Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cabral, Laíse do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5759000940061349pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Flávio Silva-
dc.contributor.referee2Nunes, Daniel de Freitas-
dc.creatorSilva, Dieny Cristina Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3781240414350844pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T22:30:30Z-
dc.date.available2021-10-21-
dc.date.available2021-10-20T22:30:30Z-
dc.date.issued2021-09-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2143-
dc.description.abstractThe present work was carried out based on experiences during the supervised internship at the Municipal School Nercilene Rocha, located in the municipality of Lavandeira-TO, to analyze the challenges and strategies used by teachers to minimize the adversities faced daily. From my experience as a rural resident and student in an urban school during basic education, from the studies and research carried out during graduation, and from my experience as an intern in classes with rural and urban students, there was a need to analyze the reality of teachers who fit into this context. As a theoretical framework, studies carried out by Kolling, Ceriolie, and Caldart (2002), Minayo (2012), Santos (1988), Soares (2007), among others, were used. The results of this research, it is intended to contribute with more detailed information about the performance of teachers in this school, to promote a closer look at all subjects in the field, thus providing all teachers with the opportunity to better understand the difficulties encountered in the classroom with these students.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi realizado baseando-se em vivências durante o estágio supervisionado na Escola Municipal Nercilene Rocha, localizada no município de Lavandeira - TO, a fim de analisar os desafios e as estratégias utilizadas pelas professoras para minimizar as adversidades enfrentadas cotidianamente. A partir da minha experiência como moradora do campo e estudante em uma escola urbana durante a educação básica, dos estudos e das pesquisas realizadas durante a graduação e da experiência como estagiária em turmas com alunos do campo e da cidade houve à necessidade de analisar a realidade dos professores que se enquadram nesse contexto. Como referencial teórico, foram utilizados os estudos feitos por Kolling, Ceriolie e Caldart (2002), Santos (1988), Soares (2007), entre outros. Com os resultados dessa pesquisa pretende-se contribuir com informações mais detalhadas sobre a atuação das professoras nessa escola, na intenção de promover um olhar mais atento para todos os sujeitos do campo, proporcionando assim a todos os professores a oportunidade de conhecer melhor as dificuldades encontradas na sala de aula com esse público de alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Dieny Cristina Dias da Silva (dieny.cristina@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-10-20T18:22:26Z No. of bitstreams: 1 TEORIA E PRATICA DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PROFESSORES.pdf: 561780 bytes, checksum: 9c514d3ba3bcb9579b92bb2ffa4c2714 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daiane de Oliveira Silva (daiane.silva@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-20T22:17:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TEORIA E PRATICA DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PROFESSORES.pdf: 561780 bytes, checksum: 9c514d3ba3bcb9579b92bb2ffa4c2714 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-20T22:30:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TEORIA E PRATICA DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PROFESSORES.pdf: 561780 bytes, checksum: 9c514d3ba3bcb9579b92bb2ffa4c2714 (MD5) Previous issue date: 2021-09-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCampo e cidadept_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectDesafios e estratégias.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleTEORIA E PRÁTICA: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PROFESSORAS QUE ATUAM NA SALA DE AULA COM ALUNOS DO CAMPO E DA CIDADE NA ESCOLA MUNICIPAL NERCILENE ROCHA, NO MUNICÍPIO DE LAVANDEIRA-TOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEORIA E PRATICA DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PROFESSORES.pdfMonografia - Especialização _ DIENY CRISTINA DIAS DA SILVA548,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.