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Tipo: Dissertação
Título: FORMAÇÃO INICIAL E TRABALHO DOCENTE: O PIBID NO CONTEXTO DAS LICENCIATURAS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS MORRINHOS
Autor(es): Straykyver, Chayene
Primeiro Orientador: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Primeiro Coorientador: Carvalho, Marco Antonio
Primeiro Membro da Banca: Santiago, Léia Adriana da Silva
Segundo Membro da Banca: Lima, Michelle Castro
Resumo: A presente pesquisa situa-se no campo da formação de professores, tendo como objeto de estudo o Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), criado no ano de 2010, como parte das políticas públicas vinculadas à formação de professores no Brasil. O estudo foi desenvolvido nos cursos de licenciatura em Química e Pedagogia do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos. O objetivo deste estudo é analisar se o Programa proporciona uma formação em que se estabeleça a relação teoria e prática, verificar também se o mesmo constitui uma preparação para o trabalho docente e se auxilia na construção da profissionalidade frente à realidade escolar, ou seja, o papel do Programa na formação dos licenciandos que estão sendo formados no interior do Instituto Federal Goiano, cuja atuação é primordialmente voltada para a educação profissional, técnica e tecnológica. Dessa maneira, tal estudo se justifica pela necessidade de se ampliar a investigação acerca do objeto de estudo. Dada a amplitude de projetos como o Pibid, é importante a realização de pesquisas para avaliar de forma mais aprofundada as suas implicações para a aprendizagem da docência na formação, no contexto dos Institutos Federais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo estudo ocorreu por meio de estudo de caso, pesquisa documental e bibliográfica com a utilização de questionários como procedimento de coletas de dados, com alunos bolsistas dos cursos de Química e Pedagogia e alunos egressos, professores coordenadores de área da Instituição de Ensino Superior (IES) e professores supervisores. Nesse sentido, diante da análise dos dados obtidos, ficou evidente que o Pibid tem contribuído de forma significativa para a formação inicial de professores, visto que possibilita, aos licenciandos vivenciarem, desde o início do curso, várias situações de socialização à docência. É um campo fértil para a consolidação da tão almejada relação teoria e prática e a tríade - ensino, pesquisa e extensão.
Abstract: This research is located in the field of teacher education, having as its object of study the Institutional Program for Initiation to Teaching (Pibid), created in 2010 as part of public policies linked to teacher education in Brazil. The study was developed in undergraduate courses in Chemistry and Pedagogy at Goiano Federal Institute - Morrinhos Campus. The objective of this study is to analyze if the Program provides training in which the theory and practice relationship is established, also to verify whether it constitutes a preparation for teaching work and whether it helps in the construction of professionalism in the face of the school reality, that is, the role of the Program in the training of undergraduates who are being trained inside a Federal Institute of Goiás, whose performance is primarily focused on professional, technical and technological education. Thus, this study is justified by the need to expand the investigation about the object of study. Given the breadth of projects such as Pibid, it is important to carry out research to further investigate its implications for teaching learning in the training, in the context of Federal Institutes. This is a qualitative approach research, whose study took place through case study, documentary and bibliographic research with the use of questionnaires as a data collection procedure, with students’ scholarship holders from Chemistry and Pedagogy courses and graduate students, area coordinator professors of the Higher Education Institution (IES) and supervisor professors. In this sense, in view of the analysis of the data obtained, it was evident that Pibid has significantly contributed to the initial training of teachers, as it enables undergraduates to experience, since the beginning of the course, many situations of socialization to teaching. It is a fertile field for the consolidation of the much-desired relationship between theory and practice and the triad - teaching, research and extension.
Palavras-chave: Formação de professores. Pibid. Formação unitária. Instituto Federal Goiano
Teacher training. Pibid. Unitary formation. Goiano Federal Institute.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2162
Data do documento: 25-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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