Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2102
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Kleyfton Soares da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9040257542465304 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Medeiro, Leonardo Guimarães | - |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Mayrane Carla Marques do | - |
dc.creator | Chaves, Clerdinice Tolentino | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2975253854416681 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-23T12:14:35Z | - |
dc.date.available | 2021-09-22 | - |
dc.date.available | 2021-09-23T12:14:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2102 | - |
dc.description.abstract | It is clear that the teaching and learning process brings with it variables that interfere with the achievement of meaningful learning, such as the presence of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The objective of the research was to identify the speeches and their consequences at school regarding the work with people with ADHD. A qualitative research was conducted through a bibliographic survey, which consisted of describing and analyzing conceptions about ADHD in recent works. As a result, it was realized that academic success can be achieved if the disorder is faced with the strategies indicated by the medical and school literature, such as the identification of symptoms, monitoring by the multidisciplinary team, working together with the family, the implementation of new teaching methodologies, the provision of a welcoming environment. | pt_BR |
dc.description.resumo | É notório que o processo de ensino e aprendizagem traz consigo variáveis que interferem na obtenção de uma aprendizagem significativa, como a presença de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O objetivo da pesquisa foi identificar os discursos e suas consequências na escola quanto ao trabalho com pessoas com TDAH. Conduziu-se uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de um levantamento bibliográfico, que consistiu em descrever e analisar concepções sobre o TDAH em trabalhos recentes. Como resultado, percebeu-se que o êxito escolar pode ser alcançado, caso o transtorno seja enfrentado com as estratégias indicadas pela bibliografia médica e escolar, tais como a identificação de sintomas, o acompanhamento pela equipe multidisciplinar, o trabalho em conjunto com a família, a implantação de novas metodologias de ensino, o provimento de um ambiente acolhedor. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Clerdinice Tolentino Chaves (clerdinice.chaves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-09-22T23:29:38Z No. of bitstreams: 1 Mon_especialização_Clerdinice Tolentino Chaves.pdf: 823270 bytes, checksum: cfa2eff1785dac9bd3b9f241753528f3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2021-09-23T12:12:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mon_especialização_Clerdinice Tolentino Chaves.pdf: 823270 bytes, checksum: cfa2eff1785dac9bd3b9f241753528f3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-23T12:14:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mon_especialização_Clerdinice Tolentino Chaves.pdf: 823270 bytes, checksum: cfa2eff1785dac9bd3b9f241753528f3 (MD5) Previous issue date: 2021-08-31 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Campos Belos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.title | A VISÃO DA ESCOLA ACERCA DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Humanidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mon_especialização_Clerdinice Tolentino Chaves.pdf | 803,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.