Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2134
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Calixto Júnior de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2880328853795907 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Calixto Júnior de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2880328853795907 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leão, Jeanne Mesquita de Paula | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6790051559983366 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pamplona, Renata Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0007062758838949 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/7818909384569762 | pt_BR |
dc.creator | Veloso, Alenícia Ferreira da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8979240375517285 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-07T23:42:15Z | - |
dc.date.available | 2021-12-10 | - |
dc.date.available | 2021-10-07T23:42:15Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-26 | - |
dc.identifier.citation | Veloso, Alenícia Ferreira da Silva. O aprendizado em tempos de pandemia em uma escola pública, desafios e possibilidades: um estudo de caso. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Rio Verde-GO, 2021, 22 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2134 | - |
dc.description.abstract | Thinking about school inclusion as a possibility to provide mediation of learning, it is necessary to think about inclusive practices that can promote full inclusion in school. Therefore, this article aims to describe and analyze how this process of school mediation, or the lack of it, directly interfered in a student's learning, especially during the pandemic period, presenting her school development. And it presents a case study as a methodological tool, about the inclusive practices developed in a public school in Santa Helena de Goiás. The results indicate the fragility of the development of inclusive remote education and the challenge of schools in reaching their economically disadvantaged clientele, where many students do not have access to cell phones and the internet. We sought to describe the paths taken, so that the family and the school could help the student in the process of recognizing that she was included and deserving of specific educational monitoring, so that her potential could be better developed, and thus be treated like being unique that you are. | pt_BR |
dc.description.resumo | Pensando na inclusão escolar como uma possibilidade de prover a mediação da aprendizagem, é preciso pensar em práticas inclusivas que possam promover a plena inclusão na escola. Para tanto, este artigo almeja descrever e analisar como esse processo de mediação escolar, ou a falta dele, interferiu, diretamente, no aprendizado de uma aluna, principalmente, no período de pandemia, apresentando como foi seu desenvolvimento escolar. E apresenta um estudo de caso como ferramenta metodológica, sobre as práticas inclusivas desenvolvidas em uma escola pública de Santa Helena de Goiás. Os resultados sinalizam a fragilidade do desenvolvimento do ensino remoto inclusivo e o desafio das escolas em atingir sua clientela menos favorecida economicamente, onde muitos alunos não têm acesso a telefones celulares e internet. Procurou-se descrever os caminhos percorridos, para que a família e a escola pudessem auxiliar a aluna no processo de se reconhecer inclusa e merecedora de um acompanhamento educacional específico, a fim de que suas potencialidades pudessem ser melhor desenvolvidas, e, assim, ser tratada como ser único que é. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-07T23:37:18Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Alenícia Ferreira da Silva Veloso.pdf: 473449 bytes, checksum: ae7d3dd15ec91eb0dae3f0ba40656308 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-07T23:38:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Alenícia Ferreira da Silva Veloso.pdf: 473449 bytes, checksum: ae7d3dd15ec91eb0dae3f0ba40656308 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-07T23:42:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Alenícia Ferreira da Silva Veloso.pdf: 473449 bytes, checksum: ae7d3dd15ec91eb0dae3f0ba40656308 (MD5) Previous issue date: 2021-03-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEB - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p.95-103, jul./dez.2013. BENDINELLI, R., PRIETO, R., & ANDRADE, S. Inclusão escolar, redes de apoio e políticas sociais. Revista Educação Especial, Santa Maria, v.25, n. 42, , jan/abr. 2012. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial> BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 11. ed. Brasília, Câmara dos Deputados, 2015. 46 p. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação na educação especial na básica. Secretaria de Educação Especial. MEC; SEESP, 2001. 79 p. BRUNO, Marilda Moraes Garcia. A inclusão educacional de pessoas com deficiência: limites e desafios para a cultura escolar - In: Aprendizagem, comportamento e emoções na infância e adolescência: uma visão transdisciplinar. Organização: Elisabete Castelon Konkiewitz. Editora UFGD, Dourados, 2013. CID 10 F90.0 Distúrbios da atividade e da atenção – Doenças ... https://www.medicinanet.com.br › cid10 › f900_disturbio.. CID 10 F700 - Pesquisa CID - Ninsaúde https://cid.ninsaude.com › retardo-mental-leve—mencao DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Conferência Mundial de Educação Especial. Salamanca: Espanha, 1994. 17 p DENARI, F. E. De classes especiais e atendimento educacional especializado: a elegibilidade de alunos como foco. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 1, n.1, p. 45-52, Jun.-Dez. 2014. GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Rev. Bras. Educ. , Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, pág. 101-119, março de 2013. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100007&lng=en&nrm=iso>. acesso em 24 de fevereiro de 2021. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000100007. GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. ¨6ª. Ed. São Paulo: Athas S.A, 2008. GLAT, R. Desconstruindo representações sociais: por uma cultura de colaboração para inclusão escolar. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, Edição Especial, p.9-20, 2018. GOIÁS. CEE. Resolução CEE/CP Nº 02/2020, de 17 de março de 2020. GOIÁS. CEE. Resolução CEE/CP Nº 05, de 01 de abril de 2020. GOIÁS. CEE. Resolução CEE/CP N. 15, de 10 de agosto de 2020. HAMMEL, C., SANTOS, S., & MIYAHARA, R. Alunos com deficiência intelectual e aprendizagem significativa: uma sequência didática sobre o tema - coronavírus. Revista Educação Especial, 34, e1/1-17. 2021. MANTOAN. Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. — (Coleção cotidiano escolar) NOZU, W. C. S. O poder da palavra: o discurso médico e o discurso social da deficiência e suas implicações para as políticas e práticas educacionais. In: Washington Cesar Shoiti Nozu; Marilda Moraes Garcia Bruno. (Org.). Educação Especial e Inclusão Escolar: tensões, desafios e perspectivas. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2014, v. 1, p. 41-59. PLETSCH, M. D., & GLAT, R. (1). A escolarização de alunos com deficiência intelectual: uma análise da aplicação do Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 18, n. 35, p. 193-208, jan./abr. 2012. UNESCO, Ministério da Educação de Jomtien. Declaração Mundial sobre Educação Para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien: UNESCO, 1990. _______. Ministério da Educação e Ciência da Espanha. Declaração de Salamanca e enquadramento da acção na área da necessidade educativas especiais. Conferência Mundial sobre as necessidades educativas especiais: acesso e qualidade. Espanha: UNESCO, 1994. YIN, R. K. Estudo de caso: Estudo de caso planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Mediação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento escolar | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O aprendizado em tempos de pandemia em uma escola pública, desafios e possibilidades: um estudo de caso | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning in times of pandemics in a public school, challenges and possibilities: a case study | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_esp_Alenícia Ferreira da Silva Veloso.pdf | 462,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.