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dc.creatorSantos, Rafael Avelino dos-
dc.date.accessioned2021-05-14T23:51:12Z-
dc.date.available2021-05-14T23:51:12Z-
dc.date.issued2019-05-30-
dc.citation.volume1pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1768-
dc.description.abstractFor school learning to happen it is essential to mediate teachers with mastery of the knowledge to be taught and the means to do it effectively. The present work aims to carry out an analysis of professional training and pedagogical performance of teachers of basic education in the municipal education network in the municipality of Cristalina-GO, aiming to present the teaching modalities they work in and the corresponding training area. Under the assumption that initial and continuing teacher education has been a priority in Brazilian education since the beginning of the 21st century, the research is justified by the intention to show the design of the professional profile of the teacher, contributing to the recognition of initial education and the relationship with the indispensable area of ​​action to implement a policy of improving municipal basic education. It is a documentary research with qualitative analysis. From the analysis developed, we sought to demonstrate the relevance of placing professionals in the teaching modality relevant to their initial training, improving the quality of the teaching-learning process and the success of proficient development of basic education. It was found that the lack of professionals in specific areas to work in Elementary School II, a teaching function which recommends the work of a specialist who theoretically has specific knowledge combined with didactic skills based on undergraduate courses. It also causes problems with the adequacy of professionals to teaching practice at this level of education, which can be a factor influencing learning and corroborating the low results obtained by the municipality in educational development research.pt_BR
dc.description.resumoPara que aprendizagem escolar aconteça é indispensável a mediação de professores com domínio dos conhecimentos a serem ensinados e dos meios para fazê-lo com eficácia. O presente trabalho tem como objetivo, efetuar uma análise da formação profissional e a atuação pedagógica dos professores da educação básica da rede municipal de educação do município de Cristalina-GO, visando apresentar as modalidades de ensino que atuam e a correspondente área de formação. Sob o pressuposto de que a formação inicial e continuada de professores ser prioridade na educação brasileira desde o início do século XXI, a pesquisa se justifica pela pretensão em mostrar o desenho do perfil profissional do docente, contribuindo para o reconhecimento da formação inicial e a relação com a área de atuação indispensável para implementar uma política de melhoria da educação básica municipal. Trata-se de uma pesquisa documental com análise qualitativa. A partir da análise desenvolvida, buscou-se demonstrar a pertinência da colocação dos profissionais em atuação na modalidade de ensino pertinente à sua formação inicial, melhorando a qualidade processo ensino-aprendizagem e o êxito do desenvolvimento proficiente da educação básica. Verificou-se que, a falta de profissionais de áreas específicas para atuarem no Ensino Fundamental II, função docente a qual é recomendada a atuação de um especialista que possui, teoricamente, o conhecimento específico aliado à habilidade didática fundamentada nos cursos de licenciatura. Também acarreta problemas de adequação dos profissionais à prática docente neste nível de ensino, o que pode ser fator influenciador do aprendizado e corroborar para os baixos resultados obtidos pelo município nas pesquisas de desenvolvimento educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Avelino dos Santos (2017101301040136@ifgoiano.edu.br) on 2021-05-13T14:41:44Z No. of bitstreams: 1 Artigo.pdf: 360920 bytes, checksum: ca3e282fde92cc83a3565416a62608e3 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br), reason: Bom dia Rafael, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação. Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados ao trabalho, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. on 2021-05-13T15:04:37Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Avelino dos Santos (2017101301040136@ifgoiano.edu.br) on 2021-05-14T11:44:38Z No. of bitstreams: 3 Artigo.pdf: 360920 bytes, checksum: ca3e282fde92cc83a3565416a62608e3 (MD5) Ata de Defesa Pública nº 21.pdf: 397729 bytes, checksum: 7a553e3a925520fa8609ebe0b21584ee (MD5) TCAE Rafael Avelino dos Santos.pdf: 124987 bytes, checksum: db58caa1eb25377d5374742a30507b1a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2021-05-14T23:50:34Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo.pdf: 360920 bytes, checksum: ca3e282fde92cc83a3565416a62608e3 (MD5) Ata de Defesa Pública nº 21.pdf: 397729 bytes, checksum: 7a553e3a925520fa8609ebe0b21584ee (MD5) TCAE Rafael Avelino dos Santos.pdf: 124987 bytes, checksum: db58caa1eb25377d5374742a30507b1a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-14T23:51:12Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo.pdf: 360920 bytes, checksum: ca3e282fde92cc83a3565416a62608e3 (MD5) Ata de Defesa Pública nº 21.pdf: 397729 bytes, checksum: 7a553e3a925520fa8609ebe0b21584ee (MD5) TCAE Rafael Avelino dos Santos.pdf: 124987 bytes, checksum: db58caa1eb25377d5374742a30507b1a (MD5) Previous issue date: 2019-05-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofFORMAÇÃO PROFISSIONAL E ÁREA DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL II DO MUNICÍPIO DE CRISTALINA-GOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicenciatura. Profissionais. Formação inicial. Ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFORMAÇÃO PROFISSIONAL E ÁREA DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL II DO MUNICÍPIO DE CRISTALINA-GOpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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Artigo.pdfArtigo: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ÁREA DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL II DO MUNICÍPIO DE CRISTALINA-GO352,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa Pública nº 21.pdfAta Pública nº 21 - Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pós-graduação em Ensino de Humanidades388,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE Rafael Avelino dos Santos.pdfTERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO PARA DISPONIBILIZAR PRODUÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DO IF GOIANO122,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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