Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Agda Lovato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7608821869529663pt_BR
dc.contributor.referee1Mota, Eliane Fonseca Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7341314548881070pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Jussana Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7272375701066650pt_BR
dc.creatorSilva, Glenda Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7540896262203295pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-03T19:02:51Z-
dc.date.available2021-11-01-
dc.date.available2021-11-03T19:02:51Z-
dc.date.issued2021-08-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2164-
dc.description.abstractThe present work characterizes as an experience report on the use of mathematical games in the teaching of algebra in the 9th year of Elementary School, in a school located in the city of Ipameri-GO. Seeks to lead students to learn algebraic concepts; to interpret the unknown as an entity that can assume specific values and use it to formulate expressions. Mathematical thinking and the use of algebraic language are often not properly developed in mathematics classrooms. The objectives of this work are to investigate how the use of mathematical games can contribute to the learning of algebraic thinking in the 9th grade of elementary school, as well as to present the game Trilha das Equações, based on significant learning for the study of algebraic expressions, in a way to lead students to learn in a playful and pleasurable way, improving each one's learning. From the data obtained, it is concluded that the use of didactic resources such as the Trilha das Equações game and the concrete materials is fundamental, and contributes significantly to the development and learning of students, because through participation in these activities they interact with each other. others, which contributes to the development of their representative capacities. After the end of the intervention, we had the result that the use of mathematical games and concrete materials could provide students with relaxed and engaging moments, helping to improve the quality of teaching and develop algebraic thinking, in addition to positively influencing as an incentive, showing that Mathematics is an interesting subject and you can learn it.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho caracteriza como um relato de experiência sobre a utilização de jogos matemáticos no ensino da álgebra no 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola situada no município de Ipameri-GO. Busca levar os alunos ao aprendizado de conceitos algébricos; a interpretar a incógnita como ente que pode assumir valores específicos e utilizá-la para formular expressões. O pensar matemático e a utilização da linguagem algébrica muitas vezes não são desenvolvidos devidamente nas salas de aulas de matemática. Os objetivos deste trabalho é investigar como o uso de jogos matemáticos pode contribuir para o aprendizado do pensamento algébrico no 9º ano do Ensino fundamental, bem como, apresentar o jogo Trilha das Equações, baseado na aprendizagem significativa para o estudo de expressões algébricas, de forma a levar os alunos a aprender de maneira lúdica e prazerosa, melhorando o aprendizado de cada um. A partir dos dados obtidos, conclui-se a utilização de recursos didáticos como o jogo a Trilha das Equações e os materiais concretos é fundamental, e contribui significamente para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, pois através da participação nessas atividades eles interagem uns com os outros, o que contribui para o desenvolvimento de suas capacidades representativas. Após o término da intervenção, tivemos como resultado que o uso de jogos matemáticos e materiais concretos poder propiciar aos alunos momentos descontraídos e envolventes, ajudando a melhorar a qualidade de ensino e a desenvolver o pensamento algébrico, além de influenciar positivamente como incentivo mostrando que a Matemática é uma disciplina interessante e que se pode aprendê-la.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Glenda Maria da Silva (glenda.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-10-19T20:13:10Z No. of bitstreams: 1 TCC final Glenda.pdf: 655489 bytes, checksum: 18f902911c910e9863e76aa6ecd53971 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br), reason: Boa noite Glenda, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), a ficha catalográfica e a ata de aprovação não foram anexados à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação. Assim que o TCAE, a ficha catalográfica e ata de defesa estiverem assinados e anexados ao trabalho, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. on 2021-10-19T23:21:50Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Glenda Maria da Silva (glenda.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-11-01T18:51:19Z No. of bitstreams: 1 TCC final Glenda.pdf: 980413 bytes, checksum: 7ea2657405e1e0b87596e5b38e98e881 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-03T18:49:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC final Glenda.pdf: 980413 bytes, checksum: 7ea2657405e1e0b87596e5b38e98e881 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-03T19:02:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC final Glenda.pdf: 980413 bytes, checksum: 7ea2657405e1e0b87596e5b38e98e881 (MD5) Previous issue date: 2021-08-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesAGUIAR, M. O percurso da didatização do pensamento algébrico no Ensino Fundamental: uma análise a partir da Transposição Didática e de Teoria Antropológica do Didático. São Paulo, 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014. ARAÚJO, E. A. Ensino de álgebra e formação de professores. Educação Matemática Pesquisa (Online), São Paulo, v. 10, n. 2, 2008. BARBOSA, E.; BORRALHO, A. Pensamento algébrico e explorações de padrões. Disponível em: . Acesso em: 8 fev. 2009. BAUMGART, J. K. Tópicos de história da matemática para o uso em sala de aula; v. 4. ed. Atual, São Paulo 1992. BONAMINO, Alícia Catalano. Tempos de avaliação educacional: o SAEB, seus agentes, referências e tendências. Rio de Janeiro: Quartet, 2002. BOYER, C. B. História da matemática. 3ª reimpressão. São Paulo: Edgard Blücher, 2001. BOYER, C. B. Historia da matemática. tradução: Elza F. Gomide. São Paulo, Edgard Blücher, Ed, da Universidade de São Paulo, 1974. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC / SEF, 1998. DUARTE, J.B. (2008). Estudo de caso em Educação. Investigação em Profundidade com Recursos Reduzidos e outro Modo e Generalização. Revista Lusófona de Educação, 11, 113-132. FIORENTINI, D.; MIORIN, M. A.; MIGUEL, A. Contribuição para um repensar... a Educação Algébrica Elementar. Pro-Posições. Campinas, v. 4, n. 1[10], 1993. GRANDO, Regina Celia. O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E O USO DE JOGOS NA SALA DE AULA. Tese doutorado, Faculdade de educação, 2000; IMENES, L. M.; LELLIS, M. Microdicionário de matemática. São Paulo: Scipione, 1998. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. (2001a). SAEB 2001: novas perspectivas. Brasília: Ministério da Educação/INEP. LINS, Rômulo Campos; Gimenez, Joaquim. Perspectivas em aritmética eálgebra para o século XXI – Campinas, SP: Papirus, 1997. – (Coleção Perspectiva Educação Matemática) MACHADO, N. J. Matemática e Língua Materna – análise de uma impregnação mútua. São Paulo: Cortez, 1992. MARTINS, A. R.; VICHESSI, B.. O ensino da álgebra. 2015. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/tirando-letra488807.shtml>. Acesso em: 23 de junho de 2016 . MIGUEL, Antônio; FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Álgebra ou Geometria: para onde Pende o Pêndulo? Pro-Posições, Campinas, v. 3, n. 1, p. 39-54, 1992. MIGUEL, FIORENTINI e MIORIM. Álgebra ou Geometria: para onde Pende o Pêndulo?Pró-posições, vol.3, nº 1(7), Campinas, SP, 1992,p.39-54. MILIES, P. C. Breve história da álgebra abstrata, Artigo disponível em http://www.aguaforte. com /antropologia/cidade.htm. Acesso em 18.12.2012. MIORIM, M. A. Introdução a História da Matemática. São Paulo, SP: Atual, 1998 OLIVEIRA, A. T. C. C. Reflexões sobre a aprendizagem da álgebra. Educação Matemática em Revista. Número 16, 2002. SOUZA, A. A. de; et. al. Uma proposta de ensino utilizando o recurso da história da matemática. 2011. Disponível em: < http://descobrindoalgebra.blogspot.com.br/2011/10/uma-proposta-de-ensinoutilizando-o.html>. Acesso em: 17 de setembro de 2016 THIOLLENT, M. (2000). Metodologia da pesquisa-ação. Cortez. VALENTE, W. R. A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil: Um Tema Para Estudos Históricos Comparativos. Curitiba, PR. In: Revista Diálogo Educacional/PUCPR, v. 6 n. 18, 2006, p 19-34 VASCONCELOS, Flavio R. da S; SARMENTO, Marlia D. de S. A Origem e Criação de Alguns Símbolos Matemáticos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 9., 2011, Aracaju/SE. Anais.... Aracaju/SE: SBHMat, 2011. VIALI, Lorí; SILVA, Mercedes Matte da. A Linguagem Matemática Como Dificuldade Para Alunos Do Ensino Médio. PUCRS/UFRGS. VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Lea. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4. ed.Porto Alegre: Edipucrs, 2002 WERLE, Flávia Obino Corrêa. Políticas de avaliação em larga escala na educação básica: do controle de resultados à intervenção nos processos de operacionalização do ensino. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, 2011, v. 19, n. 73, p. 769-792, out./dez.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁlgebra, Pensamento algébrico, Jogos e Materiais Concretos, Expressõespt_BR
dc.subjectAlgebra, Algebraic Thought, Games and Concrete Materials, Expressionspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleTRILHAS DAS EQUAÇÕES: A LINGUAGEM ALGÉBRICA NAS AULAS DE MATEMÁTICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC final Glenda.pdf957,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.