Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2155
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O ENSINO DE ARTE E A BNCC: UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DAS IDEIAS DE JOHN DEWEY |
metadata.dc.creator: | Silva, Carla Daniely Paiva da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Flávio Silva de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Samara Gonçalves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Thiago Ferreira |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho intitulado O ensino de arte e a BNCC: Uma avaliação a partir das ideias de John Dewey, tem como objetivo analisar o papel do Ensino de Artes nas Escolas no Brasil. Busca compreender os argumentos e contribuições do autor John Dewey, assim como a de outros autores sobre o ensino de arte e suas estruturas educacionais construídas com o passar dos anos. Sendo assim, é preciso conhecer o percurso histórico do Ensino de Artes nas unidades de ensino, fazendo uma relação entre o papel da escola e o mundo no trabalho. A pesquisa se caracteriza por ter abordagem qualitativa com a utilização de revisões bibliográficas do autor John Dewey, e demais autores que dominam o tema e entendem de fato sua história. Portanto, o desafio deste estudo é a compreensão histórica das contribuições e valorização do ensino de artes assim como a mistificação que é gerada em torno da defasagem deste componente curricular na educação brasileira. |
Abstract: | The present work, entitled the teaching of art and the BNCC: An evaluation based on the ideas of John Dewey, aims to analyze the role of Teaching Arts in Schools in Brazil. It seeks to understand the arguments and contributions of author John Dewey, as well as those of other authors about art education and its educational structures built over the years. Therefore, it is necessary to know the historical path of Teaching Arts in teaching units, making a relationship between the role of the school and the world at work. The research is characterized by having a qualitative approach with the use of bibliographical reviews by the author John Dewey, and other authors who dominate the topic and understand its history. Therefore, the challenge of this study is the historical understanding of the contributions and valuation of arts education as well as the mystification that is generated around the lack of this curricular component in Brazilian education. |
Keywords: | Artes. BNC. Educação. John Dewey Arts. BNC. Education. John Dewey |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Campos Belos |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2155 |
Issue Date: | 6-Oct-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Humanidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia de especialização Carla Daniely Paiva da Silva.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.