Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Wesley-
dc.date.accessioned2021-06-16T12:43:39Z-
dc.date.available2021-06-16-
dc.date.available2021-06-16T12:43:39Z-
dc.date.issued2021-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1876-
dc.description.abstractThe purpose of this article is to present some considerations on the use of Information and Communication Technology in emergency remote education in view of the impact of the Covid-19 pandemic. The secondary objectives are: (i) to understand the historical and current relationship between information and communication technology and education in Brazil; (ii) understand the context of Information and Communication Technologies in everyday school life; (iii) investigate the pedagogical practice from the perspective of technology; (iv) analyze the challenges of students and teachers during the Covid-19 pandemic; (v) understand how emergency remote education presents as an immediate and pertinent solution in the period of the novocoronavirus pandemic and; (vi) to discuss arguments about inequalities and learning evidenced during the Covid-19 pandemic. To achieve these objectives, a discussion was chosen, privileging the qualitative method, in addition to a bibliographic review on the intended themes. Therefore, the text is structured by two theoretical sections; in the first section, we sought to understand historical and current issues in the technology-education relationship in Brazil, considering the use of Information and Communication Technologies and the pedagogical practice of teachers; in the second section, the reflections were based on the understanding of the challenges faced by students and teachers during the Covid-19 pandemic, especially in the sense of emergency remote education.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações sobre o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Remoto Emergencial frente ao impacto da pandemia do Covid-19. Os objetivos secundários são: (i) compreender a relação histórica e atual entre tecnologia da Informação e Comunicação e educação no Brasil; (ii) entender o contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação no cotidiano escolar; (iii) investigar a prática pedagógica sob o prisma da tecnologia; (iv) analisar os desafios de alunos e professores durante a pandemia do Covid-19; (v) compreender como o ensino remoto emergencial apresenta como uma solução imediata e pertinente no período da pandemia do novo coronavírus e; (vi) discorrer argumentações sobre as desigualdades e aprendizados evidenciados na vigência da pandemia do Covid-19. Para alcançar estes objetivos optou-se por uma discussão privilegiando o método Qualitativo, além de uma Revisão Bibliográfia sobre os temas pretendidos. Assim sendo, o texto encontra-se estruturado por duas seções teóricas; na primeira seção, buscou-se compreender questões históricas e atuais na relação tecnologia-educação no Brasil, considerando o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e a prática pedagógica dos professores; na segunda seção, as reflexões se pautaram no entendimento dos desafios de alunos e professores durante a pandemia do Covid-19, em especial, na acepção do Ensino Remoto Emergencial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Wesley Gonçalves da Silva (wesley.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-06-14T10:30:53Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Wesley Gonçalves da Silva.pdf: 593088 bytes, checksum: fb1c97adeea243d74092202c26e5617c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que a submissão foi rejeitada e enviada para correção dos seguintes itens: Incluir Capa, e ata de defesa e TCAE assinados. A submissão não está cancelada, e deve ser reenviadas após a correção. on 2021-06-14T23:30:24Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Wesley Gonçalves da Silva (wesley.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-06-15T22:14:22Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Wesley Gonçalves da Silva.pdf: 1131241 bytes, checksum: 53dfde30bf3d0fb556b2147c64394492 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-16T12:42:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Wesley Gonçalves da Silva.pdf: 1131241 bytes, checksum: 53dfde30bf3d0fb556b2147c64394492 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-16T12:43:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_ Wesley Gonçalves da Silva.pdf: 1131241 bytes, checksum: 53dfde30bf3d0fb556b2147c64394492 (MD5) Previous issue date: 2021-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofO uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino remoto emergencial no Brasil: dificuldades e desafiospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesigualdadespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO BRASIL: DIFICULDADES E DESAFIOSpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_ Wesley Gonçalves da Silva.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.