Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, Fátima Suely Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1444442249144683pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Fátima Suely Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1444442249144683pt_BR
dc.contributor.referee2Todescatto, Cleusa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0136053783053859pt_BR
dc.contributor.referee3Vizibeli, Danilo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142560156817712pt_BR
dc.creatorAssis, Luciene Cristina de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083369670843315pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-30T17:50:04Z-
dc.date.available2021-12-10-
dc.date.available2021-09-30T17:50:04Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.citationAssis, Luciene Cristina de. Ensaio analítico: leitura de texto do gênero tira proposta no livro didático “português linguagens” / Luciene Cristina de Assis; orientadora: Fátima Suely Ribeiro Cunha. Rio Verde, 2021. 19 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2122-
dc.description.abstractThis article presents the discussion resulting from a qualitative study developed in the Postgraduate Course - Specialization in Teacher Training and Educational Practices, of the Federal Institute of Goiano, Campus Rio Verde-(GO), whose main objective was to understand how the reading/interpretation of texts of the genus Tira can contribute to the training of the critical-subject-reader. For this, an analytical essay of a strip was carried out, extracted from the Portuguese-Language - Elementary School, sixth year, approved by the National Textbook Program, in use in the state education network of Goiás. The theoretical-methodological framework that based the analytical essay is based on the Discourse Analysis of the French line, inaugurated by Michel Pêcheux, having as input the studies developed by Eni Orlandi in Brazil, through which we mobilize the concepts of conditions of production and interdiscourse, highlighting the effects of meaning, the relations of strength and anticipation in the process of reading pedagogical discourse categorized as authoritarian. As a referral, we problematize the reading perspective present in the activities that involve the strips in the textbook and point out the contributions of reading/interpretation in the discursive perspective for the formation of the critical subject-reader.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta a discussão resultante de um estudo, de natureza qualitativa, desenvolvido no curso de Pós-Graduação - Especialização em Formação de Professores e Práticas educativas, do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde-(GO), cujo objetivo principal foi compreender como a leitura de textos do gênero Tira pode contribuir na formação do sujeito crítico. Para isso foi realizado um ensaio analítico de uma tira, extraída do livro didático Português-Linguagem - Ensino Fundamental, sexto ano, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático, em uso na rede estadual de educação de Goiás. O referencial teórico-metodológico que fundamentou o ensaio analítico se pauta na Análise de Discurso de linha francesa, inaugurada por Michel Pêcheux, tendo como aporte os estudos desenvolvidos por Eni Orlandi no Brasil, por meio da qual mobilizamos os conceitos de condições de produção e interdiscurso, dando destaque aos efeitos de sentido, às relações de força e à antecipação no processo de leitura do discurso pedagógico, categorizado como do tipo autoritário. Como encaminhamento, problematizamos a perspectiva de leitura presente nas atividades que envolvem a leitura das tiras no livro didático e apontamos as contribuições da leitura na perspectiva discursiva para formação do sujeito crítico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-09-30T17:43:29Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Luciene_Cristina_de_Assis - .pdf: 526701 bytes, checksum: c2f60ad09566738f27754b9f3204cb98 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-09-30T17:46:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Luciene_Cristina_de_Assis - .pdf: 526701 bytes, checksum: c2f60ad09566738f27754b9f3204cb98 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-30T17:50:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Luciene_Cristina_de_Assis - .pdf: 526701 bytes, checksum: c2f60ad09566738f27754b9f3204cb98 (MD5) Previous issue date: 2021-03-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2017: Língua Portuguesa. Brasília, 2018. Disponível em: <Disponível em: https://bit.ly/2DcJcB2 >. Acesso em: 13 janeiro de 2021. _____. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CALAZANS, F. M. de A. História em quadrinhos na escola. São Paulo: Paulus, 2004. CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: linguagens. Manual do professor. 6º ano. 9. ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2015. CUNHA, F.S.R.; SIMAS FILHO, P.; CASSIANI, S. Algumas Articulações entre Leitura e Educação CTS no Ensino Médio. In: Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, IV., 2011, Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba: UTFPR, 2011. Disponível em: http://www.esocite.org.br/eventos/tecsoc2011/cd-anais/arquivos/interface/artigos-buscar.html. Acesso em: 20 fev. 2021. NASCIMENTO, K. A. S. Cenário da produção científica da Revista Educação & Formação: um estudo bibliométrico. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, v.1, n.1, 3 jul. 2020. ORLANDI, E. P.; GUIMARÃES, E. Unidade e dispersão; uma questão do texto e do sujeito. In:. Sujeito e texto. São Paulo, SP; EDUC,1984. ______. A Linguagem e seu Funcionamento: As Formas do Discurso. Campinas – SP. Editora Pontes, 2003. ______. Discurso e leitura. Campinas: Ed da Unicamp, 2004. ______. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2007. RAMOS, P. Tiras Cômicas e Piadas: duas leituras, um efeito de humor. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. _____. A Leitura dos Quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009. VERGUEIRO, W. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: contexto, 2014.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleENSAIO ANALÍTICO: LEITURA DE TEXTO DO GÊNERO TIRA PROPOSTA NO LIVRO DIDÁTICO “PORTUGUÊS LINGUAGENS”pt_BR
dc.title.alternativeAnalytical test: reading a text of the gender takes a proposal in the teaching book “português languages”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Luciene_Cristina_de_Assis - .pdf514,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.