Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Belisário, Celso Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4895640412872390pt_BR
dc.contributor.referee1Belisário, Celso Martins-
dc.contributor.referee2Cunha, Fátima Suely-
dc.contributor.referee3Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.referee4Vale, Wilciene Nunes-
dc.creatorAssis, Elisvane Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1757016997340386pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-07T20:24:20Z-
dc.date.available2022-12-30-
dc.date.available2021-06-07T20:24:20Z-
dc.date.issued2021-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1850-
dc.description.abstractGiven the importance of the Cerrado environment from the perspective of biodiversity and economic potential, work in schools should be carried out to provide the formation of reflective, critical and responsible students for the process of conservation of native species. Thus, the objective was to analyze the experiences lived with the project "Doce Cerrado: Formation of Young Students, Knowledge and Appreciation of Native Fruits", in order to reflect on the main contributions of the methodology of teaching with projects in the teaching-learning process. The project was developed in a State School in the Municipality of Rio Verde-GO since 2017. Qualitative in nature, this research used the procedures of bibliographic and documentary research, observation with field diary records and narratives to reach the objectives. In the execution of the project "Doce Cerrado" in 2017 and 2018, it counted with the collaboration of students and coordinators of PIBID Scholar. In 2019, it was added to the teaching, research and extension projects of IF Goiano. In 2020, due to the social withdrawal imposed by the Covid-19 pandemic, the "Doce Cerrado" project was developed remotely, with the use of Google Classroom and You tube platforms. In view of the practices, it was noted that the teaching projects bring teachers and students closer to the responsibility of teaching and learning, and develop in the participants a protagonism in educational actions, when they are willing to research, know and discuss the themes addressed in the project.pt_BR
dc.description.resumoDiante da importância do ambiente Cerrado, sob a ótica da biodiversidade e potencialidades econômicas, trabalhos nas escolas devem ser realizados para proporcionar a formação de estudantes reflexivos, críticos e responsáveis pelo processo de conservação das espécies nativas. Assim, objetivou-se analisar as experiências vivenciadas com o Projeto “Doce Cerrado: Formação de Jovens Estudantes, Conhecimento e Valorização de Frutíferas Nativas”, de modo a refletir sobre as principais contribuições da metodologia de ensino com projetos no processo ensino-aprendizagem. O projeto foi desenvolvido numa Escola Estadual do Município de Rio Verde-GO desde 2017. De natureza qualitativa, esta pesquisa utilizou os procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental, observação com registro em diário de campo e narrativas para alcance dos objetivos. Na execução do projeto “Doce Cerrado”, em 2017 e 2018, contou-se com a colaboração de estudantes e coordenadores Bolsistas do PIBID. Em 2019, somou-se aos projetos de ensino, pesquisa e extensão do IF Goiano. Em 2020, devido ao afastamento social imposto pela pandemia de COVID-19, o projeto “Doce Cerrado” foi desenvolvido de forma remota, com utilização das plataformas Google Classroom e You tube. Diante das práticas, notou-se que os projetos de ensino aproximam os professores e estudantes da responsabilidade de ensinar e aprender, desenvolvendo, nos participantes, protagonismo nas ações educativas, quando se dispõem a pesquisar, conhecer e discutir os temas abordados no projeto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Martins Belisario (celso.belisario@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-07T16:59:54Z No. of bitstreams: 1 TCC final Elisvane.pdf: 867127 bytes, checksum: 00df882284b3c894f12ebd7d613f80e6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-07T20:21:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC final Elisvane.pdf: 867127 bytes, checksum: 00df882284b3c894f12ebd7d613f80e6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-07T20:24:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC final Elisvane.pdf: 867127 bytes, checksum: 00df882284b3c894f12ebd7d613f80e6 (MD5) Previous issue date: 2021-03-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectCerradopt_BR
dc.subjectFrutíferaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectObservaçãopt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleDESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: MEMÓRIAS REFLEXIVASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.