Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1895
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM ESCOLAS RURAIS NOS MUNICÍPIOS DE CARMO DO RIO VERDE E DE ITAPURANGA GOIÁS
Autor(es): Gonçalves, Vinícius
Primeiro Orientador: Faria Filho, Fausto
Primeiro Coorientador: Monteiro, Eneida
Resumo: No estado de Goiás existem diversos povoados, estes que se encontram na zona rural, AFASTADOS da cidade, nestes povoados existem escolas de nível fundamental I e II, onde os professores e os próprios alunos enfrentam diariamente diversas dificuldades, como transporte e a falta de materiais disponíveis para as aulas. Por esses motivos realizou-se esta pesquisa que tem como objetivo analisar a qualidade do serviço educacional básico oferecido à comunidade campesina através de uma perspectiva docente, na expectativa de alcançar pontos de vista sólidos dos sujeitos que vivenciam a realidade da educação no campo. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário semi-aberto, para obtenção de dados qualitativos e quantitativos, parte também da história particular do autor trazendo discussões emergentes que dizem respeito a uma comunidade por vezes esquecida pela sociedade. Essas comunidades rurais esperam ter um melhor atendimento social as redes escolares de difícil acesso, de forma que a cultura escolar não fosse modificada de forma negativa e professores que se qualificam diariamente, que saibam mediar o ensino de uma maneira mais dinâmica e contextualizada para esses alunos. Todos os questionários foram enviados via e-mail para os professores de cada escola, no ano de 2020. Por meio desses questionários percebeu-se que as maiores dificuldades são o transporte, a infraestrutura e a falta de alternativas voltadas para a zona rural. Observou-se que houve avanços na educação do campo, inclusive no âmbito das políticas públicas, mas muito ainda precisa ser feito. Deve-se melhorar, por exemplo, as vias de acesso até a escola, investimento em equipamentos e internet de qualidade, em formações específicas aos docentes e ações com os familiares que incentivem e demonstrem a importância da educação.
Abstract: In the state of Goiás there are several villages, these are located in the countryside, away from the city, there are elementary schools I and II, where teachers and their own students face various difficulties, such as transportation and the lack of materials available for classes. For these reasons, this research aims to analyze the quality of the basic educational service offered to the peasant community through a teaching perspective, in the hope of reaching solid points of view of the subjects who experience the reality of education in the countryside. The methodology used was the bibliographic research and the application of a semi-open questionnaire, to obtain qualitative and quantitative data, also part of the author's particular history bringing to emerging ones that concern a community sometimes forgotten by society. These rural rural communities have better social care as school networks that are difficult to access, so that school culture is not negatively modified and teachers who qualify daily, who know how to mediate teaching in a more dynamic and contextualized way for these students . All questionnaires were sent via e-mail to the teachers of each school, in the year 2020. Through these questionnaires, the biggest difficulties are transportation, infrastructure and the lack of alternatives aimed at a rural area. It was observed that there have been advances in rural education, including in the scope of public policies, but it still needs to be done. We must improve, for example, as access routes to the school, investment in quality equipment and internet, in specific training to documents and actions with family members that encourage and demonstrate the importance of education.
Palavras-chave: Escola Rural. Professor. Ensino.
Rural School. Teacher.Teaching.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Agroquímica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1895
Data do documento: 5-Mai-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo ifgoiano biblioteca.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.