Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2102
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A VISÃO DA ESCOLA ACERCA DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)
Autor(es): Chaves, Clerdinice Tolentino
Primeiro Orientador: Silva, Kleyfton Soares da
Primeiro Membro da Banca: Medeiro, Leonardo Guimarães
Segundo Membro da Banca: Nascimento, Mayrane Carla Marques do
Resumo: É notório que o processo de ensino e aprendizagem traz consigo variáveis que interferem na obtenção de uma aprendizagem significativa, como a presença de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O objetivo da pesquisa foi identificar os discursos e suas consequências na escola quanto ao trabalho com pessoas com TDAH. Conduziu-se uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de um levantamento bibliográfico, que consistiu em descrever e analisar concepções sobre o TDAH em trabalhos recentes. Como resultado, percebeu-se que o êxito escolar pode ser alcançado, caso o transtorno seja enfrentado com as estratégias indicadas pela bibliografia médica e escolar, tais como a identificação de sintomas, o acompanhamento pela equipe multidisciplinar, o trabalho em conjunto com a família, a implantação de novas metodologias de ensino, o provimento de um ambiente acolhedor.
Abstract: It is clear that the teaching and learning process brings with it variables that interfere with the achievement of meaningful learning, such as the presence of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The objective of the research was to identify the speeches and their consequences at school regarding the work with people with ADHD. A qualitative research was conducted through a bibliographic survey, which consisted of describing and analyzing conceptions about ADHD in recent works. As a result, it was realized that academic success can be achieved if the disorder is faced with the strategies indicated by the medical and school literature, such as the identification of symptoms, monitoring by the multidisciplinary team, working together with the family, the implementation of new teaching methodologies, the provision of a welcoming environment.
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino
Escola
Família
TDAH
Área do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2102
Data do documento: 31-Ago-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mon_especialização_Clerdinice Tolentino Chaves.pdf803,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.