Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Calixto Júnior de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2880328853795907pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Borges, Ludmila Jayme-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1227005340103277pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Calixto Júnior de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2880328853795907pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Ludmila Jayme-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1227005340103277pt_BR
dc.contributor.referee3Noll, Matias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709020347400351pt_BR
dc.contributor.referee4Ditomaso, Aline-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9488100074277296pt_BR
dc.contributor.referee5Pamplona, Renata Silva-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0007062758838949pt_BR
dc.creatorNery, Jean Pablo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5734916099295379pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-30T00:44:59Z-
dc.date.available2021-12-10-
dc.date.available2021-09-30T00:44:59Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2117-
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the influence of table tennis on the development of cognitive, social and educational aspects of students with disabilities through a descriptive research, carried out in the city of Rio Verde-Goiás. The target population of the present study consisted of a student in a condition of disability, from the Rural Zone of Rio Verde-Go, through interviews, as he observed it is noted that within the school context, there is an accompaniment to inclusive education in which students participate, whether or not they have special needs, in the same activity, bringing numerous benefits to the physical and mental health of practitioners, in addition to improving the quality of life. Thus, the practice of table tennis can assist the teacher in raising students' awareness, not only in Physical Education classes, but also in all fields of learning and life. It is concluded that inclusion implies a change in educational perspective; in addition, the school is seen as a place of coexistence that allows the student to be continuously surpassing and socializing through the practice of table tennis at school, bringing several benefits such as improvement reasoning, skills, balance and motor coordination.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi analisar a influência do tênis de mesa no desenvolvimento dos aspectos cognitivos, sociais e educacionais do aluno em condição de deficiência por meio de uma pesquisa descritiva, realizada na cidade de Rio Verde – Goiás. A população-alvo do presente estudo foi constituída por um aluno em condição de deficiência da Zona Rural de Rio Verde-GO por meio de entrevistas, pois observou-se que dentro do contexto escolar existe um acompanhamento a educação inclusiva, na qual os alunos participam tendo ou não necessidades especiais na mesma atividade, trazendo inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos praticantes, além de melhorar a qualidade de vida. Assim, a prática do tênis de mesa pode auxiliar o professor na conscientização dos educandos, não somente nas aulas de Educação Física, mas também em todos os campos da aprendizagem e da vida. Conclui-se que a inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, além disso a escola é vista como um lugar de convivência que permite ao aluno estar continuamente se superando e socializando através da prática do tênis de mesa na escola, trazendo diversos benefícios como melhora de raciocínio, habilidades, equilíbrio e coordenação motora.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-09-30T00:09:40Z No. of bitstreams: 1 art_esp_JeanPabloNery -.pdf: 467210 bytes, checksum: c733b30e135ac5f50aab33c9ec9c3f68 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-09-30T00:44:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_JeanPabloNery -.pdf: 467210 bytes, checksum: c733b30e135ac5f50aab33c9ec9c3f68 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-30T00:44:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_JeanPabloNery -.pdf: 467210 bytes, checksum: c733b30e135ac5f50aab33c9ec9c3f68 (MD5) Previous issue date: 2021-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesARANTES, A. C. A história da educação física escolar no Brasil. Revista digital, ano 13 nº 124, Buenos Aires, 2008. ARCEI, A.; SIMÃO, R. A psicologia da criança e a pedagogia funcional de Edouard claparéde e a pedagogia dos jardins de infância de Friedrich Froebel: continuidades e rupturas no pensamento de dois autores defensores de uma escola progressista. Revista HISTEDBR. Campinas, n.28, p.38 –56, dez. 2007. BATISTA FILHO, I.; JESUS, L. L.; ARAÚJO, L. G. S. Atividade física e seus benefícios à saúde. 2013. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_31_1412869196.pdf. Acesso em: 06 de janeiro de 2021. BIACHETTI, L. et. al. Um olhar sobre a diferença, integração e cidadania. Campinas: Abril, 1998. BRASIL. IBGE. Censo. 2018. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em 10 de setembro de 2019. CASTELLANI FILHO, L. Educação física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus; 1988. CBTM - Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. Manual Tênis de Mesa. 2020. Disponível em: https://www.google.com/search?.classes+do+tenis+de+mesa. Acesso em 07 de junho de 2021. COLL, C. Psicologia e Currículo. São Paulo: Ática, 1999. COSTA, M. P. O deficiente Auditivo. Universidade Federal de São Carlos. EDUFSCAR. Editora da Universidade. São Carlos. SP. 1998. DIEHL, R. M. Jogando com as diferenças: Jogos para crianças e jovens com deficiência. São Paulo: Phorte, 2006. FREIRE, P.; ILLICH, I. Diálogo. In: Seminário convite para sensibilizar e desescolar: conversa permanente, Atas. Buenos Aires, Búsqueda Celadec. 1975. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. SP: Atlas, 2001. GLAT, R. A integração dos portadores de deficiência: Uma reflexão. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1995. GRANADOS, S. R.; GUZMÁN, G. M. E.; SÁNCHEZ, M. L. Z. O comportamento dos pais no esporte: novas tendências de educação física. Esporte e Recreação. v. 1. n. 15. p.29-34. 2009. GUIMARÃES, L. A. Conhecendo a deficiência. São Paulo: Robe, 2003. GUSMÃO, I. Você sabe o que é Pedagogia do Sucesso? Dezembro de 2014. Disponível em: http://escolaabertaceteb.blogspot.com/2014/12/voce-sabe-o-que-e-pedagogia-do-sucesso.html. Acesso em 11 de fevereiro de 2021. JACOMELI, R. B. A inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular. 2015. https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-inclusao-alunos-com-necessidades-especiais-no-ensino-regular.htm. Acesso em 19 de abril de 2021. LAKATOS, E.; MARCONI, M. Metodologia do Trabalho Científico. SP: Atlas, 1992. LUPES, R. Vida esportiva de adolescentes e a importância da participação familiar. EFDesportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 190, Marzo de 2014 MACHADO, N. Método de Ensino de Tênis de mesa: para professores, colégios e escolas. São Paulo: Gráfica Viena, 2011. MANTOAN, M. T.; PRIETO, R. G. Inclusão Escolar: Pontos e Contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. MANTOAN, M. T. É. O desafio das diferenças nas escolas. 3. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008. _____. Compreendendo a deficiência mental: novos caminhos educacionais. São Paulo: Editora Scipione. 1990. MASSUCATO, M.; MAYRINK, E. D. A interação entre alunos (da mesma idade e de idades diferentes) e os benefícios para a aprendizagem. 10 de Março de 2016. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1590. Acesso em 20 de janeiro de 2021. OLIVEIRA, J. E. C. Esporte e Violência. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 16, n. 156, mai. 2011. PETRUS, A. O esporte como fator de socialização. IN: ROMANS, M. Profissão: educador social. Porto Alegre: Artmed, 2003. PICCHI, M. B. Parceiros da inclusão escolar. São Paulo: Arte & Ciência, 2002. RIBAS, C. Educação e Exclusão: Abordagens em Educação Especial. Porto Alegre: Mediação, 1997. RODAY, T. L. Esportes alternativos como prática esportiva motivadora para jovens estudantes do ensino médio. Secretaria do Estado da Educação do Paraná – SEED. Superintendência Da Educação Programa De Desenvolvimento Educacional – PDE. Universidade Estadual Do Oeste Do Paraná – Unioeste. Realeza 2016 ROZANE, J. M. S. G.; CARVALHO, R. P.; RUZZON, D. V. L. Fortalecimento muscular na artrogripose múltipla congênita. Fisioterapia Brasil. vol. 13, n. 3, maio/junho de 2012. SACCANI, R. S.; UMPIERRES, C. S.; BASEGIO, C. A. Múltipla Congênita: um relato de caso. Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 116 - Enero de 2008. SILVA, P. V. C.; FLEITH, D. S. Fatores familiares associados ao desenvolvimento do talento no esporte. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte. v. 3. n. 4. p.19-41. 2010. SILVA, Z. P. Rio Verde: relato histórico. Rio Verde - GO: IAM Gráfica e Editora, 1998. SILVA e COL, L. M. G. Comunicação Não-Verbal: Reflexões Acerca da Linguagem Corporal. Número 4. Ribeirão Preto. Agosto. 2000. SOUZA, S. R.; SILVA, M. K. P. A participação dos pais em eventos competitivos infantis: Algumas Orientações. Pedagogia do Futsal. Londrina, v. 38. n. 6. p.290- 293. 2002. TUBINO, M. J. G. Dimensões sociais do esporte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. VERGARA, S. C. Gestão de Pessoas. 9 Ed. São Paulo: Atlas, 2010. VILANI, L. H. P. Tênis de mesa nas escolas. In: CBTM. Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. São Paulo, 2006. VITORETI. L. Superando as dificuldades do ensino da educação física com o tênis de mesa.2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em 20 de setembro de 2020. WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 2. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. WERNECK, C. Educação Especial: tendências atuais. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 1997.pt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectCondição de deficiênciapt_BR
dc.subjectTênis de mesapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleA modalidade de tênis de mesa e a realidade de um aluno em condição de deficiência da zona rural de Rio Verde-GO: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_JeanPabloNery -.pdf456,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.