Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2164
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: TRILHAS DAS EQUAÇÕES: A LINGUAGEM ALGÉBRICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA
metadata.dc.creator: Silva, Glenda Maria
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Agda Lovato
metadata.dc.contributor.referee1: Mota, Eliane Fonseca Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Tavares, Jussana Maria
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho caracteriza como um relato de experiência sobre a utilização de jogos matemáticos no ensino da álgebra no 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola situada no município de Ipameri-GO. Busca levar os alunos ao aprendizado de conceitos algébricos; a interpretar a incógnita como ente que pode assumir valores específicos e utilizá-la para formular expressões. O pensar matemático e a utilização da linguagem algébrica muitas vezes não são desenvolvidos devidamente nas salas de aulas de matemática. Os objetivos deste trabalho é investigar como o uso de jogos matemáticos pode contribuir para o aprendizado do pensamento algébrico no 9º ano do Ensino fundamental, bem como, apresentar o jogo Trilha das Equações, baseado na aprendizagem significativa para o estudo de expressões algébricas, de forma a levar os alunos a aprender de maneira lúdica e prazerosa, melhorando o aprendizado de cada um. A partir dos dados obtidos, conclui-se a utilização de recursos didáticos como o jogo a Trilha das Equações e os materiais concretos é fundamental, e contribui significamente para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, pois através da participação nessas atividades eles interagem uns com os outros, o que contribui para o desenvolvimento de suas capacidades representativas. Após o término da intervenção, tivemos como resultado que o uso de jogos matemáticos e materiais concretos poder propiciar aos alunos momentos descontraídos e envolventes, ajudando a melhorar a qualidade de ensino e a desenvolver o pensamento algébrico, além de influenciar positivamente como incentivo mostrando que a Matemática é uma disciplina interessante e que se pode aprendê-la.
Abstract: The present work characterizes as an experience report on the use of mathematical games in the teaching of algebra in the 9th year of Elementary School, in a school located in the city of Ipameri-GO. Seeks to lead students to learn algebraic concepts; to interpret the unknown as an entity that can assume specific values and use it to formulate expressions. Mathematical thinking and the use of algebraic language are often not properly developed in mathematics classrooms. The objectives of this work are to investigate how the use of mathematical games can contribute to the learning of algebraic thinking in the 9th grade of elementary school, as well as to present the game Trilha das Equações, based on significant learning for the study of algebraic expressions, in a way to lead students to learn in a playful and pleasurable way, improving each one's learning. From the data obtained, it is concluded that the use of didactic resources such as the Trilha das Equações game and the concrete materials is fundamental, and contributes significantly to the development and learning of students, because through participation in these activities they interact with each other. others, which contributes to the development of their representative capacities. After the end of the intervention, we had the result that the use of mathematical games and concrete materials could provide students with relaxed and engaging moments, helping to improve the quality of teaching and develop algebraic thinking, in addition to positively influencing as an incentive, showing that Mathematics is an interesting subject and you can learn it.
Keywords: Álgebra, Pensamento algébrico, Jogos e Materiais Concretos, Expressões
Algebra, Algebraic Thought, Games and Concrete Materials, Expressions
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2164
Issue Date: 13-Aug-2021
Appears in Collections:Licenciatura em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC final Glenda.pdf957,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.