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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação docente e diversidade de gênero no ensino superior: uma análise das matrizes curriculares
Título(s) alternativo(s): Teacher education and gender diversity in higher education: an analysis of curricular matrices
Autor(es): Ferreira dos Santos, Genésia
Primeiro Orientador: Souza Silva, Jesiel
Primeiro Membro da Banca: Silva, Jesiel Souza
Segundo Membro da Banca: Medeiros, Luíza Ferreira Rezende de
Terceiro Membro da Banca: Dourado, Adaildes Bispo
Quarto Membro da Banca: Paniago, Rosenilde Nogueira
Resumo: O presente artigo tem a intenção de desmistificar algumas classificações que envolvam a diversidade de gênero no âmbito educacional superior. Para isso, foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Matemática, Biologia, História, Geografia, Educação Física, Física, Letras e Química da Universidade Federal de Jataí-Goiás. Procurou-se identificar se os referidos cursos têm incluído em suas disciplinas temas que provoquem a reflexão sobre diversidade de gênero. Com isso, o intuito desta pesquisa é o de revelar como a diversidade de gênero tem sido pautada nos cursos universitários apontados acima; ainda, se estão abrangendo os esclarecimentos de conceitos existentes nas classes LGBTTTs, que são: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros. Para tanto, nos baseamos nas discussões de Tomaz Tadeu da Silva (1999), Jimena Furlani (2011) e Guacira Lopes Louro (2010), autores de referência na temática da diversidade. Esta pesquisa se classifica como bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, com coleta de dados secundários através das ementas das disciplinas e projetos pedagógicos dos cursos. A intenção é fomentar uma visão menos homo/bi/transfóbica, que intensifique a problematização do tema no Ensino Superior. Por meio deste estudo conceitual, é possível que os estudantes abordem o assunto de forma multidisciplinar e tratem da diversidade, tornando-se, assim, indivíduos que compreendam o mundo em suas múltiplas diversidades culturais.
Abstract: This article intends to demystify some classifications that involve gender diversity in higher education. For this, the curricular matrices of the degree courses in Pedagogy, Mathematics, Biology, History, Geography, Physical Education, Physics, Literature and Chemistry at the Federal University of Jataí-Goiás were analyzed. We tried to identify whether these courses have included themes in their disciplines that provoke reflection on gender diversity. Thus, the purpose of this research is to reveal how gender diversity has been guided in the university courses mentioned above; still, the clarification of concepts existing in the LGBTTT classes is being covered, which are: Lesbians, Gays, Bisexuals, Transvestites, Transsexuals and Transgender. To do so, we base ourselves on the discussions of Tomaz Tadeu da Silva (1999), Jimena Furlani (2011) and Guacira Lopes Louro (2010), reference authors on the theme of diversity. This research is classified as bibliographic and documental, qualitative in nature, with secondary data collection through the syllabuses of the disciplines and pedagogical projects of the courses. The intention is to promote a less homo/bi/transphobic view, which intensify the problematization of the theme in Higher Education. Through this conceptual study, it is possible for students to approach the subject in a multidisciplinary way and deal with diversity, thus becoming individuals who understand the world in its multiple cultural diversities.
Palavras-chave: Diversidade
Gênero
Ensino Superior
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Citação: Santos, Genésia Ferreira dos. Formação docente e diversidade de gênero no ensino superior: uma análise das matrizes curriculares. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Rio Verde-GO, 2021, 45p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2116
Data do documento: 22-Jun-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

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