Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2129
metadata.dc.type: Dissertação
Title: COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS MORRINHOS
metadata.dc.creator: Santos, Letícia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Emmanuela Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Lívia Ferreira de
metadata.dc.description.resumo: Competência em Informação é definida como um processo de desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades que tornam as pessoas capazes de identificar suas necessidades de informação, buscá-las, acessá-las, avaliá-las, organizá-las e, por fim, transformá-las em conhecimento. O presente trabalho identificou a competência em informação dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, que cursavam, no ano de 2020, o segundo ano do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos. A fundamentação teórica foi desenvolvida com revisão de literatura, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, para levantar os conceitos de Competência em Informação e Educação Profissional e Tecnológica. Realizou-se uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, utilizando-se o método estudo de caso. Objetivou-se relacionar os princípios da Competência em Informação com os princípios norteadores da Educação Profissional e Tecnológica; diagnosticar a competência em informação dos estudantes do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos e verificar as estratégias de busca de informações que eles utilizam. Os dados foram coletados por meio de questionário, elaborado com referência nos padrões nacionais e internacionais de Competência em Informação. Com o resultado obtido, desenvolveu-se um produto educacional, um vídeo, como objeto de aprendizagem sobre Competência em Informação para os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, com o intuito de auxiliá-los no processo de desenvolvimento e aprimoramento da competência em informação. O produto educacional foi apresentado aos estudantes, grupo pesquisado, e avaliado pelo mesmo público. A unanimidade dos participantes declarou ter gostado do material apresentado e que ele pode auxiliar no desenvolvimento da competência em informação. Concluiu-se que a Competência em Informação precisa ser trabalhada com os estudantes, a fim de contribuir com os princípios da Educação Profissional e Tecnológica, propiciando uma formação humana integral aos estudantes.
Abstract: Information Literacy is defined as a process of development and improvement of competencies and skills that enable people to identify their information needs, seek, access, evaluate, organize and, finally, transform them into knowledge. The present work identified the information literacy of students of Professional and Technological Education, who were attending, in 2020, the second year of Integrated High School at the Goiano Federal Institute - Morrinhos Campus. The theoretical foundation was developed with literature review, through bibliographical and documentary research, to raise the concepts of Information Literacy and Professional and Technological Education. A qualitativequantitative research was carried out, using the case study method. The objective was to relate the principles of Information Literacy with the guiding principles of Professional and Technological Education; diagnosticate the students' information literacy at Goiano Federal Institute - Morrinhos Campus and verify the information searching strategies they use. Data were collected through a questionnaire, prepared with reference to national and international standards of Information Literacy. With the result obtained, an educational product was developed, a video, as a learning object on Information Literacy for students of Professional and Technological Education, in order to assist them in the process of development and improvement of information literacy. The educational product was presented to students, researched group, and evaluated by the same audience. The unanimity of the participants stated that they liked the material presented and that it can help in the information literacy development. It was concluded that Information Literacy needs to be worked with students, in order to contribute to the principles of Professional and Technological Education, providing a comprehensive human education to students.
Keywords: Competência em Informação
Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Médio Integrado
Instituto Federal Goiano
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://www.youtube.com/watch?v=KIIys98vJK0
Issue Date: 31-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação-Letícia Rodrigues dos Santos-versão final.pdf2,29 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons