Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1850
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: MEMÓRIAS REFLEXIVAS
metadata.dc.creator: Assis, Elisvane Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Belisário, Celso Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Belisário, Celso Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, Fátima Suely
metadata.dc.contributor.referee3: Paniago, Rosenilde Nogueira
metadata.dc.contributor.referee4: Vale, Wilciene Nunes
metadata.dc.description.resumo: Diante da importância do ambiente Cerrado, sob a ótica da biodiversidade e potencialidades econômicas, trabalhos nas escolas devem ser realizados para proporcionar a formação de estudantes reflexivos, críticos e responsáveis pelo processo de conservação das espécies nativas. Assim, objetivou-se analisar as experiências vivenciadas com o Projeto “Doce Cerrado: Formação de Jovens Estudantes, Conhecimento e Valorização de Frutíferas Nativas”, de modo a refletir sobre as principais contribuições da metodologia de ensino com projetos no processo ensino-aprendizagem. O projeto foi desenvolvido numa Escola Estadual do Município de Rio Verde-GO desde 2017. De natureza qualitativa, esta pesquisa utilizou os procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental, observação com registro em diário de campo e narrativas para alcance dos objetivos. Na execução do projeto “Doce Cerrado”, em 2017 e 2018, contou-se com a colaboração de estudantes e coordenadores Bolsistas do PIBID. Em 2019, somou-se aos projetos de ensino, pesquisa e extensão do IF Goiano. Em 2020, devido ao afastamento social imposto pela pandemia de COVID-19, o projeto “Doce Cerrado” foi desenvolvido de forma remota, com utilização das plataformas Google Classroom e You tube. Diante das práticas, notou-se que os projetos de ensino aproximam os professores e estudantes da responsabilidade de ensinar e aprender, desenvolvendo, nos participantes, protagonismo nas ações educativas, quando se dispõem a pesquisar, conhecer e discutir os temas abordados no projeto.
Abstract: Given the importance of the Cerrado environment from the perspective of biodiversity and economic potential, work in schools should be carried out to provide the formation of reflective, critical and responsible students for the process of conservation of native species. Thus, the objective was to analyze the experiences lived with the project "Doce Cerrado: Formation of Young Students, Knowledge and Appreciation of Native Fruits", in order to reflect on the main contributions of the methodology of teaching with projects in the teaching-learning process. The project was developed in a State School in the Municipality of Rio Verde-GO since 2017. Qualitative in nature, this research used the procedures of bibliographic and documentary research, observation with field diary records and narratives to reach the objectives. In the execution of the project "Doce Cerrado" in 2017 and 2018, it counted with the collaboration of students and coordinators of PIBID Scholar. In 2019, it was added to the teaching, research and extension projects of IF Goiano. In 2020, due to the social withdrawal imposed by the Covid-19 pandemic, the "Doce Cerrado" project was developed remotely, with the use of Google Classroom and You tube platforms. In view of the practices, it was noted that the teaching projects bring teachers and students closer to the responsibility of teaching and learning, and develop in the participants a protagonism in educational actions, when they are willing to research, know and discuss the themes addressed in the project.
Keywords: Cerrado
Frutíferas
Educação
Observação
Protagonismo
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1850
Issue Date: 18-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.