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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A PANDEMIA (COVID-19): CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES
Título(s) alternativo(s): THE PANDEMIC (COVID-19): HEALTH CONSEQUENCES TEACHERS' MENTAL
Autor(es): Guimarães, Fernanda Pacheco Viana
Primeiro Orientador: Brandão, Hilma Aparecida
Resumo: O artigo a seguir tem como tema a Pandemia causada pelo novo coronavírus (SARSCOV-2), objetivando compreender como esse momento pandêmico repercutiu na saúde mental dos professores - visto que a docência já é considerada uma das profissões mais estressantes devido à precarização das condições de trabalho, desvalorização e acumulo de tarefasidentificando o contexto social geral, sobretudo o da Educação em tempos de pandemia, por meio da interpretação dos documentos jurídicos publicados desde o início da pandemia; as particularidades da modalidade de ensino remoto e os possíveis impactos da pandemia para a saúde dos professores, a partir de autores que versem sobre o assunto, entre outros, Vidal (2002), Bettilo e Martins (2004), Guarezi (2009), Pretto et al (2020). Utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica, por meio de abordagem qualitativa. Conclui-se, ao final, que o investimento em recursos tecnológicos nas instituições escolares brasileiras é fundamental, bem como na formação dos professores para que possam utilizar desses recursos com qualidade; de modo emergencial, que os governantes propiciem um olhar atento para esses profissionais desenvolvendo programas com multiprofissionais qualificados para desenvolver atividades voltadas para a melhoria da saúde mental dos professores.
Abstract: The following article has as its theme the Pandemic caused by the new coronavirus (SARSCOV-2), aiming to understand how this pandemic moment affected the mental health of teachers, since teaching is already considered one of the most stressful professions due to the precariousness of working conditions, devaluation and, accumulation of tasks, identifying the general social context, especially that of Education in times of pandemic, through the interpretation of legal documents published since the beginning of the pandemic; the particularities of the remote education modality and the possible impacts of the pandemic on the health of teachersbased on authors dealing with the subject, among others, Vidal (2002), Bettilo and Martins (2004), Guarezi (2009), Pretto et al (2020). We used the bibliographic review methodology, through a qualitative approach. Finally, it is concluded that investment in technological resources in Brazilian school institutions is essential, as well as in the training of teachers so that they can use these resources with quality; in an emergency way, that government officials provide a close look at these professionals by developing programs with qualified multiprofessionals to develop activities aimed at improving the mental health of teachers.
Palavras-chave: Pandemic context
Mental health
Teachers
Saúde mental
Contexto pandêmico
Prfessores
Área do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1859
Data do documento: 8-Abr-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

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