Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Calixto Júnior de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2880328853795907pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Calixto Júnior de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2880328853795907pt_BR
dc.contributor.referee2Leão, Jeanne Mesquita de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6790051559983366pt_BR
dc.contributor.referee3Pamplona, Renata Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0007062758838949pt_BR
dc.contributor.referee4Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7818909384569762pt_BR
dc.creatorVeloso, Alenícia Ferreira da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8979240375517285pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-07T23:42:15Z-
dc.date.available2021-12-10-
dc.date.available2021-10-07T23:42:15Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.citationVeloso, Alenícia Ferreira da Silva. O aprendizado em tempos de pandemia em uma escola pública, desafios e possibilidades: um estudo de caso. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Rio Verde-GO, 2021, 22 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2134-
dc.description.abstractThinking about school inclusion as a possibility to provide mediation of learning, it is necessary to think about inclusive practices that can promote full inclusion in school. Therefore, this article aims to describe and analyze how this process of school mediation, or the lack of it, directly interfered in a student's learning, especially during the pandemic period, presenting her school development. And it presents a case study as a methodological tool, about the inclusive practices developed in a public school in Santa Helena de Goiás. The results indicate the fragility of the development of inclusive remote education and the challenge of schools in reaching their economically disadvantaged clientele, where many students do not have access to cell phones and the internet. We sought to describe the paths taken, so that the family and the school could help the student in the process of recognizing that she was included and deserving of specific educational monitoring, so that her potential could be better developed, and thus be treated like being unique that you are.pt_BR
dc.description.resumoPensando na inclusão escolar como uma possibilidade de prover a mediação da aprendizagem, é preciso pensar em práticas inclusivas que possam promover a plena inclusão na escola. Para tanto, este artigo almeja descrever e analisar como esse processo de mediação escolar, ou a falta dele, interferiu, diretamente, no aprendizado de uma aluna, principalmente, no período de pandemia, apresentando como foi seu desenvolvimento escolar. E apresenta um estudo de caso como ferramenta metodológica, sobre as práticas inclusivas desenvolvidas em uma escola pública de Santa Helena de Goiás. Os resultados sinalizam a fragilidade do desenvolvimento do ensino remoto inclusivo e o desafio das escolas em atingir sua clientela menos favorecida economicamente, onde muitos alunos não têm acesso a telefones celulares e internet. Procurou-se descrever os caminhos percorridos, para que a família e a escola pudessem auxiliar a aluna no processo de se reconhecer inclusa e merecedora de um acompanhamento educacional específico, a fim de que suas potencialidades pudessem ser melhor desenvolvidas, e, assim, ser tratada como ser único que é.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-07T23:37:18Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Alenícia Ferreira da Silva Veloso.pdf: 473449 bytes, checksum: ae7d3dd15ec91eb0dae3f0ba40656308 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-07T23:38:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Alenícia Ferreira da Silva Veloso.pdf: 473449 bytes, checksum: ae7d3dd15ec91eb0dae3f0ba40656308 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-07T23:42:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Alenícia Ferreira da Silva Veloso.pdf: 473449 bytes, checksum: ae7d3dd15ec91eb0dae3f0ba40656308 (MD5) Previous issue date: 2021-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEB - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p.95-103, jul./dez.2013. BENDINELLI, R., PRIETO, R., & ANDRADE, S. Inclusão escolar, redes de apoio e políticas sociais. Revista Educação Especial, Santa Maria, v.25, n. 42, , jan/abr. 2012. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial> BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 11. ed. Brasília, Câmara dos Deputados, 2015. 46 p. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação na educação especial na básica. Secretaria de Educação Especial. MEC; SEESP, 2001. 79 p. BRUNO, Marilda Moraes Garcia. A inclusão educacional de pessoas com deficiência: limites e desafios para a cultura escolar - In: Aprendizagem, comportamento e emoções na infância e adolescência: uma visão transdisciplinar. Organização: Elisabete Castelon Konkiewitz. Editora UFGD, Dourados, 2013. CID 10 F90.0 Distúrbios da atividade e da atenção – Doenças ... https://www.medicinanet.com.br › cid10 › f900_disturbio.. CID 10 F700 - Pesquisa CID - Ninsaúde https://cid.ninsaude.com › retardo-mental-leve—mencao DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Conferência Mundial de Educação Especial. Salamanca: Espanha, 1994. 17 p DENARI, F. E. De classes especiais e atendimento educacional especializado: a elegibilidade de alunos como foco. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 1, n.1, p. 45-52, Jun.-Dez. 2014. GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Rev. Bras. Educ. , Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, pág. 101-119, março de 2013. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100007&lng=en&nrm=iso>. acesso em 24 de fevereiro de 2021. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000100007. GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. ¨6ª. Ed. São Paulo: Athas S.A, 2008. GLAT, R. Desconstruindo representações sociais: por uma cultura de colaboração para inclusão escolar. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, Edição Especial, p.9-20, 2018. GOIÁS. CEE. Resolução CEE/CP Nº 02/2020, de 17 de março de 2020. GOIÁS. CEE. Resolução CEE/CP Nº 05, de 01 de abril de 2020. GOIÁS. CEE. Resolução CEE/CP N. 15, de 10 de agosto de 2020. HAMMEL, C., SANTOS, S., & MIYAHARA, R. Alunos com deficiência intelectual e aprendizagem significativa: uma sequência didática sobre o tema - coronavírus. Revista Educação Especial, 34, e1/1-17. 2021. MANTOAN. Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. — (Coleção cotidiano escolar) NOZU, W. C. S. O poder da palavra: o discurso médico e o discurso social da deficiência e suas implicações para as políticas e práticas educacionais. In: Washington Cesar Shoiti Nozu; Marilda Moraes Garcia Bruno. (Org.). Educação Especial e Inclusão Escolar: tensões, desafios e perspectivas. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2014, v. 1, p. 41-59. PLETSCH, M. D., & GLAT, R. (1). A escolarização de alunos com deficiência intelectual: uma análise da aplicação do Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 18, n. 35, p. 193-208, jan./abr. 2012. UNESCO, Ministério da Educação de Jomtien. Declaração Mundial sobre Educação Para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien: UNESCO, 1990. _______. Ministério da Educação e Ciência da Espanha. Declaração de Salamanca e enquadramento da acção na área da necessidade educativas especiais. Conferência Mundial sobre as necessidades educativas especiais: acesso e qualidade. Espanha: UNESCO, 1994. YIN, R. K. Estudo de caso: Estudo de caso planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.pt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectMediação da aprendizagempt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAcompanhamento escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO aprendizado em tempos de pandemia em uma escola pública, desafios e possibilidades: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeLearning in times of pandemics in a public school, challenges and possibilities: a case studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Alenícia Ferreira da Silva Veloso.pdf462,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.