Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1768
Tipo: Artigo de Periódico
Título: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ÁREA DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL II DO MUNICÍPIO DE CRISTALINA-GO
Autor(es): Santos, Rafael Avelino dos
Resumo: Para que aprendizagem escolar aconteça é indispensável a mediação de professores com domínio dos conhecimentos a serem ensinados e dos meios para fazê-lo com eficácia. O presente trabalho tem como objetivo, efetuar uma análise da formação profissional e a atuação pedagógica dos professores da educação básica da rede municipal de educação do município de Cristalina-GO, visando apresentar as modalidades de ensino que atuam e a correspondente área de formação. Sob o pressuposto de que a formação inicial e continuada de professores ser prioridade na educação brasileira desde o início do século XXI, a pesquisa se justifica pela pretensão em mostrar o desenho do perfil profissional do docente, contribuindo para o reconhecimento da formação inicial e a relação com a área de atuação indispensável para implementar uma política de melhoria da educação básica municipal. Trata-se de uma pesquisa documental com análise qualitativa. A partir da análise desenvolvida, buscou-se demonstrar a pertinência da colocação dos profissionais em atuação na modalidade de ensino pertinente à sua formação inicial, melhorando a qualidade processo ensino-aprendizagem e o êxito do desenvolvimento proficiente da educação básica. Verificou-se que, a falta de profissionais de áreas específicas para atuarem no Ensino Fundamental II, função docente a qual é recomendada a atuação de um especialista que possui, teoricamente, o conhecimento específico aliado à habilidade didática fundamentada nos cursos de licenciatura. Também acarreta problemas de adequação dos profissionais à prática docente neste nível de ensino, o que pode ser fator influenciador do aprendizado e corroborar para os baixos resultados obtidos pelo município nas pesquisas de desenvolvimento educacional.
Abstract: For school learning to happen it is essential to mediate teachers with mastery of the knowledge to be taught and the means to do it effectively. The present work aims to carry out an analysis of professional training and pedagogical performance of teachers of basic education in the municipal education network in the municipality of Cristalina-GO, aiming to present the teaching modalities they work in and the corresponding training area. Under the assumption that initial and continuing teacher education has been a priority in Brazilian education since the beginning of the 21st century, the research is justified by the intention to show the design of the professional profile of the teacher, contributing to the recognition of initial education and the relationship with the indispensable area of ​​action to implement a policy of improving municipal basic education. It is a documentary research with qualitative analysis. From the analysis developed, we sought to demonstrate the relevance of placing professionals in the teaching modality relevant to their initial training, improving the quality of the teaching-learning process and the success of proficient development of basic education. It was found that the lack of professionals in specific areas to work in Elementary School II, a teaching function which recommends the work of a specialist who theoretically has specific knowledge combined with didactic skills based on undergraduate courses. It also causes problems with the adequacy of professionals to teaching practice at this level of education, which can be a factor influencing learning and corroborating the low results obtained by the municipality in educational development research.
Palavras-chave: Licenciatura. Profissionais. Formação inicial. Ensino fundamental
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1768
Data do documento: 30-Mai-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo.pdfArtigo: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ÁREA DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL II DO MUNICÍPIO DE CRISTALINA-GO352,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa Pública nº 21.pdfAta Pública nº 21 - Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pós-graduação em Ensino de Humanidades388,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE Rafael Avelino dos Santos.pdfTERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO PARA DISPONIBILIZAR PRODUÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DO IF GOIANO122,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.