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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2116
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Souza Silva, Jesiel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1262375754694269 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Jesiel Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1262375754694269 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Medeiros, Luíza Ferreira Rezende de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7818909384569762 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Dourado, Adaildes Bispo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5071117918809717 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Paniago, Rosenilde Nogueira | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8530013371818091 | pt_BR |
dc.creator | Ferreira dos Santos, Genésia | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4577887484139885 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T00:38:15Z | - |
dc.date.available | 2021-12-10 | - |
dc.date.available | 2021-09-30T00:38:15Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-22 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Genésia Ferreira dos. Formação docente e diversidade de gênero no ensino superior: uma análise das matrizes curriculares. Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano, Rio Verde-GO, 2021, 45p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2116 | - |
dc.description.abstract | This article intends to demystify some classifications that involve gender diversity in higher education. For this, the curricular matrices of the degree courses in Pedagogy, Mathematics, Biology, History, Geography, Physical Education, Physics, Literature and Chemistry at the Federal University of Jataí-Goiás were analyzed. We tried to identify whether these courses have included themes in their disciplines that provoke reflection on gender diversity. Thus, the purpose of this research is to reveal how gender diversity has been guided in the university courses mentioned above; still, the clarification of concepts existing in the LGBTTT classes is being covered, which are: Lesbians, Gays, Bisexuals, Transvestites, Transsexuals and Transgender. To do so, we base ourselves on the discussions of Tomaz Tadeu da Silva (1999), Jimena Furlani (2011) and Guacira Lopes Louro (2010), reference authors on the theme of diversity. This research is classified as bibliographic and documental, qualitative in nature, with secondary data collection through the syllabuses of the disciplines and pedagogical projects of the courses. The intention is to promote a less homo/bi/transphobic view, which intensify the problematization of the theme in Higher Education. Through this conceptual study, it is possible for students to approach the subject in a multidisciplinary way and deal with diversity, thus becoming individuals who understand the world in its multiple cultural diversities. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem a intenção de desmistificar algumas classificações que envolvam a diversidade de gênero no âmbito educacional superior. Para isso, foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Matemática, Biologia, História, Geografia, Educação Física, Física, Letras e Química da Universidade Federal de Jataí-Goiás. Procurou-se identificar se os referidos cursos têm incluído em suas disciplinas temas que provoquem a reflexão sobre diversidade de gênero. Com isso, o intuito desta pesquisa é o de revelar como a diversidade de gênero tem sido pautada nos cursos universitários apontados acima; ainda, se estão abrangendo os esclarecimentos de conceitos existentes nas classes LGBTTTs, que são: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros. Para tanto, nos baseamos nas discussões de Tomaz Tadeu da Silva (1999), Jimena Furlani (2011) e Guacira Lopes Louro (2010), autores de referência na temática da diversidade. Esta pesquisa se classifica como bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, com coleta de dados secundários através das ementas das disciplinas e projetos pedagógicos dos cursos. A intenção é fomentar uma visão menos homo/bi/transfóbica, que intensifique a problematização do tema no Ensino Superior. Por meio deste estudo conceitual, é possível que os estudantes abordem o assunto de forma multidisciplinar e tratem da diversidade, tornando-se, assim, indivíduos que compreendam o mundo em suas múltiplas diversidades culturais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-09-29T23:57:52Z No. of bitstreams: 1 art_esp_GenésiaFerreiradosSantos.pdf: 655381 bytes, checksum: fcdfbc3555b50415284ff5c60ef57421 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | Aranha, A.V. Soares (2011). Diversidade e Formação Docente: Um desafio para o avanço da educação. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores – Formação Docente, 04(03), 55. Balieiro, F. de F., & Risk, E. N. (2014). Escola e sexualidades: uma visão crítica à normalização – A heteronormatividade e suas implicações na educação. In: Júnior, Jorge Leite; MIskolci, Richard (Orgs.). Diferenças na educação: outros aprendizados. São Carlos: EdUFSCar. Beleli, I. (2014). Gênero: Uma definição de gênero. In: Miskolci, Richard (Org.). Marcas da diferença no ensino escolar. São Carlos/SP: EdUFSCar. Borrillo, D. (2009). A Homofobia, In: Lionço, Tatiana; Diniz, Debora (Orgs. Homofobia & Educação: Um desafio ao silêncio. 1ª Ed. Brasília: Letras Livres: EdUnB. Brasil. Constituição Federal, 1988. Brasil. (2013). Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Mulheres Lésbicas e Bissexuais: direitos, saúde e participação social. Brasília: Ministério da Saúde. Dinis, F. N. (2011). Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência1: Educar em Revista, Curitiba, Brasil, (39), 39-50. Foucault, M. (2014). História da sexualidade 1 A vontade de saber: Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Alburquerque. 1ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra. Furlani, J. (2007). Sexo, Sexualidade e gêneros: monstruosidades no currículo da Educação Sexual: Educação em Revista, (46): 269-285. Furlani, J. (2011). Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica. Grossi, M. P. (1998). Identidade de gênero e sexualidade: O que é gênero? Volume 24 de Antropologia em primeira mão. Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Junqueira, R. D. (Org.). (2009). Homofobia nas escolas: Um problema de todos. In: Junqueira, Rogério Diniz (Org.). Diversidade Sexual na Educação: Problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO. Louro, G. L. (1997). Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. 6ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes. Louro, G. L. (2009). Heteronormatividade e Homofobia, In: Junqueira, Rogério Diniz (Org.). Diversidade Sexual na Educação: Problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO. Louro, G. L. (2010). O Corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. 3ª Edição. SILVA, Tomaz Tadeu da (Trad.). Belo Horizonte: Autêntica. Louro, G. L. (2014). Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. 16ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes. Moreno, M. (1999). Como se ensina a ser menina: o sexismo na escola. Araújo, Ulisses Ferreira (Coord.); Fuzatto, Ana Venite (Trad.). São Paulo: Moderna; Campinas/SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas. Pamplona, R. S. (2012). O Kit anti-homofobia e os discursos sobre diversidade sexual. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP. Pelúcio, L. (2014). Desfazendo o gênero: Gênero ou gêneros? In: Júnior, Jorge Leite; Miskolci, Richard (Orgs.). Diferenças na educação: outros aprendizados. Peres, W. S. (2009). Cenas de exclusões anunciadas: travestis, transexuais, transgêneros e a escola brasileira. In: Junqueira, Rogério Diniz (Org.). Diversidade Sexual na Educação: Problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO. Rios, R. R. (2009). Homofobia na perspectiva dos direitos humanos e no contexto dos estudos sobre preconceito e discriminação: Anti-semitismo, racismo e sexismo diante da homofobia, In: Junqueira, Rogério Diniz (Org.). Diversidade Sexual na Educação: Problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO. Silva, T. T. da. (1999). Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª Edição. Belo Horizonte: Autêntica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Formação docente e diversidade de gênero no ensino superior: uma análise das matrizes curriculares | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher education and gender diversity in higher education: an analysis of curricular matrices | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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