Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1754
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA REGULAR |
metadata.dc.creator: | Marra, Aurea |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Lucianne |
metadata.dc.contributor.referee1: | Monteiro, Eneida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cardoso, João |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo é apresentado como trabalho de conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Campus Ceres do IF Goiano. Trata-se de uma pesquisa sobre o ensino e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em práticas pedagógicas, as quais os docentes do ensino regular que recebem esses alunos estão descapacitados, equivocados e com pensamentos errôneos acerca dessa condição e dessas crianças. O objetivo é reunir informações sobre as mudanças promovidas pelas iniciativas de inclusão desses discentes e seus resultados, refletidos em expressiva redução de evasão escolar. Para isto, o método de Revisão Integrativa foi utilizado no artigo, constituindo-se de uma ampla análise literária, de discussões sobre métodos e apresentação dos resultados de pesquisas, possibilitando combinação de fundamentação teórica com estudo empírico. Após obter dos dados, analisá-los de acordo com o seu conteúdo, separar o material e alinhar das ideias, o estudo classifica as informações em categorias dentro de um conjunto de 15 artigos selecionados previamente e finaliza-se com apresentação dos dados, fundamentados literariamente. Conclui-se a partir deste estudo que não existir ambiente apropriado, condições favoráveis à inclusão dos alunos e profissionais que entendam de maneira correta o assunto impossibilita que tais crianças sejam educadas dentro de suas características de aprendizado, o que evidencia a necessidade imediata de reestruturar a maneira com que o sistema escolar acolhe esses discentes. |
Abstract: | This study is presented as a conclusion work for the Lato Sensu Postgraduate Course in Teacher Training and Pedagogical Practices at the Ceres Campus of IF Goiano. This is a research about the teaching and inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in pedagogical practices, which regular education teachers who receive these students are disabled, mistaken and with erroneous thoughts about this condition and these children. The objective is to gather information about the changes promoted by these students' inclusion initiatives and their results, reflected in a significant reduction in school dropout. For this, the Integrative Review method was used in the article, constituting a wide literary analysis, discussions about methods and presentation of research results, enabling a combination of theoretical and empirical study. After obtaining the data, analyzing them according to their content, separating the material and aligning with the ideas, the study classifies the information into categories within a set of 15 previously selected articles and ends with presentation of the data, based on literary grounds . It is concluded from this study that there is no appropriate ambience, favorable conditions for the inclusion of students and professionals who correctly understand the subject make it impossible for such children to be educated within their learning characteristics, which shows the immediate need to restructure the way the school system receives these students. |
Keywords: | Transtorno do Espectro Autista (TEA). Práticas Pedagógicas. Inclusão do aluno com TEA. Educação básica regular. Autistic Spectrum Disorder (ASD). Pedagogical practices. Inclusion of students with ASD. Regular basic education. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Ceres |
Citation: | MARRA, Aurea Cintra de Azevedo. DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA REGULAR. Ceres (GO), 2021. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1754 |
Issue Date: | 31-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO.pdf | 115,49 kB | Adobe PDF | View/Open | |
TCAE - Terrmo de Autorização.pdf | 296,37 kB | Adobe PDF | View/Open | |
art_esp_Aurea Cintra de Azevedo Marra.pdf | 641,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.