Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2125
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A MATEMÁTICA NOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma construção de aprendizagem em tempos de pandemia
metadata.dc.creator: Modesto, Kátia Patrícia
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira , Renata Rolins da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro
metadata.dc.description.resumo: O processo de ensino e aprendizagem em matemática está, historicamente, associado a um contexto de inúmeros desafios no âmbito educacional, no qual é observada a dificuldade de relacionar conceitos, resolver exercícios, assimilar conteúdos, sendo tais problemas correlacionados por alguns alunos a déficits advindos de series anteriores ou em sua base educacional nessa disciplina. Sendo assim, considerando a relevância da matemática de maneira intrínseca em diversas atividades desenvolvidas pelo ser humano, se faz necessário buscar meios para desenvolver uma boa base perante conceitos explanados nessa disciplina a fim do desenvolvimento dos alunos. Dessa forma, buscando levantar dados em relação aos benefícios e possibilidades oferecidas pela utilização do lúdico no ensino de matemática, executou-se uma pesquisa em aulas na turma de jardim III no Centro de Educação Municipal Valdete Cândida de Moraes na cidade de Ceres, utilizando brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem de matemática, com materiais de fácil acesso a serem utilizados perante mediação da professora pesquisadora, sendo, parcialmente, ministrado durante o período de aulas presenciais e, posteriormente, no período de regime de aulas não presencias. Tal pesquisa foi elaborada com intuito de proporcionar aulas que estimulem as crianças, nas quais seja possível aprender brincando, transformando assim o ambiente da sala de aula e o processo de aprendizagem em algo agradável para os alunos sempre buscando subsídios para um melhor processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais, levando em consideração vários estudos na área que ressaltam a importância do lúdico, observando fatores como a idade das crianças e a fase de desenvolvimento que elas se encontram, a fim de encontrar as estratégias que mais se adequam com cada realidade, utilizando como proposta a ludicidade numa forma prazerosa de se aprender.
Abstract: The teaching and learning process in mathematics is historically associated with a context of numerous challenges in the educational field, in which it is observed the difficulty of relating concepts, solving exercises, assimilating content, and such problems are correlated by some students to deficits arising from previous grades or their educational background in that discipline. Thus, considering the relevance of mathematics in an intrinsic way in various activities carried out by human beings, it is necessary to seek ways to develop a good basis for concepts explained in this discipline in order to develop students. Thus, seeking to collect data in relation to the benefits and possibilities offered by the use of ludicity in the teaching of mathematics, a research was carried out in classes in the kindergarten class III at the Municipal Education Center Valdete Cândida de Moraes in the city of Ceres, using games in the process of teaching and learning mathematics, with easily accessible materials to be used in the mediation of the researcher teacher, being partially taught during the period of in-person classes and, later, in the period of non-attendance classes. This research was designed to provide classes that encourage children, in which it is possible to learn by playing, thus transforming the classroom environment and the learning process into something pleasant for students, always seeking subsidies for a better teaching process and learning in the early years, taking into account several studies in the area that emphasize the importance of playfulness, observing factors such as the age of children and the stage of development they are in, in order to find the strategies that best suit each reality, using as a proposal the playfulness in a pleasurable way of learning.
Keywords: Lúdico, educação, matemática
Playful, education, mathematics.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2125
Issue Date: 20-Jul-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_esp_Kátia Patrícia Modesto.pdf650 kBAdobe PDFView/Open
TCAE_Kátia Patrícia Modesto.pdf115,51 kBAdobe PDFView/Open
Ata de defesa_Kátia Patrícia Modesto.pdf129,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.