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dc.creatorMendes, Meire de Fátima Matias-
dc.date.accessioned2021-06-14T23:08:40Z-
dc.date.available2021-05-01-
dc.date.available2021-06-14T23:08:40Z-
dc.date.issued2021-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1871-
dc.description.abstractThis article, carried out during the Lato Sensu Graduate Course in Teacher Training and Educational Practices at IFGoiano, at the Ceres Campus, is the result of a literary literacy research carried out in a first year class of elementary school, with six-year-old students, at João Zeferino Dutra Municipal School, in the city of Rialma, State of Goiás. Initially, the research should have been carried out in a presential classroom, due to the worldwide pandemic of the New Corona Virus, and the suspension of face-to-face classes, the locus became remote, using the group tool “whatsapp” (Digital Application) in the First Year class “A”. For this very peculiar reason, this study takes on a broader dimension and intends to show that in order to train readers, even in adverse situations; the teacher needs to promote actions capable of awakening the male and female students the taste for literary genres. It is also important that the family pursue this purpose, since reading is something that transcends the school environment and is capable of promoting social changes that arise from experience. This article brings a reflection based on the practice of the First Year teacher, demonstrating the importance of literary literacy activities for the formation of the historical-critical subject. Based on the educator's practices, we will discuss the importance of literary reading in the teaching of Portuguese in early literacy, as well as some approaches that can be used to promote a taste for reading in this phase of school education, and, respectively, literary literacy. , thus promoting one of the most important social functions of the school.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo, realizado durante a Pós-Graduação Lato Sensu em Formação de Professores e Práticas Educativas do Campus Ceres do IFGoiano, é fruto de uma pesquisa de letramento literário realizada numa sala de Primeiro Ano do Ensino Fundamental, com alunos de seis anos de idade, na Escola Municipal João Zeferino Dutra, da cidade de Rialma, Estado de Goiás. Inicialmente, a pesquisa deveria ter sido realizada na sala de aula física, entretanto, devido a pandemia mundial do “Novo Corona Vírus” e suspensão das aulas presenciais, o lócus se tornou de forma remota, com a utilização da ferramenta de grupo de “whatsapp” (Aplicativo Digital) na turma do Primeiro Ano “A”. Por esse motivo tão peculiar, esse trabalho toma uma dimensão mais ampla e pretende mostrar que, para se formar leitores o professor ou a professora, mesmo em situações adversas, necessita promover ações capazes de despertar nos alunos e alunas o gosto pelos gêneros literários. Importante também o apoio da família para dar continuidade a esse propósito, pois, a leitura é algo circundante que transcende o ambiente escolar, e é capaz de promover transformações sociais que surgem a partir da experiência. O presente artigo traz uma reflexão fundamentada na prática da professora do Primeiro Ano, demonstrando a importância das atividades de letramento literário para a formação do sujeito histórico-crítico. A partir das práticas da educadora, discutiremos a importância da leitura literária no ensino de Língua Portuguesa na alfabetização inicial, bem como algumas abordagens às quais podem ser utilizadas para promover o gosto pela leitura nessa fase do ensino escolar, e, respectivamente, o letramento literário, promovendo assim, uma das mais importantes funções sociais da escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meire de Fátima Matias (2019203302360081@ifgoiano.edu.br) on 2021-05-03T16:56:38Z No. of bitstreams: 1 Artigo Final -08-04-2021.pdf: 316851 bytes, checksum: 885d4a3cff55b3225780dcc2960c4ea6 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada MeireInformamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Falta o TCAE;- Folha de aprovação do trabalho;   ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf on 2021-05-03T17:05:11Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Meire de Fátima Matias (2019203302360081@ifgoiano.edu.br) on 2021-05-19T18:14:02Z No. of bitstreams: 1 Artigo Final -08-04-2021.pdf: 316851 bytes, checksum: 885d4a3cff55b3225780dcc2960c4ea6 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada MeireInformamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Falta o TCAE;  ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf on 2021-05-19T18:50:59Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Meire de Fátima Matias (2019203302360081@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-11T17:41:46Z No. of bitstreams: 2 Artigo Final -08-04-2021.pdf: 316851 bytes, checksum: 885d4a3cff55b3225780dcc2960c4ea6 (MD5) TCAE.pdf: 458496 bytes, checksum: 85aa4614fa7574aaf2ef477896b2774b (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br), reason: [RIIF Goiano] Submissão rejeitada para realização de ajustes A ata de defesa não foi anexada à submissão. Esse documento deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitasno Repositório. Assista a esse tutorial e veja como proceder: https://www.youtube.com/watch?v=Dhtr35MHAWU. on 2021-06-11T22:38:45Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Meire de Fátima Matias (2019203302360081@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-14T11:47:23Z No. of bitstreams: 3 Artigo Final -08-04-2021.pdf: 316851 bytes, checksum: 885d4a3cff55b3225780dcc2960c4ea6 (MD5) TCAE.pdf: 458496 bytes, checksum: 85aa4614fa7574aaf2ef477896b2774b (MD5) Ata de Defesa.pdf: 425583 bytes, checksum: abb19ccf7cc358cc8d13d8af9ec68a31 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-14T23:08:40Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo Final -08-04-2021.pdf: 316851 bytes, checksum: 885d4a3cff55b3225780dcc2960c4ea6 (MD5) TCAE.pdf: 458496 bytes, checksum: 85aa4614fa7574aaf2ef477896b2774b (MD5) Ata de Defesa.pdf: 425583 bytes, checksum: abb19ccf7cc358cc8d13d8af9ec68a31 (MD5) Previous issue date: 2021-03-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literário. Atividades de letramento. Língua Portuguesa. Sujeito histórico-crítico. Função social da escola.pt_BR
dc.subjectLiterary literacy; Literacy activities; Portuguese language; Historical-critical subject; Social functions of school.pt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleATIVIDADES DE LETRAMENTO LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO HISTÓRICO-CRÍTICO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.title.alternativeA Pesquisa-ação Colaborativa e a Prática Docentept_BR
dc.title.alternativeConceituando Letramentopt_BR
dc.title.alternativeTipos/modelos de Letramento e a Formação do Leitorpt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

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