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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1852
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | CONCEITOS E DESAFIOS DO ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO |
Autor(es): | Silva, Esterfânia Lopes |
Primeiro Orientador: | Gargioni, Ana Alice dos Passos |
Primeiro Membro da Banca: | Gargioni, Ana Alice dos Passos |
Segundo Membro da Banca: | Brandão, Hilma Aparecida |
Terceiro Membro da Banca: | Franco Neto, Bruna |
Resumo: | Este artigo contempla um breve panorama das políticas que instituem a Educação no/do Campo, apresentando as principais dificuldades vivenciadas nessa modalidade de ensino, tais quais as dinâmicas necessárias à pedagogia da alternância e especificidades na proposição nessa forma de educação escolar. Objetiva-se aqui, por meio de uma revisão bibliográfica, compreender os desafios do ensinar e do aprender no campo a fim de entender os valores estabelecidos na Educação no/do Campo. Diante disso, evidenciou-se a importância do aproveitamento das experiências reais dos campesinos, relacionando a escola, o trabalho e o espaço rural, bem como o acesso e a permanência do alunado camponês para a efetivação das políticas públicas asseguradas a essas comunidades por meio de uma estruturação pedagógica diferenciada e o desenvolvimento político de seus movimentos sociais. |
Abstract: | This article provides a brief overview of the policies that establish the Countryside Education, the main changes experienced in this teaching modality, such as mandatory dynamics to alternation pedagogy and specificities in the proposition in this form of school education. The objective here is, through a bibliographic review, to understand the challenges of teaching and learning in the rural area in order to understand the values attributed to the Countryside Education. Thereby, the importance of considering the real experiences of the peasants was evidenced, relating the school, the labor and the rural space, as well as the access and permanence of the countryside students for the implementation of public policies ensured to these communities through a differentiated pedagogical structure and the political development of its social movements. |
Palavras-chave: | Educação no/do Campo Especificidades Desafios |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ipameri |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1852 |
Data do documento: | 30-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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