Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1858
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | FAZENDO-SE PROFESSOR: AS APRENDIZAGENS DA PROFISSÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO |
Título(s) alternativo(s): | BECOMING A TEACHER: THE PROFESSIONAL LEARNINGS IN THE PEDAGOGICAL RESIDENCY PROGRAM IN A FEDERAL INSTITUTE OF EDUCATION |
Autor(es): | Ribeiro, Laíse Ataides |
Primeiro Orientador: | Paniago, Rosenilde Nogueira |
Primeiro Membro da Banca: | Paniago, Rosenilde Nogueira |
Segundo Membro da Banca: | Cunha, Fátima Suely Ribeiro |
Terceiro Membro da Banca: | Nunes, Patrícia Gouvêa |
Resumo: | O Programa de Residência Pedagógica (PRP) de 2018 é voltado a inserir estudantes de licenciaturas em escolas conveniadas para uma imersão em seu futuro local de trabalho. Este texto apresenta dados de uma investigação em colaboração com o grupo de pesquisa do Instituto Federal lócus. O objetivo foi identificar as contribuições do PRP que tangenciam as aprendizagens da profissão docente pelos residentes, evidenciando entraves e benefícios do programa para a formação inicial. Os instrumentos para coleta de dados foram as narrativas apresentadas nos portfólios produzidos pelos residentes e a aplicação de questionários nos 122 participantes do programa. Neste estudo, constatou-se que eles reconheceram o aperfeiçoamento de sua formação inicial como futuros docentes e que as atividades oportunizam as aprendizagens da docência. Considerou-se que iniciativas de melhoria na formação docente são relevantes, porém devem vir em conjunto com melhores condições de trabalho, valorização e investimentos na Educação Básica. |
Abstract: | The Pedagogical Residency Program (PRP) of 2018 is dedicated to introducing students from the bachelor’s degree course in affiliated schools for immersion in their future place of work. This text presents data from an investigation in collaboration with the research group from IF lóxus. The purpose is to identify the contributions of PRP that touch the learnings of the teaching profession by the residents, evidencing obstacles and benefits of the program for the initial formation. The instruments for data collection were the narratives presented in the portfolios prepared by the residents and the application of questionnaires to 122 residents of the program. In this study, it was found that residents recognized the improvement of their initial training as future teachers and that the activities provide opportunities for teaching learning.It was considered that the initiatives to improve teacher training are relevant, but they must come together with better working conditions, valuation, and investments in Basic Education. |
Palavras-chave: | Residência pedagógica Formação docente Aprendizagens da docência |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Rio Verde |
Citação: | RIBEIRO, Laíse Ataides. Fazendo-se professor: Aprendizagens da profissão no Programa Residência Pedagógica de um Instituto Federal de Educação. 2021. 25 f. Monografia (curso de especialização). Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde. Rio Verde, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1858 |
Data do documento: | 8-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_esp_Laise Ataides Ribeiro.pdf | 511,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.