Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Lícia dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934023451377993pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Denise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3831323207268046pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Renata-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5276401760313243pt_BR
dc.creatorSilva, Mona Lysa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934412351570680pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-10T11:21:38Z-
dc.date.available2021-06-10T11:21:38Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.citationSILVA, Mona Lysa. PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.Ceres (GO), 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1864-
dc.description.abstractEducation has experienced great challenges and transformations that directly reflect in schools and, especially in science teaching, in the early years of elementary school, when it is necessary to overcome the limits and accept the challenges. The proposal, presented here, started from a qualitative research that sought to analyze the practices adopted by the teachers of science teaching in the early years of Elementary School I, aiming to understand how the teachers perceive the importance of practical activities; knowing what activities they use in their daily lives; understand the reasons for the use or not of practices in science classes. For this, a questionnaire was applied to six teachers at the Escola Municipal Francisco Lopes Sobrinho who reported having difficulties in the use of practical activities and who rarely uses them. For the theoretical-scientific basis, we seek support from scholars who consider that the school should prepare for a “scientific literacy”, necessary to think about an education that provides skills to students, enabling the construction of critical and effective knowledge to them, in addition to guiding documents of education. The results obtained in the research suggest the need for teacher training so that it can bring students efficient literacy; support to the teacher in the planning and execution of activities, and preparation of materials that structure and enable educational practices. KEY WORDS: Science Teaching. Practical Activities. Elementary School I.pt_BR
dc.description.resumoA educação tem vivido grandes desafios e transformações que refletem diretamente nas escolas e, em especial no ensino de ciências, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em que é necessário superar os limites e aceitar os desafios. A proposta, aqui apresentada, partiu de uma pesquisa qualitativa que buscou analisar as práticas adotadas pelas professoras do ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, visando compreender como as professoras percebem a importâncias das atividades práticas; saber quais atividades utilizam em seu cotidiano; entender as razões para o uso ou não de práticas nas aulas de Ciências. Para isto, foi aplicado um questionário a seis professoras da Escola Municipal Francisco Lopes Sobrinho que relataram ter dificuldades na utilização das atividades práticas e que raramente as utiliza. Para o embasamento teórico-cientifico, buscamos apoio em estudiosos que consideram que a escola deve se preparar para uma “alfabetização científica”, necessária para pensar uma educação que propicie habilidades aos alunos, possibilitando a construção de conhecimentos críticos e eficazes aos mesmos, além de documentos norteadores da educação. Os resultados obtidos na pesquisa sugerem a necessidade de capacitação dos docentes para que possa levar aos alunos uma alfabetização eficiente; apoio ao docente no planejamento e execução de atividades e, elaboração de materiais que estruture e possibilite as práticas educativas. PALAVRAS CHAVE: Ensino de Ciências. Atividades Práticas. Ensino Fundamental I.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mona Lysa Silva (2019203302360391@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-10T00:25:40Z No. of bitstreams: 4 ARTIGO FINAL - IFGOIANO AB..pdf: 814240 bytes, checksum: 5a60f02c84e2b10b12bc0451924ca792 (MD5) ATA ASSINADA.pdf: 184903 bytes, checksum: 0aeeb257d215e3a4d5190d1f83ef6bd6 (MD5) Declaração nada consta.pdf: 40122 bytes, checksum: 10e4ba973261d0b36643747d533fcf2d (MD5) TECAE-.pdf: 215051 bytes, checksum: 992535cce9654fa73feaff53c7c37c82 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-10T11:20:53Z (GMT) No. of bitstreams: 4 ARTIGO FINAL - IFGOIANO AB..pdf: 814240 bytes, checksum: 5a60f02c84e2b10b12bc0451924ca792 (MD5) ATA ASSINADA.pdf: 184903 bytes, checksum: 0aeeb257d215e3a4d5190d1f83ef6bd6 (MD5) Declaração nada consta.pdf: 40122 bytes, checksum: 10e4ba973261d0b36643747d533fcf2d (MD5) TECAE-.pdf: 215051 bytes, checksum: 992535cce9654fa73feaff53c7c37c82 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-10T11:21:38Z (GMT). No. of bitstreams: 4 ARTIGO FINAL - IFGOIANO AB..pdf: 814240 bytes, checksum: 5a60f02c84e2b10b12bc0451924ca792 (MD5) ATA ASSINADA.pdf: 184903 bytes, checksum: 0aeeb257d215e3a4d5190d1f83ef6bd6 (MD5) Declaração nada consta.pdf: 40122 bytes, checksum: 10e4ba973261d0b36643747d533fcf2d (MD5) TECAE-.pdf: 215051 bytes, checksum: 992535cce9654fa73feaff53c7c37c82 (MD5) Previous issue date: 2021-03-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Marcelo Leandro Feitosa de; MASSABNI, Vânia Galindo. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v17n4/a05 v17n4.pdf. Acesso em: 17 jan. 2021. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular, educação é a base, Brasília, 2017. Disponível: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_ 110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 25 de mar. 2020. BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: 18 de jan.2021. CHAPANI, Daisi Teresinha. Políticas públicas e história de formação de professores de Ciências: uma análise a partir da teoria social de Habermas. 2010.Tese de Doutoramento. Universidade Estadual Paulista Júnior de Mesquita, São Paulo. Disponível: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/102035/chapani_dt_dr_bauru.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 10 de fev. 2021. COLAÇO, Gisele A. de Mello; GIIELHL, Leidi Katia; ZARA, Reginaldo A.. O Ensino de Ciências nas Séries Iniciais: um olhar sobre a ciência, o cotidiano e as tecnologias. Arquivos do MUDI, v 21, n 03, p. 50-65, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40941/pdf. Acesso em: 03 de fev.2021. COSTA, Gercimar Martins Cabral (Organizador). Metodologias ativas: métodos e práticas para o século XXI / – Quirinópolis, GO: Editora IGM, 2020. 642 p. : il. ; 23. Disponível em: https://editoraigm.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Metodologias-Ativas-m%C3%A9todos-e-pr%C3%A1ticas.pdf. Acesso: 15 de fev. 2021. FORTUNA, Tânia Ramos. Sala de aula é lugar de brincar?In: XAVIER, M. L. M. e DALLA ZEN, M. I. H. (org.) Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000. (Cadernos de Educação Básica, 6) p. 147-164. Disponível em: http://brincarbrincando.pbworks.com/f/texto_sala_de_aula.pdf. Acesso em 11 de fev. 2021. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Ensinar, aprender: leitura do mundo, leitura da palavra. Estud. av. v.15 n.42 São Paulo maio/ago. 2001. Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142001000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acessado em:17 de jan. 2021. 30 GOIÁS. Documento Curricular para Goiás - Ampliado. Volume II - Ensino Fundamental Anos Iniciais 2019. Disponível em: https://secretaria-de-educacao-novo-gama.webnode.com/_files/200000405-541ff54201/ANOS%20INICIAIS.pdf. Acesso em: 10 de fev. 2021. KRASILCHIK, Myriam. 2004. Prática de Ensino de Biologia. 4° ed. rev. ampl., 2° reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A.. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. SEGURA, Eduardo; KALHIL, Josefina Barrera. A METODOLOGIA ATIVA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista REAMEC, Cuiabá - MT, n.03, dezembro 2015, ISSN: 2318 – 6674. UNESCO BRASIL. Ensino de Ciências: o futuro em risco. 2005. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139948?posInSet=1&queryId=d914f64a-9764-4e0b-9f5a-1bd5c1a68581. Acesso em: 08 jan. 2021. VIECHENESKI, Juliana Pinto; CARLETTO, Marcia. Iniciação à alfabetização científica nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática. Investigações em Ensino de Ciências. V. 18, n.3, 2013, p. 525-543. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/112. Acesso em 04 de fev. 2021. VIECHENESKI, Juliana Pinto; CARLETTO, Marcia. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. Revista brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, V. 6, n.2, 2013, p.213-227. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1638/104. Acesso em 04 de fev. 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências. Atividades Práticas. Ensino Fundamental I.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Ipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO FINAL - IFGOIANO AB..pdf795,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA ASSINADA.pdf180,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Declaração nada consta.pdf39,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TECAE-.pdf210,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.