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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O aprendizado em tempos de pandemia em uma escola pública, desafios e possibilidades: um estudo de caso
Other Titles: Learning in times of pandemics in a public school, challenges and possibilities: a case study
metadata.dc.creator: Veloso, Alenícia Ferreira da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Calixto Júnior de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Calixto Júnior de
metadata.dc.contributor.referee2: Leão, Jeanne Mesquita de Paula
metadata.dc.contributor.referee3: Pamplona, Renata Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de
metadata.dc.description.resumo: Pensando na inclusão escolar como uma possibilidade de prover a mediação da aprendizagem, é preciso pensar em práticas inclusivas que possam promover a plena inclusão na escola. Para tanto, este artigo almeja descrever e analisar como esse processo de mediação escolar, ou a falta dele, interferiu, diretamente, no aprendizado de uma aluna, principalmente, no período de pandemia, apresentando como foi seu desenvolvimento escolar. E apresenta um estudo de caso como ferramenta metodológica, sobre as práticas inclusivas desenvolvidas em uma escola pública de Santa Helena de Goiás. Os resultados sinalizam a fragilidade do desenvolvimento do ensino remoto inclusivo e o desafio das escolas em atingir sua clientela menos favorecida economicamente, onde muitos alunos não têm acesso a telefones celulares e internet. Procurou-se descrever os caminhos percorridos, para que a família e a escola pudessem auxiliar a aluna no processo de se reconhecer inclusa e merecedora de um acompanhamento educacional específico, a fim de que suas potencialidades pudessem ser melhor desenvolvidas, e, assim, ser tratada como ser único que é.
Abstract: Thinking about school inclusion as a possibility to provide mediation of learning, it is necessary to think about inclusive practices that can promote full inclusion in school. Therefore, this article aims to describe and analyze how this process of school mediation, or the lack of it, directly interfered in a student's learning, especially during the pandemic period, presenting her school development. And it presents a case study as a methodological tool, about the inclusive practices developed in a public school in Santa Helena de Goiás. The results indicate the fragility of the development of inclusive remote education and the challenge of schools in reaching their economically disadvantaged clientele, where many students do not have access to cell phones and the internet. We sought to describe the paths taken, so that the family and the school could help the student in the process of recognizing that she was included and deserving of specific educational monitoring, so that her potential could be better developed, and thus be treated like being unique that you are.
Keywords: Mediação da aprendizagem
Inclusão escolar
Acompanhamento escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
Citation: Veloso, Alenícia Ferreira da Silva. O aprendizado em tempos de pandemia em uma escola pública, desafios e possibilidades: um estudo de caso. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Rio Verde-GO, 2021, 22 p.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2134
Issue Date: 26-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

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