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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO BRASIL: DIFICULDADES E DESAFIOS
metadata.dc.creator: Silva, Wesley
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações sobre o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Remoto Emergencial frente ao impacto da pandemia do Covid-19. Os objetivos secundários são: (i) compreender a relação histórica e atual entre tecnologia da Informação e Comunicação e educação no Brasil; (ii) entender o contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação no cotidiano escolar; (iii) investigar a prática pedagógica sob o prisma da tecnologia; (iv) analisar os desafios de alunos e professores durante a pandemia do Covid-19; (v) compreender como o ensino remoto emergencial apresenta como uma solução imediata e pertinente no período da pandemia do novo coronavírus e; (vi) discorrer argumentações sobre as desigualdades e aprendizados evidenciados na vigência da pandemia do Covid-19. Para alcançar estes objetivos optou-se por uma discussão privilegiando o método Qualitativo, além de uma Revisão Bibliográfia sobre os temas pretendidos. Assim sendo, o texto encontra-se estruturado por duas seções teóricas; na primeira seção, buscou-se compreender questões históricas e atuais na relação tecnologia-educação no Brasil, considerando o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e a prática pedagógica dos professores; na segunda seção, as reflexões se pautaram no entendimento dos desafios de alunos e professores durante a pandemia do Covid-19, em especial, na acepção do Ensino Remoto Emergencial.
Abstract: The purpose of this article is to present some considerations on the use of Information and Communication Technology in emergency remote education in view of the impact of the Covid-19 pandemic. The secondary objectives are: (i) to understand the historical and current relationship between information and communication technology and education in Brazil; (ii) understand the context of Information and Communication Technologies in everyday school life; (iii) investigate the pedagogical practice from the perspective of technology; (iv) analyze the challenges of students and teachers during the Covid-19 pandemic; (v) understand how emergency remote education presents as an immediate and pertinent solution in the period of the novocoronavirus pandemic and; (vi) to discuss arguments about inequalities and learning evidenced during the Covid-19 pandemic. To achieve these objectives, a discussion was chosen, privileging the qualitative method, in addition to a bibliographic review on the intended themes. Therefore, the text is structured by two theoretical sections; in the first section, we sought to understand historical and current issues in the technology-education relationship in Brazil, considering the use of Information and Communication Technologies and the pedagogical practice of teachers; in the second section, the reflections were based on the understanding of the challenges faced by students and teachers during the Covid-19 pandemic, especially in the sense of emergency remote education.
Keywords: Tecnologia da Informação
Comunicação
Ensino-aprendizagem
Covid-19
Educação
Desigualdades
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1876
Issue Date: 14-Jun-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

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