Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2102
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A VISÃO DA ESCOLA ACERCA DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)
metadata.dc.creator: Chaves, Clerdinice Tolentino
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Kleyfton Soares da
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiro, Leonardo Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Mayrane Carla Marques do
metadata.dc.description.resumo: É notório que o processo de ensino e aprendizagem traz consigo variáveis que interferem na obtenção de uma aprendizagem significativa, como a presença de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O objetivo da pesquisa foi identificar os discursos e suas consequências na escola quanto ao trabalho com pessoas com TDAH. Conduziu-se uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de um levantamento bibliográfico, que consistiu em descrever e analisar concepções sobre o TDAH em trabalhos recentes. Como resultado, percebeu-se que o êxito escolar pode ser alcançado, caso o transtorno seja enfrentado com as estratégias indicadas pela bibliografia médica e escolar, tais como a identificação de sintomas, o acompanhamento pela equipe multidisciplinar, o trabalho em conjunto com a família, a implantação de novas metodologias de ensino, o provimento de um ambiente acolhedor.
Abstract: It is clear that the teaching and learning process brings with it variables that interfere with the achievement of meaningful learning, such as the presence of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The objective of the research was to identify the speeches and their consequences at school regarding the work with people with ADHD. A qualitative research was conducted through a bibliographic survey, which consisted of describing and analyzing conceptions about ADHD in recent works. As a result, it was realized that academic success can be achieved if the disorder is faced with the strategies indicated by the medical and school literature, such as the identification of symptoms, monitoring by the multidisciplinary team, working together with the family, the implementation of new teaching methodologies, the provision of a welcoming environment.
Keywords: Aprendizagem
Ensino
Escola
Família
TDAH
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Campos Belos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2102
Issue Date: 31-Aug-2021
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mon_especialização_Clerdinice Tolentino Chaves.pdf803,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.