Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2174
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Calixto Júnior de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2880328853795907 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | SILVA, Adriano Aparecido da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4783526279893159 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Calixto Júnior de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2880328853795907 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | SILVA, Adriano Aparecido da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4783526279893159 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | PANIAGO, Rosenilde Nogueira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8530013371818091 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | MENDES, Waléria Batista da Silva Vaz | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6517486234718510 | pt_BR |
dc.creator | VIEIRA, Andreza Alves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0577659000164648 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-08T19:50:00Z | - |
dc.date.available | 2022-11-08 | - |
dc.date.available | 2021-11-08T19:50:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-12 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Andreza Alves. Potencialidades e desafios do ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia no IF Goiano - Campus Rio Verde/GO: um estudo de caso. Andreza Alves Vieira; Orientador: Calixto Júnior de Souza; Co-Orientador: Adriano Aparecido da Silva. Rio Verde - GO, 2021, 19 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2174 | - |
dc.description.abstract | This work aims to identify the potential and challenges of deaf people in remote classes at the IF Goiano, Campus Rio Verde – GO. This is a case study carried out with deaf students in the subject Cost Analysis and Price Formation, in the 3rd period of the Technical in Administration course. This research is justified, since the inclusion of deaf students is a topic of social relevance: access to education is a right of all citizens and the pandemic brought new challenges for those involved in the education of deaf students. The case study, based on bibliographical research, had direct observation and interview as a method of virtual data collection. Qualitative data analysis demonstrates that the inclusion of deaf students through Libras, with a bilingual teaching-learning approach, is the best alternative to adequately meet the specific needs of deaf education. Information technologies and the use of visual resources can also contribute to the teaching-learning process. Given the complexity and importance of the topic, it is recommended that the studies initiated in this research be continued and expanded to enhance their results. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva identificar as potencialidades e os desafios dos surdos nas aulas remotas do IF Goiano, Campus Rio Verde – GO. Trata-se de um estudo de caso realizado com os alunos surdos na disciplina Análise de Custos e Formação de Preços, no 3º período do curso Técnico em Administração. Justifica-se a realização desta pesquisa, uma vez que a inclusão dos alunos surdos é um tema de relevância social: o acesso à educação é direito de todos os cidadãos e a pandemia trouxe novos desafios para os envolvidos na educação dos alunos surdos. O estudo de caso, fundamentado pela pesquisa bibliográfica, teve como método de coleta de dados virtual a observação direta e a entrevista semiestruturada. A análise qualitativa dos dados demonstra que a inclusão dos alunos surdos por meio da Libras, com uma abordagem de ensino-aprendizagem bilíngue, é a melhor alternativa para atender adequadamente às especificidades da educação dos surdos. As tecnologias da informação e o uso de recursos visuais também podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Diante da complexidade e da importância do tema, recomenda-se que os estudos iniciados nesta pesquisa sejam continuados e ampliados para potencializar seus resultados. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-08T19:35:26Z No. of bitstreams: 3 Art_esp_Andreza_Alves_Vieira.pdf: 346386 bytes, checksum: 6eb12143d0c04c9cc5e048b9ddf62266 (MD5) TCAE_-_Andreza_Alves_Vieira.pdf: 283561 bytes, checksum: 28dd3951f673b24d54f66f09924859b0 (MD5) Ata_de_Defesa_-_ Andreza_Alves_Vieira.pdf: 270884 bytes, checksum: a9a665eab38be1da6fd737f6f213eaad (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-08T19:49:22Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Art_esp_Andreza_Alves_Vieira.pdf: 346386 bytes, checksum: 6eb12143d0c04c9cc5e048b9ddf62266 (MD5) TCAE_-_Andreza_Alves_Vieira.pdf: 283561 bytes, checksum: 28dd3951f673b24d54f66f09924859b0 (MD5) Ata_de_Defesa_-_ Andreza_Alves_Vieira.pdf: 270884 bytes, checksum: a9a665eab38be1da6fd737f6f213eaad (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-11-08T19:50:00Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Art_esp_Andreza_Alves_Vieira.pdf: 346386 bytes, checksum: 6eb12143d0c04c9cc5e048b9ddf62266 (MD5) TCAE_-_Andreza_Alves_Vieira.pdf: 283561 bytes, checksum: 28dd3951f673b24d54f66f09924859b0 (MD5) Ata_de_Defesa_-_ Andreza_Alves_Vieira.pdf: 270884 bytes, checksum: a9a665eab38be1da6fd737f6f213eaad (MD5) Previous issue date: 2021-12-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Aulas remotas | pt_BR |
dc.subject | Recusos visuais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | Potencialidades e desafios do ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia no IF Goiano - Campus Rio Verde/GO: um estudo de caso | pt_BR |
dc.title.alternative | Potentials and challenges of remote learning for deaf students in times of pandemic at IF Goiano - Campus Rio Verde/GO: a case study | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Art_esp_Andreza_Alves_Vieira.pdf | 338,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAE_-_Andreza_Alves_Vieira.pdf | 276,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata_de_Defesa_-_ Andreza_Alves_Vieira.pdf | 264,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.