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dc.contributor.advisor1Souza Silva, Jesiel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1262375754694269pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jesiel Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1262375754694269pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Luíza Ferreira Rezende de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7818909384569762pt_BR
dc.contributor.referee3Dourado, Adaildes Bispo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5071117918809717pt_BR
dc.contributor.referee4Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.creatorFerreira dos Santos, Genésia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4577887484139885pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-30T00:38:15Z-
dc.date.available2021-12-10-
dc.date.available2021-09-30T00:38:15Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.citationSantos, Genésia Ferreira dos. Formação docente e diversidade de gênero no ensino superior: uma análise das matrizes curriculares. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Rio Verde-GO, 2021, 45p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2116-
dc.description.abstractThis article intends to demystify some classifications that involve gender diversity in higher education. For this, the curricular matrices of the degree courses in Pedagogy, Mathematics, Biology, History, Geography, Physical Education, Physics, Literature and Chemistry at the Federal University of Jataí-Goiás were analyzed. We tried to identify whether these courses have included themes in their disciplines that provoke reflection on gender diversity. Thus, the purpose of this research is to reveal how gender diversity has been guided in the university courses mentioned above; still, the clarification of concepts existing in the LGBTTT classes is being covered, which are: Lesbians, Gays, Bisexuals, Transvestites, Transsexuals and Transgender. To do so, we base ourselves on the discussions of Tomaz Tadeu da Silva (1999), Jimena Furlani (2011) and Guacira Lopes Louro (2010), reference authors on the theme of diversity. This research is classified as bibliographic and documental, qualitative in nature, with secondary data collection through the syllabuses of the disciplines and pedagogical projects of the courses. The intention is to promote a less homo/bi/transphobic view, which intensify the problematization of the theme in Higher Education. Through this conceptual study, it is possible for students to approach the subject in a multidisciplinary way and deal with diversity, thus becoming individuals who understand the world in its multiple cultural diversities.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem a intenção de desmistificar algumas classificações que envolvam a diversidade de gênero no âmbito educacional superior. Para isso, foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Matemática, Biologia, História, Geografia, Educação Física, Física, Letras e Química da Universidade Federal de Jataí-Goiás. Procurou-se identificar se os referidos cursos têm incluído em suas disciplinas temas que provoquem a reflexão sobre diversidade de gênero. Com isso, o intuito desta pesquisa é o de revelar como a diversidade de gênero tem sido pautada nos cursos universitários apontados acima; ainda, se estão abrangendo os esclarecimentos de conceitos existentes nas classes LGBTTTs, que são: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros. Para tanto, nos baseamos nas discussões de Tomaz Tadeu da Silva (1999), Jimena Furlani (2011) e Guacira Lopes Louro (2010), autores de referência na temática da diversidade. Esta pesquisa se classifica como bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, com coleta de dados secundários através das ementas das disciplinas e projetos pedagógicos dos cursos. A intenção é fomentar uma visão menos homo/bi/transfóbica, que intensifique a problematização do tema no Ensino Superior. Por meio deste estudo conceitual, é possível que os estudantes abordem o assunto de forma multidisciplinar e tratem da diversidade, tornando-se, assim, indivíduos que compreendam o mundo em suas múltiplas diversidades culturais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-09-29T23:57:52Z No. of bitstreams: 1 art_esp_GenésiaFerreiradosSantos.pdf: 655381 bytes, checksum: fcdfbc3555b50415284ff5c60ef57421 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-30T00:38:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_GenésiaFerreiradosSantos.pdf: 655381 bytes, checksum: fcdfbc3555b50415284ff5c60ef57421 (MD5) Previous issue date: 2021-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação docente e diversidade de gênero no ensino superior: uma análise das matrizes curricularespt_BR
dc.title.alternativeTeacher education and gender diversity in higher education: an analysis of curricular matricespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

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