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Tipo: Outro
Título: ATIVIDADES DE LETRAMENTO LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO HISTÓRICO-CRÍTICO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título(s) alternativo(s): A Pesquisa-ação Colaborativa e a Prática Docente
Conceituando Letramento
Tipos/modelos de Letramento e a Formação do Leitor
Autor(es): Mendes, Meire de Fátima Matias
Resumo: Este artigo, realizado durante a Pós-Graduação Lato Sensu em Formação de Professores e Práticas Educativas do Campus Ceres do IFGoiano, é fruto de uma pesquisa de letramento literário realizada numa sala de Primeiro Ano do Ensino Fundamental, com alunos de seis anos de idade, na Escola Municipal João Zeferino Dutra, da cidade de Rialma, Estado de Goiás. Inicialmente, a pesquisa deveria ter sido realizada na sala de aula física, entretanto, devido a pandemia mundial do “Novo Corona Vírus” e suspensão das aulas presenciais, o lócus se tornou de forma remota, com a utilização da ferramenta de grupo de “whatsapp” (Aplicativo Digital) na turma do Primeiro Ano “A”. Por esse motivo tão peculiar, esse trabalho toma uma dimensão mais ampla e pretende mostrar que, para se formar leitores o professor ou a professora, mesmo em situações adversas, necessita promover ações capazes de despertar nos alunos e alunas o gosto pelos gêneros literários. Importante também o apoio da família para dar continuidade a esse propósito, pois, a leitura é algo circundante que transcende o ambiente escolar, e é capaz de promover transformações sociais que surgem a partir da experiência. O presente artigo traz uma reflexão fundamentada na prática da professora do Primeiro Ano, demonstrando a importância das atividades de letramento literário para a formação do sujeito histórico-crítico. A partir das práticas da educadora, discutiremos a importância da leitura literária no ensino de Língua Portuguesa na alfabetização inicial, bem como algumas abordagens às quais podem ser utilizadas para promover o gosto pela leitura nessa fase do ensino escolar, e, respectivamente, o letramento literário, promovendo assim, uma das mais importantes funções sociais da escola.
Abstract: This article, carried out during the Lato Sensu Graduate Course in Teacher Training and Educational Practices at IFGoiano, at the Ceres Campus, is the result of a literary literacy research carried out in a first year class of elementary school, with six-year-old students, at João Zeferino Dutra Municipal School, in the city of Rialma, State of Goiás. Initially, the research should have been carried out in a presential classroom, due to the worldwide pandemic of the New Corona Virus, and the suspension of face-to-face classes, the locus became remote, using the group tool “whatsapp” (Digital Application) in the First Year class “A”. For this very peculiar reason, this study takes on a broader dimension and intends to show that in order to train readers, even in adverse situations; the teacher needs to promote actions capable of awakening the male and female students the taste for literary genres. It is also important that the family pursue this purpose, since reading is something that transcends the school environment and is capable of promoting social changes that arise from experience. This article brings a reflection based on the practice of the First Year teacher, demonstrating the importance of literary literacy activities for the formation of the historical-critical subject. Based on the educator's practices, we will discuss the importance of literary reading in the teaching of Portuguese in early literacy, as well as some approaches that can be used to promote a taste for reading in this phase of school education, and, respectively, literary literacy. , thus promoting one of the most important social functions of the school.
Palavras-chave: Letramento literário. Atividades de letramento. Língua Portuguesa. Sujeito histórico-crítico. Função social da escola.
Literary literacy; Literacy activities; Portuguese language; Historical-critical subject; Social functions of school.
Área do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1871
Data do documento: 22-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

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