Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1864
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
metadata.dc.creator: Silva, Mona Lysa
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Maria Lícia dos
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Denise
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Renata
metadata.dc.description.resumo: A educação tem vivido grandes desafios e transformações que refletem diretamente nas escolas e, em especial no ensino de ciências, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em que é necessário superar os limites e aceitar os desafios. A proposta, aqui apresentada, partiu de uma pesquisa qualitativa que buscou analisar as práticas adotadas pelas professoras do ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, visando compreender como as professoras percebem a importâncias das atividades práticas; saber quais atividades utilizam em seu cotidiano; entender as razões para o uso ou não de práticas nas aulas de Ciências. Para isto, foi aplicado um questionário a seis professoras da Escola Municipal Francisco Lopes Sobrinho que relataram ter dificuldades na utilização das atividades práticas e que raramente as utiliza. Para o embasamento teórico-cientifico, buscamos apoio em estudiosos que consideram que a escola deve se preparar para uma “alfabetização científica”, necessária para pensar uma educação que propicie habilidades aos alunos, possibilitando a construção de conhecimentos críticos e eficazes aos mesmos, além de documentos norteadores da educação. Os resultados obtidos na pesquisa sugerem a necessidade de capacitação dos docentes para que possa levar aos alunos uma alfabetização eficiente; apoio ao docente no planejamento e execução de atividades e, elaboração de materiais que estruture e possibilite as práticas educativas. PALAVRAS CHAVE: Ensino de Ciências. Atividades Práticas. Ensino Fundamental I.
Abstract: Education has experienced great challenges and transformations that directly reflect in schools and, especially in science teaching, in the early years of elementary school, when it is necessary to overcome the limits and accept the challenges. The proposal, presented here, started from a qualitative research that sought to analyze the practices adopted by the teachers of science teaching in the early years of Elementary School I, aiming to understand how the teachers perceive the importance of practical activities; knowing what activities they use in their daily lives; understand the reasons for the use or not of practices in science classes. For this, a questionnaire was applied to six teachers at the Escola Municipal Francisco Lopes Sobrinho who reported having difficulties in the use of practical activities and who rarely uses them. For the theoretical-scientific basis, we seek support from scholars who consider that the school should prepare for a “scientific literacy”, necessary to think about an education that provides skills to students, enabling the construction of critical and effective knowledge to them, in addition to guiding documents of education. The results obtained in the research suggest the need for teacher training so that it can bring students efficient literacy; support to the teacher in the planning and execution of activities, and preparation of materials that structure and enable educational practices. KEY WORDS: Science Teaching. Practical Activities. Elementary School I.
Keywords: Ensino de Ciências. Atividades Práticas. Ensino Fundamental I.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
Citation: SILVA, Mona Lysa. PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.Ceres (GO), 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1864
Issue Date: 29-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO FINAL - IFGOIANO AB..pdf795,16 kBAdobe PDFView/Open
ATA ASSINADA.pdf180,57 kBAdobe PDFView/Open
Declaração nada consta.pdf39,18 kBAdobe PDFView/Open
TECAE-.pdf210,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.