Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2117
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A modalidade de tênis de mesa e a realidade de um aluno em condição de deficiência da zona rural de Rio Verde-GO: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Nery, Jean Pablo
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Calixto Júnior de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Borges, Ludmila Jayme
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Calixto Júnior de
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Ludmila Jayme
metadata.dc.contributor.referee3: Noll, Matias
metadata.dc.contributor.referee4: Ditomaso, Aline
metadata.dc.contributor.referee5: Pamplona, Renata Silva
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a influência do tênis de mesa no desenvolvimento dos aspectos cognitivos, sociais e educacionais do aluno em condição de deficiência por meio de uma pesquisa descritiva, realizada na cidade de Rio Verde – Goiás. A população-alvo do presente estudo foi constituída por um aluno em condição de deficiência da Zona Rural de Rio Verde-GO por meio de entrevistas, pois observou-se que dentro do contexto escolar existe um acompanhamento a educação inclusiva, na qual os alunos participam tendo ou não necessidades especiais na mesma atividade, trazendo inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos praticantes, além de melhorar a qualidade de vida. Assim, a prática do tênis de mesa pode auxiliar o professor na conscientização dos educandos, não somente nas aulas de Educação Física, mas também em todos os campos da aprendizagem e da vida. Conclui-se que a inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, além disso a escola é vista como um lugar de convivência que permite ao aluno estar continuamente se superando e socializando através da prática do tênis de mesa na escola, trazendo diversos benefícios como melhora de raciocínio, habilidades, equilíbrio e coordenação motora.
Abstract: The aim of this study was to analyze the influence of table tennis on the development of cognitive, social and educational aspects of students with disabilities through a descriptive research, carried out in the city of Rio Verde-Goiás. The target population of the present study consisted of a student in a condition of disability, from the Rural Zone of Rio Verde-Go, through interviews, as he observed it is noted that within the school context, there is an accompaniment to inclusive education in which students participate, whether or not they have special needs, in the same activity, bringing numerous benefits to the physical and mental health of practitioners, in addition to improving the quality of life. Thus, the practice of table tennis can assist the teacher in raising students' awareness, not only in Physical Education classes, but also in all fields of learning and life. It is concluded that inclusion implies a change in educational perspective; in addition, the school is seen as a place of coexistence that allows the student to be continuously surpassing and socializing through the practice of table tennis at school, bringing several benefits such as improvement reasoning, skills, balance and motor coordination.
Keywords: Condição de deficiência
Tênis de mesa
Educação
Inclusão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2117
Issue Date: 26-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_esp_JeanPabloNery -.pdf456,26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.