às especificidades da educação dos surdos. As tecnologias da informação e o uso de recursos visuais também podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Diante da complexidade e da importância do tema, recomenda-se que os estudos iniciados nesta pesquisa sejam continuados e ampliados para potencializar seus resultados.
Abstract: This work aims to identify the potential and challenges of deaf people in remote classes at the IF Goiano, Campus Rio Verde – GO. This is a case study carried out with deaf students in the subject Cost Analysis and Price Formation, in the 3rd period of the Technical in Administration course. This research is justified, since the inclusion of deaf students is a topic of social relevance: access to education is a right of all citizens and the pandemic brought new challenges for those involved in the education of deaf students. The case study, based on bibliographical research, had direct observation and interview as a method of virtual data collection. Qualitative data analysis demonstrates that the inclusion of deaf students through Libras, with a bilingual teaching-learning approach, is the best alternative to adequately meet the specific needs of deaf education. Information technologies and the use of visual resources can also contribute to the teaching-learning process. Given the complexity and importance of the topic, it is recommended that the studies initiated in this research be continued and expanded to enhance their results.
Keywords: Surdos
Inclusão
Libras
Aulas remotas
Recusos visuais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
Citation: VIEIRA, Andreza Alves. Potencialidades e desafios do ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia no IF Goiano - Campus Rio Verde/GO: um estudo de caso. Andreza Alves Vieira; Orientador: Calixto Júnior de Souza; Co-Orientador: Adriano Aparecido da Silva. Rio Verde - GO, 2021, 19 p.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2174
Issue Date: 12-Dec-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Art_esp_Andreza_Alves_Vieira.pdf338,27 kBAdobe PDFView/Open
TCAE_-_Andreza_Alves_Vieira.pdf276,92 kBAdobe PDFView/Open
Ata_de_Defesa_-_ Andreza_Alves_Vieira.pdf264,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.