Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2143
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: TEORIA E PRÁTICA: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PROFESSORAS QUE ATUAM NA SALA DE AULA COM ALUNOS DO CAMPO E DA CIDADE NA ESCOLA MUNICIPAL NERCILENE ROCHA, NO MUNICÍPIO DE LAVANDEIRA-TO
metadata.dc.creator: Silva, Dieny Cristina Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: Cabral, Laíse do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Flávio Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Daniel de Freitas
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho foi realizado baseando-se em vivências durante o estágio supervisionado na Escola Municipal Nercilene Rocha, localizada no município de Lavandeira - TO, a fim de analisar os desafios e as estratégias utilizadas pelas professoras para minimizar as adversidades enfrentadas cotidianamente. A partir da minha experiência como moradora do campo e estudante em uma escola urbana durante a educação básica, dos estudos e das pesquisas realizadas durante a graduação e da experiência como estagiária em turmas com alunos do campo e da cidade houve à necessidade de analisar a realidade dos professores que se enquadram nesse contexto. Como referencial teórico, foram utilizados os estudos feitos por Kolling, Ceriolie e Caldart (2002), Santos (1988), Soares (2007), entre outros. Com os resultados dessa pesquisa pretende-se contribuir com informações mais detalhadas sobre a atuação das professoras nessa escola, na intenção de promover um olhar mais atento para todos os sujeitos do campo, proporcionando assim a todos os professores a oportunidade de conhecer melhor as dificuldades encontradas na sala de aula com esse público de alunos.
Abstract: The present work was carried out based on experiences during the supervised internship at the Municipal School Nercilene Rocha, located in the municipality of Lavandeira-TO, to analyze the challenges and strategies used by teachers to minimize the adversities faced daily. From my experience as a rural resident and student in an urban school during basic education, from the studies and research carried out during graduation, and from my experience as an intern in classes with rural and urban students, there was a need to analyze the reality of teachers who fit into this context. As a theoretical framework, studies carried out by Kolling, Ceriolie, and Caldart (2002), Minayo (2012), Santos (1988), Soares (2007), among others, were used. The results of this research, it is intended to contribute with more detailed information about the performance of teachers in this school, to promote a closer look at all subjects in the field, thus providing all teachers with the opportunity to better understand the difficulties encountered in the classroom with these students.
Keywords: Campo e cidade
Professores e alunos
Desafios e estratégias.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Campos Belos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2143
Issue Date: 17-Sep-2021
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEORIA E PRATICA DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PROFESSORES.pdfMonografia - Especialização _ DIENY CRISTINA DIAS DA SILVA548,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.