Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Lucianne-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3243079818409002pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Eneida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1447611996012300pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, João-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1150425634562334pt_BR
dc.creatorMarra, Aurea-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8575196844127173pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-03T11:31:20Z-
dc.date.available2021-05-03T11:31:20Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.citationMARRA, Aurea Cintra de Azevedo. DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA REGULAR. Ceres (GO), 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1754-
dc.description.abstractThis study is presented as a conclusion work for the Lato Sensu Postgraduate Course in Teacher Training and Pedagogical Practices at the Ceres Campus of IF Goiano. This is a research about the teaching and inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in pedagogical practices, which regular education teachers who receive these students are disabled, mistaken and with erroneous thoughts about this condition and these children. The objective is to gather information about the changes promoted by these students' inclusion initiatives and their results, reflected in a significant reduction in school dropout. For this, the Integrative Review method was used in the article, constituting a wide literary analysis, discussions about methods and presentation of research results, enabling a combination of theoretical and empirical study. After obtaining the data, analyzing them according to their content, separating the material and aligning with the ideas, the study classifies the information into categories within a set of 15 previously selected articles and ends with presentation of the data, based on literary grounds . It is concluded from this study that there is no appropriate ambience, favorable conditions for the inclusion of students and professionals who correctly understand the subject make it impossible for such children to be educated within their learning characteristics, which shows the immediate need to restructure the way the school system receives these students.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo é apresentado como trabalho de conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Campus Ceres do IF Goiano. Trata-se de uma pesquisa sobre o ensino e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em práticas pedagógicas, as quais os docentes do ensino regular que recebem esses alunos estão descapacitados, equivocados e com pensamentos errôneos acerca dessa condição e dessas crianças. O objetivo é reunir informações sobre as mudanças promovidas pelas iniciativas de inclusão desses discentes e seus resultados, refletidos em expressiva redução de evasão escolar. Para isto, o método de Revisão Integrativa foi utilizado no artigo, constituindo-se de uma ampla análise literária, de discussões sobre métodos e apresentação dos resultados de pesquisas, possibilitando combinação de fundamentação teórica com estudo empírico. Após obter dos dados, analisá-los de acordo com o seu conteúdo, separar o material e alinhar das ideias, o estudo classifica as informações em categorias dentro de um conjunto de 15 artigos selecionados previamente e finaliza-se com apresentação dos dados, fundamentados literariamente. Conclui-se a partir deste estudo que não existir ambiente apropriado, condições favoráveis à inclusão dos alunos e profissionais que entendam de maneira correta o assunto impossibilita que tais crianças sejam educadas dentro de suas características de aprendizado, o que evidencia a necessidade imediata de reestruturar a maneira com que o sistema escolar acolhe esses discentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aurea Cintra de Azevedo Marra (2019203302360332@ifgoiano.edu.br) on 2021-05-02T18:55:24Z No. of bitstreams: 4 DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA REGULAR.pdf: 502841 bytes, checksum: cfd2d62c2e92ee74d69e7650bb753e2f (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO.pdf: 118259 bytes, checksum: d6cb034719ec3b1a2c08d3bb02bc2506 (MD5) TCAE - Terrmo de Autorização.pdf: 303487 bytes, checksum: 38b8dafa444a382194291444c50a5126 (MD5) declaraçao de nada consta IF.pdf: 40124 bytes, checksum: 3d324b46fc395324fd0415754482da50 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-05-03T11:29:59Z (GMT) No. of bitstreams: 4 DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA REGULAR.pdf: 502841 bytes, checksum: cfd2d62c2e92ee74d69e7650bb753e2f (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO.pdf: 118259 bytes, checksum: d6cb034719ec3b1a2c08d3bb02bc2506 (MD5) TCAE - Terrmo de Autorização.pdf: 303487 bytes, checksum: 38b8dafa444a382194291444c50a5126 (MD5) declaraçao de nada consta IF.pdf: 40124 bytes, checksum: 3d324b46fc395324fd0415754482da50 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-03T11:31:20Z (GMT). No. of bitstreams: 4 DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA REGULAR.pdf: 502841 bytes, checksum: cfd2d62c2e92ee74d69e7650bb753e2f (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO.pdf: 118259 bytes, checksum: d6cb034719ec3b1a2c08d3bb02bc2506 (MD5) TCAE - Terrmo de Autorização.pdf: 303487 bytes, checksum: 38b8dafa444a382194291444c50a5126 (MD5) declaraçao de nada consta IF.pdf: 40124 bytes, checksum: 3d324b46fc395324fd0415754482da50 (MD5) Previous issue date: 2021-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBRANDE, Carla Andréa; ZANFELICE, Camila Cilene. A inclusão escolar de um aluno com autismo: diferentes tempos de escuta, intervenção e aprendizagens. Revista Educação Especial, v. 25, n. 42, p. 43-56, 2012. Disponível em: <https://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial>. Acesso em: 27/01/2021. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 17/01/2021. BRASIL. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo nº 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acessado em 17/01/2021. BRASIL. Lei nº 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. Brasília. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 17/01/2021. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192 Acesso 2m 17/01/2021. BRASIL. Lei nº 12.764/2012. [LEI BERENICE PIANA]. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em 17/01/2021. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9394/96. Brasília. 1996. BRENTANI, Helena et al. Transtornos do espectro do autismo: uma visão geral sobre diagnóstico e tratamento. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, v. 35, supl. 1, pág. S62-S72, 2013. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462013000500008&lng=en&nrm=iso>. acesso em 24 janeiro de 2021. CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; BOSA, Cleonice Alves. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia & sociedade, v. 21, n. 1, p. 65-74, 2009. CHAVES, Maria José; ABREU, Márcia Kelma de Alencar. Currículo inclusivo: proposta de flexibilização curricular para o aprendente autista. 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/Modalidade_1datahora_11_11_2014_00_14_48_idinscrito_1032_21baa4b98f17f639f8e420243e5ad478.pdf >. Acesso em: 27 de jan. 2021. CRUZ, Talita. Autismo e Inclusão: experiências no ensino regular. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. FREITAS, Soraia Napoleão. A formação de professores na educação inclusiva: construindo a base de todo o processo. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, p. 161-181, 2006. FROST, Kyle M.; HONG, Natalie; LORD, Catherine. Correlates of adaptive functioning in minimally verbal children with autism spectrum disorder. American journal on intellectual and developmental disabilities, v. 122, n. 1, p. 1-10, 2017. GIKOVATE, Carla Gruber. Autismo: compreendendo para melhor incluir. Rio de Janeiro, 2009. 35 p. Disponível em: <http://www.carlagikovate.com.br/aulas/autismo%20compreendendo%20para%20melhor%20incluir.pdf>. Acesso em: 25 de jan. 2021. HARRISON, Ashley Johnson et al. Development of a brief intervention to improve knowledge of autism and behavioral strategies among parents in Tanzania. Intellectual and developmental disabilities, v. 54, n. 3, p. 187-201, 2016. LEDFORD, J.R.; WEHBY, J.H. Teaching Children with Autism in Small Groups with Students Who are At-Risk for Academic Problems: Effects on Academic and Social Behaviors. Journal of Autism and Developmental Disorders. v.45 n.6 p. 1624-35, 2015. DE OLIVEIRA, João Ferreira; LIBÂNEO, José Carlos; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. Cortez Editora, 2017. LIMA, Stéfanie Melo; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Escolarização de Alunos com Autismo. Rev. bras. educ. espec, p. 269-284, 2016. LOPES, Daniele Centeno; PAVELACKI, Luiz Fernandes. Técnicas utilizadas na educação de autistas. 11 p., 2005. Disponível em: <http://guaiba.ulbra.br/seminario/eventos/ 2005/artigos/pedagogia/20.pdf>. Acesso em:25 de jan. 2021. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MELLO, Ana Maria S. Ros de. Autismo: guia prático. 6ª ed. São Paulo: AMA. Brasília: CORDE, 2007. Disponível em: <https://www.ama.org.br/site/images/home/Downloads/guiapratico.pdf>. Acesso em: 25 de jan. 2021. MERCADO, E.L. de O.; FUMES, N. de L.F. Base Nacional Comum Curricular e a Educação Especial no Contexto da Inclusão Escolar. Disponível em: <eventos.set.edu.br›enfope›article›download>. Acesso em: 27/01/2021. ORRÚ, Sílvia Ester. Autismo, linguagem e educação: integração social no cotidiano escolar (3a ed.). Rio de Janeiro: WAK Ed. 2012. SANTOS, Ana Maria Tarcitano dos. Autismo: desafios na alfabetização e no convívio escolar. 2008. 36 f. Trabalho de Conclusão – Centro de Referência em Distúrbios de Aprendizagem, São Paulo, 2008. Disponível em: < https://docplayer.com.br/1588295-Ana-maria-tarcitano-dos-santos-autismo-desafio-na-alfabetizacao-e-no-convivio-escolar.html >. Acesso em 19/03/2021. SILUK, Ana Cláudia Pavão (org). Atendimento Educacional Especializado-AEE: Contribuições para a prática pedagógica. 1ed. Santa Maria: Laboratório de pesquisa e documentação-CE. Universidade Federal de Santa Maria, 2012. SILVA, Maria do Carmo Bezerra de Lima; BROTHERHOOD, Rachel de Maya. Autismo e inclusão: da teoria à prática. In: VECPP, Maringá, 2009. Disponível em: <https://www.unicesumar.edu.br/epcc2009/anais/maria_carmo_bezerra_lima_silva.pdf> Acesso em: 26 de jan. 2021. SMITH, S. J.; LOWREY, K. A. Applying the Universal Design for Learning Framework for Individuals with Intellectual Disability: The Future Must Be Now. Journal of Intellectual & Developmental Disability. v.55, n.1, p.48-51, 2017. SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. SPAULDING, C. J.; LERNER, M. D.; GADOW, K. D. Trajectories and correlates of special education supports for youth with autism spectrum disorder and psychiatric comparisons. Autism. v.21, n.4, integra p.423-435, 2017. SUPLINO, Maryse. Currículo funcional natural: guia prático para a educação na área do autismo e deficiência mental. 3ª ed. Rio de Janeiro: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2009.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA). Práticas Pedagógicas. Inclusão do aluno com TEA. Educação básica regular.pt_BR
dc.subjectAutistic Spectrum Disorder (ASD). Pedagogical practices. Inclusion of students with ASD. Regular basic education.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleDESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA REGULARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO.pdf115,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE - Terrmo de Autorização.pdf296,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
art_esp_Aurea Cintra de Azevedo Marra.pdf641,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.