Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1852
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gargioni, Ana Alice dos Passos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9028996995085834 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gargioni, Ana Alice dos Passos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9028996995085834 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Brandão, Hilma Aparecida | - |
dc.contributor.referee3 | Franco Neto, Bruna | - |
dc.creator | Silva, Esterfânia Lopes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0208915071533206 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T21:04:55Z | - |
dc.date.available | 2021-06-06 | - |
dc.date.available | 2021-06-07T21:04:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1852 | - |
dc.description.abstract | This article provides a brief overview of the policies that establish the Countryside Education, the main changes experienced in this teaching modality, such as mandatory dynamics to alternation pedagogy and specificities in the proposition in this form of school education. The objective here is, through a bibliographic review, to understand the challenges of teaching and learning in the rural area in order to understand the values attributed to the Countryside Education. Thereby, the importance of considering the real experiences of the peasants was evidenced, relating the school, the labor and the rural space, as well as the access and permanence of the countryside students for the implementation of public policies ensured to these communities through a differentiated pedagogical structure and the political development of its social movements. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo contempla um breve panorama das políticas que instituem a Educação no/do Campo, apresentando as principais dificuldades vivenciadas nessa modalidade de ensino, tais quais as dinâmicas necessárias à pedagogia da alternância e especificidades na proposição nessa forma de educação escolar. Objetiva-se aqui, por meio de uma revisão bibliográfica, compreender os desafios do ensinar e do aprender no campo a fim de entender os valores estabelecidos na Educação no/do Campo. Diante disso, evidenciou-se a importância do aproveitamento das experiências reais dos campesinos, relacionando a escola, o trabalho e o espaço rural, bem como o acesso e a permanência do alunado camponês para a efetivação das políticas públicas asseguradas a essas comunidades por meio de uma estruturação pedagógica diferenciada e o desenvolvimento político de seus movimentos sociais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Esterfania Lopes Silva (esterfania.lopes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-06-06T19:34:15Z No. of bitstreams: 1 Mon_Especialização_Esterfania Lopes Silva.pdf: 976005 bytes, checksum: c532647b2e1006b7e9f926c8f718fa78 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-07T21:03:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mon_Especialização_Esterfania Lopes Silva.pdf: 976005 bytes, checksum: c532647b2e1006b7e9f926c8f718fa78 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-06-07T21:04:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mon_Especialização_Esterfania Lopes Silva.pdf: 976005 bytes, checksum: c532647b2e1006b7e9f926c8f718fa78 (MD5) Previous issue date: 2021-05-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ipameri | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação no/do Campo | pt_BR |
dc.subject | Especificidades | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
dc.title | CONCEITOS E DESAFIOS DO ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mon_Especialização_Esterfania Lopes Silva.pdf | 953,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.