Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Kleyfton Soares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9040257542465304pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiro, Leonardo Guimarães-
dc.contributor.referee2Nascimento, Mayrane Carla Marques do-
dc.creatorChaves, Clerdinice Tolentino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2975253854416681pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-23T12:14:35Z-
dc.date.available2021-09-22-
dc.date.available2021-09-23T12:14:35Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2102-
dc.description.abstractIt is clear that the teaching and learning process brings with it variables that interfere with the achievement of meaningful learning, such as the presence of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The objective of the research was to identify the speeches and their consequences at school regarding the work with people with ADHD. A qualitative research was conducted through a bibliographic survey, which consisted of describing and analyzing conceptions about ADHD in recent works. As a result, it was realized that academic success can be achieved if the disorder is faced with the strategies indicated by the medical and school literature, such as the identification of symptoms, monitoring by the multidisciplinary team, working together with the family, the implementation of new teaching methodologies, the provision of a welcoming environment.pt_BR
dc.description.resumoÉ notório que o processo de ensino e aprendizagem traz consigo variáveis que interferem na obtenção de uma aprendizagem significativa, como a presença de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O objetivo da pesquisa foi identificar os discursos e suas consequências na escola quanto ao trabalho com pessoas com TDAH. Conduziu-se uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de um levantamento bibliográfico, que consistiu em descrever e analisar concepções sobre o TDAH em trabalhos recentes. Como resultado, percebeu-se que o êxito escolar pode ser alcançado, caso o transtorno seja enfrentado com as estratégias indicadas pela bibliografia médica e escolar, tais como a identificação de sintomas, o acompanhamento pela equipe multidisciplinar, o trabalho em conjunto com a família, a implantação de novas metodologias de ensino, o provimento de um ambiente acolhedor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Clerdinice Tolentino Chaves (clerdinice.chaves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-09-22T23:29:38Z No. of bitstreams: 1 Mon_especialização_Clerdinice Tolentino Chaves.pdf: 823270 bytes, checksum: cfa2eff1785dac9bd3b9f241753528f3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2021-09-23T12:12:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mon_especialização_Clerdinice Tolentino Chaves.pdf: 823270 bytes, checksum: cfa2eff1785dac9bd3b9f241753528f3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-23T12:14:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mon_especialização_Clerdinice Tolentino Chaves.pdf: 823270 bytes, checksum: cfa2eff1785dac9bd3b9f241753528f3 (MD5) Previous issue date: 2021-08-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleA VISÃO DA ESCOLA ACERCA DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mon_especialização_Clerdinice Tolentino Chaves.pdf803,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.