Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.creatorGuimarães, Fernanda Pacheco Viana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6120077649832571pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-09T18:58:47Z-
dc.date.available2021-06-07-
dc.date.available2021-06-09T18:58:47Z-
dc.date.issued2021-04-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1859-
dc.description.abstractThe following article has as its theme the Pandemic caused by the new coronavirus (SARSCOV-2), aiming to understand how this pandemic moment affected the mental health of teachers, since teaching is already considered one of the most stressful professions due to the precariousness of working conditions, devaluation and, accumulation of tasks, identifying the general social context, especially that of Education in times of pandemic, through the interpretation of legal documents published since the beginning of the pandemic; the particularities of the remote education modality and the possible impacts of the pandemic on the health of teachersbased on authors dealing with the subject, among others, Vidal (2002), Bettilo and Martins (2004), Guarezi (2009), Pretto et al (2020). We used the bibliographic review methodology, through a qualitative approach. Finally, it is concluded that investment in technological resources in Brazilian school institutions is essential, as well as in the training of teachers so that they can use these resources with quality; in an emergency way, that government officials provide a close look at these professionals by developing programs with qualified multiprofessionals to develop activities aimed at improving the mental health of teachers.pt_BR
dc.description.resumoO artigo a seguir tem como tema a Pandemia causada pelo novo coronavírus (SARSCOV-2), objetivando compreender como esse momento pandêmico repercutiu na saúde mental dos professores - visto que a docência já é considerada uma das profissões mais estressantes devido à precarização das condições de trabalho, desvalorização e acumulo de tarefasidentificando o contexto social geral, sobretudo o da Educação em tempos de pandemia, por meio da interpretação dos documentos jurídicos publicados desde o início da pandemia; as particularidades da modalidade de ensino remoto e os possíveis impactos da pandemia para a saúde dos professores, a partir de autores que versem sobre o assunto, entre outros, Vidal (2002), Bettilo e Martins (2004), Guarezi (2009), Pretto et al (2020). Utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica, por meio de abordagem qualitativa. Conclui-se, ao final, que o investimento em recursos tecnológicos nas instituições escolares brasileiras é fundamental, bem como na formação dos professores para que possam utilizar desses recursos com qualidade; de modo emergencial, que os governantes propiciem um olhar atento para esses profissionais desenvolvendo programas com multiprofissionais qualificados para desenvolver atividades voltadas para a melhoria da saúde mental dos professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Pacheco Viana Guimarães (fernanda.pacheco@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-06-08T00:45:28Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Fernanda Pacheco.pdf: 704531 bytes, checksum: b3db6d5be1a2695d3f459ef3d2e897ce (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-09T18:55:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Fernanda Pacheco.pdf: 704531 bytes, checksum: b3db6d5be1a2695d3f459ef3d2e897ce (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-09T18:58:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Fernanda Pacheco.pdf: 704531 bytes, checksum: b3db6d5be1a2695d3f459ef3d2e897ce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-09T18:58:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Fernanda Pacheco.pdf: 704531 bytes, checksum: b3db6d5be1a2695d3f459ef3d2e897ce (MD5) Previous issue date: 2021-04-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemic contextpt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectContexto pandêmicopt_BR
dc.subjectPrfessorespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleA PANDEMIA (COVID-19): CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORESpt_BR
dc.title.alternativeTHE PANDEMIC (COVID-19): HEALTH CONSEQUENCES TEACHERS' MENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_Fernanda Pacheco.pdf688,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.