Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1864
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autor(es): Silva, Mona Lysa
Primeiro Orientador: Santos, Maria Lícia dos
Primeiro Membro da Banca: Dias, Denise
Segundo Membro da Banca: Oliveira, Renata
Resumo: A educação tem vivido grandes desafios e transformações que refletem diretamente nas escolas e, em especial no ensino de ciências, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em que é necessário superar os limites e aceitar os desafios. A proposta, aqui apresentada, partiu de uma pesquisa qualitativa que buscou analisar as práticas adotadas pelas professoras do ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, visando compreender como as professoras percebem a importâncias das atividades práticas; saber quais atividades utilizam em seu cotidiano; entender as razões para o uso ou não de práticas nas aulas de Ciências. Para isto, foi aplicado um questionário a seis professoras da Escola Municipal Francisco Lopes Sobrinho que relataram ter dificuldades na utilização das atividades práticas e que raramente as utiliza. Para o embasamento teórico-cientifico, buscamos apoio em estudiosos que consideram que a escola deve se preparar para uma “alfabetização científica”, necessária para pensar uma educação que propicie habilidades aos alunos, possibilitando a construção de conhecimentos críticos e eficazes aos mesmos, além de documentos norteadores da educação. Os resultados obtidos na pesquisa sugerem a necessidade de capacitação dos docentes para que possa levar aos alunos uma alfabetização eficiente; apoio ao docente no planejamento e execução de atividades e, elaboração de materiais que estruture e possibilite as práticas educativas. PALAVRAS CHAVE: Ensino de Ciências. Atividades Práticas. Ensino Fundamental I.
Abstract: Education has experienced great challenges and transformations that directly reflect in schools and, especially in science teaching, in the early years of elementary school, when it is necessary to overcome the limits and accept the challenges. The proposal, presented here, started from a qualitative research that sought to analyze the practices adopted by the teachers of science teaching in the early years of Elementary School I, aiming to understand how the teachers perceive the importance of practical activities; knowing what activities they use in their daily lives; understand the reasons for the use or not of practices in science classes. For this, a questionnaire was applied to six teachers at the Escola Municipal Francisco Lopes Sobrinho who reported having difficulties in the use of practical activities and who rarely uses them. For the theoretical-scientific basis, we seek support from scholars who consider that the school should prepare for a “scientific literacy”, necessary to think about an education that provides skills to students, enabling the construction of critical and effective knowledge to them, in addition to guiding documents of education. The results obtained in the research suggest the need for teacher training so that it can bring students efficient literacy; support to the teacher in the planning and execution of activities, and preparation of materials that structure and enable educational practices. KEY WORDS: Science Teaching. Practical Activities. Elementary School I.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Atividades Práticas. Ensino Fundamental I.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Citação: SILVA, Mona Lysa. PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.Ceres (GO), 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1864
Data do documento: 29-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO FINAL - IFGOIANO AB..pdf795,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA ASSINADA.pdf180,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Declaração nada consta.pdf39,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TECAE-.pdf210,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.