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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: REFORMA AGRÁRIAS E EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO
Autor(es): Prado, Kellyane
Primeiro Orientador: Ramalho, Laíse
Primeiro Membro da Banca: Oliveira, Flávio
Segundo Membro da Banca: Loureiro, Maria Ótavia
Resumo: Este trabalho buscou discutir a relação entre Reforma Agrária e Educação no/do campo na formação do sujeito camponês, com vistas a compreender sua forma de vida e saberes em sobrevida à expansão capitalista que procura desapropriar esse povo da sua terra e cultura. Mediante isso, compreende-se que a Reforma Agrária é uma política de distribuição de terras que deve ser executada pelo governo, contudo, no Brasil a Reforma Agrária configura-se para além da propriedade e latifúndio e almeja pela valorização e desenvolvimento do espaço rural, respeitando a forma de viver do camponês, e ainda requer uma educação que seja especifica para este povo, surgindo assim, depois de muitas lutas e resistência, a educação do/no campo que foi pensada pelos próprios camponeses tomando por base suas experiências de vida e realidade. Sendo assim, partindo de uma pesquisa materialista e histórica dialética que se refere às ideologias de Marx e busca a construção de um pensamento que seja lógico e concreto e que seja capaz de interpretar a realidade. Essa pesquisa utilizou-se referências a autores como Caldart (2012), Fernandes (2012) e Stedile (2012) para que fosse possível melhor compreender as lutas de classes pela terra e pela educação e chegar à conclusão de que essa relação é fundamental para a permanência e sobrevivência dos saberes e cultura dos camponeses, sendo necessária uma educação que atenda e entenda as peculiaridades do campo, não por ser um povo diferente, mas por estar inserido em realidade diferente e que necessita de instrumento para modificar e melhorar sua realidade.
Abstract: This work sought to discuss the relationship between Agrarian Reform and Education in/of the countryside in the formation of the peasant subject, with a view to understanding their way of life and knowledge in survival to the capitalist expansion that seeks to dispossess this people of their land and culture. Therefore, it is understood that the Agrarian Reform is a land distribution policy that must be implemented by the government, however, in Brazil the Agrarian Reform is configured beyond property and latifundium and aims for the valorization and development of rural space, respecting the peasant’s way of living, and still requires an education that is specific to this people, thus arising, after many struggles and resistance, the education of/in the countryside that was thought by the peasants themselves based on their experiences of life and reality. Thus, starting from a materialistic and historical dialectical research that refers to the ideologies of Marx and seeks the construction of a thought that is logical and concrete and that is able to interpret reality. This research used references to authors such as Caldart (2012), Fernandes (2012) and Stedile (2012) so that it would be possible to better understand the class struggles for land and education and to arrive at the conclusion that this relationship is fundamental for the permanence and survival of the knowledge and culture of the peasants, It is necessary an education that meets and understands the peculiarities of the field, not because it is a different people, but because it is inserted in a different reality and needs an instrument to modify and improve its reality.
Palavras-chave: Reforma Agrária
Movimentos Sociais
Educação do Campo
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1752
Data do documento: 8-Abr-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

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