Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.contributor.referee1Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Fátima Suely Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1444442249144683pt_BR
dc.contributor.referee3Nunes, Patrícia Gouvêa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3417906132084628pt_BR
dc.creatorRibeiro, Laíse Ataides-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8766382384725218pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-08T17:22:12Z-
dc.date.available2021-06-06-
dc.date.available2021-06-08T17:22:12Z-
dc.date.issued2021-02-08-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Laíse Ataides. Fazendo-se professor: Aprendizagens da profissão no Programa Residência Pedagógica de um Instituto Federal de Educação. 2021. 25 f. Monografia (curso de especialização). Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde. Rio Verde, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1858-
dc.description.abstractThe Pedagogical Residency Program (PRP) of 2018 is dedicated to introducing students from the bachelor’s degree course in affiliated schools for immersion in their future place of work. This text presents data from an investigation in collaboration with the research group from IF lóxus. The purpose is to identify the contributions of PRP that touch the learnings of the teaching profession by the residents, evidencing obstacles and benefits of the program for the initial formation. The instruments for data collection were the narratives presented in the portfolios prepared by the residents and the application of questionnaires to 122 residents of the program. In this study, it was found that residents recognized the improvement of their initial training as future teachers and that the activities provide opportunities for teaching learning.It was considered that the initiatives to improve teacher training are relevant, but they must come together with better working conditions, valuation, and investments in Basic Education.pt_BR
dc.description.resumoO Programa de Residência Pedagógica (PRP) de 2018 é voltado a inserir estudantes de licenciaturas em escolas conveniadas para uma imersão em seu futuro local de trabalho. Este texto apresenta dados de uma investigação em colaboração com o grupo de pesquisa do Instituto Federal lócus. O objetivo foi identificar as contribuições do PRP que tangenciam as aprendizagens da profissão docente pelos residentes, evidenciando entraves e benefícios do programa para a formação inicial. Os instrumentos para coleta de dados foram as narrativas apresentadas nos portfólios produzidos pelos residentes e a aplicação de questionários nos 122 participantes do programa. Neste estudo, constatou-se que eles reconheceram o aperfeiçoamento de sua formação inicial como futuros docentes e que as atividades oportunizam as aprendizagens da docência. Considerou-se que iniciativas de melhoria na formação docente são relevantes, porém devem vir em conjunto com melhores condições de trabalho, valorização e investimentos na Educação Básica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-08T17:16:58Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Laise Ataides Ribeiro.pdf: 523776 bytes, checksum: c3f89c09ecdace6c7d18522526c182da (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-08T17:17:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Laise Ataides Ribeiro.pdf: 523776 bytes, checksum: c3f89c09ecdace6c7d18522526c182da (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-08T17:22:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Laise Ataides Ribeiro.pdf: 523776 bytes, checksum: c3f89c09ecdace6c7d18522526c182da (MD5) Previous issue date: 2021-02-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED). A política de formação de professores no Brasil de 2018: uma análise dos Editais CAPES de Residência Pedagógica e PIBID e a reafirmação da resolução CNE/CP 02/2015. Rio de Janeiro, ANPED, 2018. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/em-audiencia-no-cne-anped-e-entidades-de-pesquisa-repudiam-submissao-de-formacao-de-professores BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 5 ed. Lisboa: Edições 70, Ltda. 2013. BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Portaria Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018 - Institui o Programa Residência Pedagógica. Brasília: Capes, 2018.Disponível em https://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/28022018-Portaria_n_38-Institui_RP.pdf Acesso em 20 out. 2019. SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro; CRUZ, Shirleide Pereira. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento-Diálogos em Educação, v. 27, n. 2, p. 227-247, 2018. Disponível em https://www.seer.furg.br/momento/article/view/8062/5352 DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A formação acadêmico profissional: compartilhando responsabilidades entre universidades e escolas. In: EGGERT, E. (org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. (p. 253 – 267). FARIA, Juliana Batista; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 333-356, 2019. Disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8393/5630 GATTI, Bernardete Angelina et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo: FCC/SEP, v. 41, p. 3-120, 2014. GATTI, Bernardete Angelina et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação.Brasília: UNESCO, 2019. LÜDKE, Menga. ANDRE, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.2ª ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013. MARTINS, Edna. Família e escola no contexto de um programa de residência pedagógica: Um estudo a partir do enfoque histórico-cultural. Educação, Sociedade & Culturas, São Paulo, n. 37, p. 89-107, 2012. Disponível em https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/images/ESC37_Edna.pdf MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista E-Curriculum, v. 1, n. 1, 2005. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3106/2046 PANIAGO, Rosenilde; NUNES, Patrícia Gouvêa; BELISÁRIO, Celso Martins. Residência pedagógica em um instituto federal: narrativa dos (des)caminhos formativos. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 67-80, 22 dez. 2020. Disponível em https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/414/256 PANIZZOLO, Claudia et al. Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: avanços e desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio. Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores. XVI ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas, anais, 2012. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista poíesis, v. 3, n. 3, p. 5-24, 2005. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542/7012 PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena.Estágio e docência. 8 ed. SãoPaulo: Cortez, 2017. RICOLDI, Arlene; ARTES, Amélia.Mulheres no ensino superior brasileiro: espaço garantido e novos desafios. Ex aequo, n. 33, p. 149-161, 2016. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/Arlene-Ricoldi/publication/307956113_MULHERES_NO_ENSINO_SUPERIOR_BRASILEIRO_ESPACO_GARANTIDO_E_NOVOS_DESAFIOS_Arlene_Ricoldi_e_Amelia_Artes/links/57d313d208ae601b39a4255c/MULHERES-NO-ENSINO-SUPERIOR-BRASILEIRO-ESPACO-GARANTIDO-E-NOVOS-DESAFIOS-Arlene-Ricoldi-e-Amelia-Artes.pdf SANT'ANNA, Neide da Fonseca P.; MATTOS, Francisco Roberto P.; COSTA, Christine Sertã. Formação continuada de professores: a experiência do programa de residência docente no colégio Pedro II. Educação em Revista, v. 31, n. 4, p. 249-278, 2015. Disponível em https://www.scielo.br/j/edur/a/W9S7dCrvrCH8ssJ7rPgt9ff/?lang=pt&format=pdf SEVERINO, Antonio Joaquim; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. São Paulo, SP: Cortez, 2009. ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação (UFSM), v. 35, n. 3, p. 479-504, 2010. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357/1424pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAprendizagens da docênciapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleFAZENDO-SE PROFESSOR: AS APRENDIZAGENS DA PROFISSÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.title.alternativeBECOMING A TEACHER: THE PROFESSIONAL LEARNINGS IN THE PEDAGOGICAL RESIDENCY PROGRAM IN A FEDERAL INSTITUTE OF EDUCATIONpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Laise Ataides Ribeiro.pdf511,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.