Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2122
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ENSAIO ANALÍTICO: LEITURA DE TEXTO DO GÊNERO TIRA PROPOSTA NO LIVRO DIDÁTICO “PORTUGUÊS LINGUAGENS”
Other Titles: Analytical test: reading a text of the gender takes a proposal in the teaching book “português languages”
metadata.dc.creator: Assis, Luciene Cristina de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, Fátima Suely Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, Fátima Suely Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Todescatto, Cleusa
metadata.dc.contributor.referee3: Vizibeli, Danilo
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta a discussão resultante de um estudo, de natureza qualitativa, desenvolvido no curso de Pós-Graduação - Especialização em Formação de Professores e Práticas educativas, do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde-(GO), cujo objetivo principal foi compreender como a leitura de textos do gênero Tira pode contribuir na formação do sujeito crítico. Para isso foi realizado um ensaio analítico de uma tira, extraída do livro didático Português-Linguagem - Ensino Fundamental, sexto ano, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático, em uso na rede estadual de educação de Goiás. O referencial teórico-metodológico que fundamentou o ensaio analítico se pauta na Análise de Discurso de linha francesa, inaugurada por Michel Pêcheux, tendo como aporte os estudos desenvolvidos por Eni Orlandi no Brasil, por meio da qual mobilizamos os conceitos de condições de produção e interdiscurso, dando destaque aos efeitos de sentido, às relações de força e à antecipação no processo de leitura do discurso pedagógico, categorizado como do tipo autoritário. Como encaminhamento, problematizamos a perspectiva de leitura presente nas atividades que envolvem a leitura das tiras no livro didático e apontamos as contribuições da leitura na perspectiva discursiva para formação do sujeito crítico.
Abstract: This article presents the discussion resulting from a qualitative study developed in the Postgraduate Course - Specialization in Teacher Training and Educational Practices, of the Federal Institute of Goiano, Campus Rio Verde-(GO), whose main objective was to understand how the reading/interpretation of texts of the genus Tira can contribute to the training of the critical-subject-reader. For this, an analytical essay of a strip was carried out, extracted from the Portuguese-Language - Elementary School, sixth year, approved by the National Textbook Program, in use in the state education network of Goiás. The theoretical-methodological framework that based the analytical essay is based on the Discourse Analysis of the French line, inaugurated by Michel Pêcheux, having as input the studies developed by Eni Orlandi in Brazil, through which we mobilize the concepts of conditions of production and interdiscourse, highlighting the effects of meaning, the relations of strength and anticipation in the process of reading pedagogical discourse categorized as authoritarian. As a referral, we problematize the reading perspective present in the activities that involve the strips in the textbook and point out the contributions of reading/interpretation in the discursive perspective for the formation of the critical subject-reader.
Keywords: Análise de discurso
Leitura
Livro didático
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
Citation: Assis, Luciene Cristina de. Ensaio analítico: leitura de texto do gênero tira proposta no livro didático “português linguagens” / Luciene Cristina de Assis; orientadora: Fátima Suely Ribeiro Cunha. Rio Verde, 2021. 19 p.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2122
Issue Date: 23-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_esp_Luciene_Cristina_de_Assis - .pdf514,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.