Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2143
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: TEORIA E PRÁTICA: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PROFESSORAS QUE ATUAM NA SALA DE AULA COM ALUNOS DO CAMPO E DA CIDADE NA ESCOLA MUNICIPAL NERCILENE ROCHA, NO MUNICÍPIO DE LAVANDEIRA-TO
Autor(es): Silva, Dieny Cristina Dias
Primeiro Orientador: Cabral, Laíse do Nascimento
Primeiro Membro da Banca: Oliveira, Flávio Silva
Segundo Membro da Banca: Nunes, Daniel de Freitas
Resumo: O presente trabalho foi realizado baseando-se em vivências durante o estágio supervisionado na Escola Municipal Nercilene Rocha, localizada no município de Lavandeira - TO, a fim de analisar os desafios e as estratégias utilizadas pelas professoras para minimizar as adversidades enfrentadas cotidianamente. A partir da minha experiência como moradora do campo e estudante em uma escola urbana durante a educação básica, dos estudos e das pesquisas realizadas durante a graduação e da experiência como estagiária em turmas com alunos do campo e da cidade houve à necessidade de analisar a realidade dos professores que se enquadram nesse contexto. Como referencial teórico, foram utilizados os estudos feitos por Kolling, Ceriolie e Caldart (2002), Santos (1988), Soares (2007), entre outros. Com os resultados dessa pesquisa pretende-se contribuir com informações mais detalhadas sobre a atuação das professoras nessa escola, na intenção de promover um olhar mais atento para todos os sujeitos do campo, proporcionando assim a todos os professores a oportunidade de conhecer melhor as dificuldades encontradas na sala de aula com esse público de alunos.
Abstract: The present work was carried out based on experiences during the supervised internship at the Municipal School Nercilene Rocha, located in the municipality of Lavandeira-TO, to analyze the challenges and strategies used by teachers to minimize the adversities faced daily. From my experience as a rural resident and student in an urban school during basic education, from the studies and research carried out during graduation, and from my experience as an intern in classes with rural and urban students, there was a need to analyze the reality of teachers who fit into this context. As a theoretical framework, studies carried out by Kolling, Ceriolie, and Caldart (2002), Minayo (2012), Santos (1988), Soares (2007), among others, were used. The results of this research, it is intended to contribute with more detailed information about the performance of teachers in this school, to promote a closer look at all subjects in the field, thus providing all teachers with the opportunity to better understand the difficulties encountered in the classroom with these students.
Palavras-chave: Campo e cidade
Professores e alunos
Desafios e estratégias.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2143
Data do documento: 17-Set-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEORIA E PRATICA DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PROFESSORES.pdfMonografia - Especialização _ DIENY CRISTINA DIAS DA SILVA548,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.