Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Emmanuela Ferreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8083798074825542pt_BR
dc.contributor.referee1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Lívia Ferreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3653657930882045pt_BR
dc.creatorSantos, Letícia Rodrigues dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6225578139816216pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-05T15:24:49Z-
dc.date.available2021-10-05T15:24:49Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.urihttps://www.youtube.com/watch?v=KIIys98vJK0-
dc.description.abstractInformation Literacy is defined as a process of development and improvement of competencies and skills that enable people to identify their information needs, seek, access, evaluate, organize and, finally, transform them into knowledge. The present work identified the information literacy of students of Professional and Technological Education, who were attending, in 2020, the second year of Integrated High School at the Goiano Federal Institute - Morrinhos Campus. The theoretical foundation was developed with literature review, through bibliographical and documentary research, to raise the concepts of Information Literacy and Professional and Technological Education. A qualitativequantitative research was carried out, using the case study method. The objective was to relate the principles of Information Literacy with the guiding principles of Professional and Technological Education; diagnosticate the students' information literacy at Goiano Federal Institute - Morrinhos Campus and verify the information searching strategies they use. Data were collected through a questionnaire, prepared with reference to national and international standards of Information Literacy. With the result obtained, an educational product was developed, a video, as a learning object on Information Literacy for students of Professional and Technological Education, in order to assist them in the process of development and improvement of information literacy. The educational product was presented to students, researched group, and evaluated by the same audience. The unanimity of the participants stated that they liked the material presented and that it can help in the information literacy development. It was concluded that Information Literacy needs to be worked with students, in order to contribute to the principles of Professional and Technological Education, providing a comprehensive human education to students.pt_BR
dc.description.resumoCompetência em Informação é definida como um processo de desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades que tornam as pessoas capazes de identificar suas necessidades de informação, buscá-las, acessá-las, avaliá-las, organizá-las e, por fim, transformá-las em conhecimento. O presente trabalho identificou a competência em informação dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, que cursavam, no ano de 2020, o segundo ano do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos. A fundamentação teórica foi desenvolvida com revisão de literatura, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, para levantar os conceitos de Competência em Informação e Educação Profissional e Tecnológica. Realizou-se uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, utilizando-se o método estudo de caso. Objetivou-se relacionar os princípios da Competência em Informação com os princípios norteadores da Educação Profissional e Tecnológica; diagnosticar a competência em informação dos estudantes do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos e verificar as estratégias de busca de informações que eles utilizam. Os dados foram coletados por meio de questionário, elaborado com referência nos padrões nacionais e internacionais de Competência em Informação. Com o resultado obtido, desenvolveu-se um produto educacional, um vídeo, como objeto de aprendizagem sobre Competência em Informação para os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, com o intuito de auxiliá-los no processo de desenvolvimento e aprimoramento da competência em informação. O produto educacional foi apresentado aos estudantes, grupo pesquisado, e avaliado pelo mesmo público. A unanimidade dos participantes declarou ter gostado do material apresentado e que ele pode auxiliar no desenvolvimento da competência em informação. Concluiu-se que a Competência em Informação precisa ser trabalhada com os estudantes, a fim de contribuir com os princípios da Educação Profissional e Tecnológica, propiciando uma formação humana integral aos estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letícia Rodrigues dos Santos (leticia.santos@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-05T14:44:19Z No. of bitstreams: 1 Dissertação-Letícia Rodrigues dos Santos-versão final.pdf: 2342861 bytes, checksum: ef893c480669499de3727baed2783df2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-05T15:21:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação-Letícia Rodrigues dos Santos-versão final.pdf: 2342861 bytes, checksum: ef893c480669499de3727baed2783df2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-05T15:24:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação-Letícia Rodrigues dos Santos-versão final.pdf: 2342861 bytes, checksum: ef893c480669499de3727baed2783df2 (MD5) Previous issue date: 2021-08-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesABELL, Angela et al. Alfabetización en información: La definición de CILIP (UK). Boletín de La Asociación Andaluza de Bibliotecarios, n. 77, Diciembre, p. 79-84, 2004. Disponível em: www.redalyc.org/pdf/353/35307705.pdf. Acesso em: 13 jan. 2020. ALMEIDA, Jobson Louis Santos de. A biblioteca como organização aprendente: o desenvolvimento de competências em informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. 2015. 123f. (Dissertação) - Programa de Pós-Graduação Gestão de Organizações Aprendentes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. ALMEIDA, Jobson Louis Santos de; FREIRE, Gustavo Henrique Araújo. A biblioteca como organização aprendente na perspectiva das competências em informação. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/102245. Acesso em: 29 out. 2019. ALMEIDA, Jobson Louis Santos de; FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. A biblioteca multinível no IFPB campus Sousa: conceito, descrição e finalidade. Revista Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 2, p. 520 – 537, maio/ago. 2018. Disponível em: http://srv- 009.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/31017/24215. Acesso em 10 fev. 2020. ALMEIDA, Jobson Louis Santos de; FREIRE, Gustavo Henrique Araújo. Projeto educativo para competências em informação: bases teóricas para a pesquisaação em uma biblioteca multinível. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, n. 51, v. 23, p. 123-137, 2018. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/39117. Acesso em: 29 out. 2019. ALMEIDA, Jobson Louis Santos de; FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Responsabilidade social e competências em informação na biblioteca multinível. Informação em Pauta, Fortaleza, CE v. 4 n. 1, p. 09-28, jan./jun. 2019. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/40702. Acesso em: 10 fev. 2021. AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Association of College and Research Libraries (ACRL). Framework for Information Literacy for Higher Education. Chicago: ALA, Jan. 2016. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/ standards/ilframework. Acesso em: 2 mar. 2021. AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Association of College and Research Libraries (ACRL). Information Literacy Competency Standards for Higher Education. [S.l.]: ACRL, 2000. Disponível em:http://www.ala.org/acrl/ilintro.html. Acesso em: 25 fev. 2020. 102 ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Correntes teóricas da ciência da informação. Ciência da informação, Brasília, v. 38, n. 3, p. 192-204, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100- 19652009000300013&script=sci_arttext. Acesso em: 19 abr. 2021. ARANHA, M. L. de A. História da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências e elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BECKER, Carolina da Rosa F.; FAQUETI, Marouva F. Panorama das bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um olhar sobre a gestão. Blumenau: IFS, 2015. Disponível em: http://editora.ifc.edu.br/wpcontent/uploads/sites/33/2017/06/Panorama-dasbibliotecas- da-Rede-Federal-deEduca%C3%A7%C3%A3o-Profissional- Cient%C3%Adfica-e-Tecnol%C3%B3gica-umolhar-sobre-a-gest%C3%A3o.pdf. Acesso em: 11 fev. 2020. BELLUZZO, Regina Célia Baptista. A competência em informação no Brasil: cenários e espectros. Memória e Informação. São Paulo, ABECIN Editora, 2018. Disponível em: http://abecin.org.br/e-books/competencia_informacao/EBook_ Belluzzo.pdf. Acesso em: 10 nov. 2019. BELLUZZO, Regina Célia Baptista. O uso de mapas conceituais para o desenvolvimento da competência em informação: um exercício de criatividade. In: PASSOS, R.; SANTOS, G. C. (Orgs.). Competência em informação na sociedade de aprendizagem. Bauru: Kayros, 2005. BELLUZZO, Regina Célia Baptista; BARROS, Daniela M. V. de. Pesquisas virtuais: metodologias e usos. In: JESUS, A. C. de (Org.). Pedagogia cidadã: cadernos de formação: gestão da informação. 2.ed. São Paulo: UNESP; Páginas & Letras, 2007. p. 93-108. BELLUZZO, Regina Célia Baptista; FERES, Glória Georges (Org.). Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas. São Paulo: Febab, 2013. Disponível em: http://labirintodosaber.com.br/wpcontent/ uploads/2017/12/compete%CC%82ncia-eminformac% CC%A7a%CC%83o-de-reflexo%CC%83es-a%CC%80slic% CC%A7o%CC%83es-aprendidas1.pdf. Acesso em: 20 out. 2019. BELLUZZO, Regina Célia Baptista; SANTOS, Camila Araújo dos; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. Informação & Informação, v. 19, n. 2, p. 103 60-77, out. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995/pdf_21. Acesso em: 27 abr. 2021. BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto- Portugal: Porto, 1994. BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2008. CAMILLO, Cíntia M.; MEDEIROS, Liziany M. Teorias da educação. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018. CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19021.pdf. Acesso em: 19 abr. 2021. CAREGNATO, Sônia Elisa. O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista de Biblioteconomia & Comunicação, Porto Alegre, v.8, p. 47-55, jan./dez. 2000. Disponível em: http://eprints.rclis.org/11663/1/artigoRBC.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021. CARVALHO, Lívia Ferreira de; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional: a contribuição da educação a distância. TransInformação, Campinas, v. 30, n. 1, p. 107-119, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/6JKPJjCgbFScPzNHWYDTcYD/?lang=pt. Acesso em: 08 jun. 2021. CASTRILLÕN, Silvia. Modelo flexível para um sistema nacional de bibliotecas escolares. Brasília: FEBAB, 1985. CATTS, Ralph; LAU, Jesus. Towards information literacy indicators. Paris: UNESCO, 2008. Disponível em: https://www.storre.stir.ac.uk/bitstream/1893/2119/1/cattsandlau.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021. COELHO, Marlene Morbeck. Competência informacional no ambiente de trabalho: percepção do bibliotecário de órgão público. 240 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da informação). Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, 2008. CURTY, Marlene Gonçalves; BOCCATO, Vera Regina Casari. O artigo científico como forma de comunicação do conhecimento na área de Ciência da Informação. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v.10 104 n.1, p. 94-107, jan./jun. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23677/19144. Acesso em: 13 abr. 2021. DE LUCCA, Djuli M.; VITORINO, Elizete. V. O desenvolvimento da competência informacional dos idosos: um olhar para as necessidades informacionais desses indivíduos. In.: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 26, 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa: LTi - Laboratório de Tecnologias Intelectuais, 2015. Disponível em: Acesso em: 22 abr. 2021. DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information Literacy: princípios filosofia e prática. Ciência da Informação. Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100- 19652003000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 11 jun. 2020. DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy education: integração pedagógica entre bibliotecários e docentes, visando a competência em informação e o aprendizado ao longo da vida. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, v. 12, Recife, 2002. Anais... Recife, UFPE, 2002. DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Os faróis da Sociedade da Informação: uma análise crítica da situação da competência em informação no Brasil. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.18, n.2, p. 41-53, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/1704/2109. Acesso em: 18 nov. 2019. DUDZIAK, Elisabeth Adriana; BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Educação, informação e tecnologia na Sociedade contemporânea: diferenciais à inovação? Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v.4, n.2, p. 44-51, jul./dez. 2008. DUPIN, Aline Aparecida da Silva Quintã. Competência em informação para pesquisa científica de estudantes de cursos tecnológicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP .2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos - UFScar, 2018. FARIAS, Gabriela Belmont; BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em Informação: perspectiva didática pedagógica. Informação & Informação, v. 22, n. 3, p. 112-135, 2017. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26716. Acesso em: 02 fev. 2020. FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS, CIENTISTAS DE INFORMAÇÃO E INSTITUIÇÕES. Manifesto de Florianópolis sobre competência em informação e as populações vulneráveis e minorias. 2013. Disponível em: http://febab.org.br/manifesto_florianopolis_portugues.pdf. Acesso em: 18 105 abr. 2021. FERNEDA, Edberto. Recuperação de Informação: Análise sobre a contribuição da Ciência da Computação para a Ciência da Informação. 2003. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-15032004- 130230/en.php. Acesso em: 19 abr. 2021. FERREIRA, Norma Sandra de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, abr./jun. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 30 jan. 2021. FIALHO, Janaína Ferreira. A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob o enfoque da competência informacional. 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID- 67FJ59/1/jana_na_ferreira_fialho.pdf. Acesso em: 27 abr. 2021. FREIRE, Gabriel G.; ROCHA, Zenaide F. D. C.; GUERRINI, Daniel. Produtos educacionais do Mestrado Profissional em Ensino da UTFPR– Londrina: estudo preliminar das contribuições. Revista Polyphonía, v. 28/2, p.375-390, jul.-dez. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/52761. Acesso em: 12 jul. 2020. FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação Omnilateral. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (orgs.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012, p. 265-271. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. FURTADO, Renata Lira; ALCARÁ, Adriana Roseclér. Desenvolvimento e formação de competência em informação: um mapeamento de modelos, padrões e documentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16, 2015, João Pessoa. Anais... . João Pessoa: UFPB, 2015. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/2 918/1040. Acesso em: 21 abr. 2021. GOMES, Henriette F. Tendências de pesquisa sobre mediação, circulação e apropriação da informação no Brasil: estudo em periódicos e anais dos ENANCIB (2008-2009). Pesquisa brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 3, n. 1, p. 85-99, jan./dez. 2010. 106 GRAMSCI, Antonio. Caderno 12. In: Cadernos do Cárcere. Vol. 2 (Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo). Edição e Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 4.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. HORTON, Forest W. Overview of information literacy: resources worldwide. Paris: UNESCO, 2013. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. Conselho Superior. Resolução nº 10, de 21 de fevereiro de 2014. Dispõe sobre a criação do Sistema Integrado de Bibliotecas. Goiânia: Conselho Superior, 2014. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/home/images/RV/Biblioteca/Regulamento-Sistema- Integrado-de-Bibliotecas-SIBI_4_1.pdf. Acesso em: 15 out. 2020. INTERNATIONAL FEDERAL OF LIBRARY ASSOCIATION AND INSTITUTIONS. Faróis da Sociedade da Informação: Declaração de Alexandria sobre Competência Informacional e Aprendizado ao Longo da Vida. Alexandria: National Forum on Information Literacy, 2005. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/wsis/Documents/beaconinfsoc-pt.pdf. Acesso em: 21 mar. 2020. JACOBSEN, Priscila Saraiva. Pesquisa científica na pós-graduação: uma proposta tecnológica para a competência informacional. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado em Informática na Educação) - Programa de Mestrado Profissional em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Porto Alegre. Porto Alegre, RN, 2018. KARINO, Marcia Eiko; FELLI, Vanda Elisa Andres. Enfermagem baseada em evidências: avanços e inovações em revisões sistemáticas. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 11, p. 011-015, 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/17048. Acesso em: 14 abr. 2021. KUENZER, Acácia. Ensino de 2o grau: o trabalho como princípio educativo. São Paulo: Cortez, 1988. KUHLTHAU, Carol C. Inside the search process: information seeking from the user’s perspective. Journal of the American Society for Information Science, v. 42, n. 5, p. 361- 371, 1991.Disponível em: http://faculty.washington.edu/harryb/courses/INFO310/Kuhlthau.pdf . Acesso em: 22 abr. 2021. LANZI, Lucirene Andréa Catini et al. Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano dos adolescentes: enfoque no comportamento e na competências informacionais da geração Google. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 3, p. 49 - 75, set./dez. 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/114695/ISSN19818920- 2013-17-03-49-75.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 19 abr. 2021. 107 LAU, Jesús. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. Tradução para o português por Regina Célia Baptista Belluzzo. São Paulo: UNESP, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jesus-Lau- 2/publication/228448478_DIRETRIZES_SOBRE_DESENVOLVIMENTO_DE_H ABILIDADES_EM_INFORMACAO_PARA_A_APRENDIZAGEM_PERMANENT E/links/544fc1e90cf249aa53da823f/DIRETRIZES-SOBREDESENVOLVIMENTO- DE-HABILIDADES-EM-INFORMACAO-PARA-AAPRENDIZAGEM- PERMANENTE.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021. LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. Brasília, D.F.: Briquet de Lemos, 2004. LICEA DE ARENAS, J. La alfabetización informacional en el entorno hispanoamericano. Anales de Documentation, n.12, p.93-106, 2009. Disponível em: http://eprints.rclis.org/3897/1/70261-292021-1-PB.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021. MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 4. ed. rev. São Paulo, Atlas, 2016. MEADOWS, A. J. Comunicação científica. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1999. 268 p. MOREIRA, Marco Antonio. Teorias da aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Rev. Holos, v.2, n. 23, p. 04-30. 2007. MOUTINHO, Sônia O. M. Práticas de leitura na cultura digital de alunos do ensino técnico integrado do IFPI – Campus Teresina Zona Sul. 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014. MUSSOI, Eunice Maria; FLORES, Maria Lucia Pozzatti; BEHAR, Patricia Alejandra. Avaliação de Objetos de Aprendizagem. En J. Sánchez (Ed.): Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, p. 122-126, Santiago de Chile, 2010. OLIVEIRA, J. L.; MATTOS, C. L. G. de. A escola na sociedade contemporânea: reflexões acerca da influência das novas tecnologias nas práticas pedagógicas. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15117. Acesso em: 14 jun. 2020. PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC/SETEC, 2010. PACHECO, Eliezer (Org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011. 108 PACHECO, Eliezer (Org.). Perspectivas da educação profissional e técnica de nível médio: Proposta de Diretrizes Curriculares. São Paulo: Moderna, 2012. PEIXOTO, Joana; CARVALHO, Rose Mary. A. Mediação pedagógica midiatizada pelas tecnologias? Revista Teoria e Prática da Educação, v.14, n.1, p. 31-38, 2011.Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/15671. Acesso em: 20 jun. 2020. PERUCCHI, Valmira; SOUSA, Beatriz Alves. Competência Informacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB: um estudo do projeto pedagógico. Informação & Informação, n. 1, v. 16, p. 21-35, 2011. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/33717. Acesso em: 29 out. 2019. PIZZANI, Luciana et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinhas, v. 10, n. 2, p. 53-66, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896. Acesso em: 19 abr. 2021. RAMOS, Marise. A Concepção do Ensino Médio Integrado. Mimeo: Pará, Secretaria de Estado da Educação, 2008. RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: UFPR, 2014. RODRIGUES, José. A educação politécnica. Campinas, SP: Autores Associados, 1998. ROSETTO, Marcia. Competência em informação: uma trajetória de descobertas e pesquisa. In: In: BELLUZZO, Regina C. B; FERES, Glória G. Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas. São Paulo: FEBAB, 2013, p. 81-109. RUFINO, Silvia Cristina. Estratégias de ensino-aprendizagem para a sociedade do conhecimento: uma experiência prática no curso técnico em administração do CEFET/RJ. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, 2015. SANTINI, Luciane Alves. A Biblioteca como espaço-tempo de aprendizagem e de desenvolvimento da competência informacional. 2016. 120 f.. Dissertação (mestrado em Educação) – Centro Universitário La Salle, Canoas, 2016. 109 SANTOS, Amanda Sertori dos. Fundamentos da teoria histórico-cultural para a competência em informação no contexto escolar. 2013. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/93637. Acesso em: 28 abr. 2020. SANTOS, Camila Araújo dos. Competência em Informação na formação básica dos estudantes da educação profissional e tecnológica. 2017. 286 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, São Paulo, 2017. SANTOS, Camila Araújo dos; BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em informação sob a perspectiva da educação profissional e tecnológica: contribuições para o desenvolvimento de framework. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XVIII ENANCIB, 2017. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/105361. Acesso em: 28 out. 2019. SANTOS, Camila Araújo; BELLUZZO, Regina Célia Batista. Reflexões sobre o “estado da arte” de programas de formação da competência em informação no Brasil. In: SEMINÁRIO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CENÁRIOS E TENDÊNCIAS, 3. 2014, Marília. Anais... Marília: Fundepe, 2014. SANTOS, Camila Araújo dos; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Ações educacionais de mediação da informação e da competência em informação (CoInfo) como fatores de interferência na realidade social. In: II ENCONTRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO E MEDIAÇÃO (EPIM). Anais ... Marília, 2015. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-165, abril. 2007 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 24782007000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em 17 set. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012. SILVA, Andréia Santos Ribeiro. Pesquisa e competência em informação no âmbito da biblioteca escolar: um estudo nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia. 2014. 137 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Bahia. Instituto de Ciência da Informação. Salvador, 2014. SILVA, Carlos Robson Souza da; TEIXEIRA, Thiciane Mary Carvalho. Análise de Modelos De Competência em Informação na Educação Profissional. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/103792. Acesso em: 28 out. 2019. SILVA, Fabiano Couto Corrêa da (Org.). O perfil das novas competências na atuação bibliotecária. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2020. 594 p. (Selo Nyota) 110 SPUDEIT, Daniela Fernanda Assis de Oliveira. Proposta de um programa para desenvolvimento de competências em informação para alunos do ensino profissional. Ciência da Informação em Revista, n. 2, v. 2, p. 67-77, 2015. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/36287. Acesso em: 29 out. 2019. TARGINO, Maria das Graças. Biblioteconomia, informação e cidadania. Revista da escola de biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.20, n.2, p.149-160, jul./dez. 1991. UNIVERSITY COLLEGE LONDON - UCL. Information behavior of the researcher of the future. London: UCL, 2008. 35 p. Disponível em: https://www.webarchive.org.uk/wayback/archive/20140613220103/http://www.jis c.ac.uk/media/documents/programmes/reppres/gg_final_keynote_110. Acesso em: 14 abr. 2021. VARELA, Aida V. A explosão informacional e a mediação na construção do conhecimento. In: MIRANDA, Antônio, SIMEÃO, Elmira (orgs.). Alfabetização digital e acesso ao conhecimento. Brasília, DF: Universidade de Brasília (UnB). Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2006. (Série Comunicação da Informação Digital, v.4). VARELA, Aida V.; BARBOSA, Marilene L. A. Trajetórias cognitivas subjacentes ao processo de busca e uso da informação: fundamentos e transversalidades. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 17, n. esp., p. 142-168, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518- 2924.2012v17nesp1p142. Acesso em: 03 jun. 2020. VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007. 182 p. (Psicologia e Pedagogia). VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1998. 194 p. (Psicologia e pedagogia). VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Competência em informação: conceito histórico e olhares para a Ciência da Informação. Florianópolis, Editora da UFSC, 2019. VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Competência informacional– bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v38n3/v38n3a09. Acesso: em 26 abr. 2021. VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da competência informacional. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 40, n. p. 99-110, jan./abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v40n1/a08v40n1.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetência em Informaçãopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectInstituto Federal Goianopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCOMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS MORRINHOSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Letícia Rodrigues dos Santos-versão final.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons