Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1750
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
metadata.dc.creator: Costa, Thais de Araujo
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Maria Licia dos
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Luciane Oliveira Monteiro
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ilmo Correia
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como título: A Importância da Prática Docente na Mediação Pedagógica, com o objetivo de buscar embasamento teórico científico para uma melhor compreensão da educação na atualidade. Os autores pesquisados, apontam para as Metodologias Inovadoras que concebem o professor como mediador do conhecimento, quando o professor deixa de ser o protagonista das aulas e o aluno passa a ser sujeito de seu conhecimento, desenvolvendo um pensamento reflexivo e crítico de seu aprendizado. As principais fontes consultadas foram artigos científicos, livros, teses, dissertações e resumos em congresso, buscando dialogar com os interlocutores que deram sustentação a proposta de investigação. Também foi desenvolvida uma pesquisa junto aos alunos do 8º período do curso de Licenciatura em Química do IF Goiano – Campus Ceres, investigando o nível de satisfação, expectativas e aprendizado dos discentes, ao longo da sua trajetória acadêmica e, no momento atual, marcado pelo ensino remoto ocasionado pela pandemia provocada pelo Covid-19. Como resultado da investigação os alunos consideram importante a mediação, o bom relacionamento e o diálogo que colaboram para superar as dificuldades e possibilitam a aprendizagem.
Abstract: The present research is entitled: The Importance of Teaching Practice in Pedagogical Mediation, with the objective of seeking scientific scientific basis for a better understanding of education today. The researched authors point to the Innovative Methodologies that conceive the teacher as a mediator of knowledge, when the teacher ceases to be the protagonist of the classes and the student becomes the subject of his knowledge, developing a reflective and critical thinking of his learning. The main sources consulted were scientific articles, books, theses, dissertations and abstracts in congress, seeking to dialogue with the interlocutors who supported the research proposal. A research was also carried out with students in the 8th period of the Chemistry Degree course at IF Goiano - Campus Ceres, investigating the level of satisfaction, expectations and learning of students, throughout their academic trajectory and, at the present time, marked by remote education caused by the pandemic caused by Covid-19. As a result of the investigation, the students consider mediation, good relationships and dialogue to be important in order to overcome difficulties and enable learning.
Keywords: Docencia
Mediação
Práticas pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1750
Issue Date: 23-Mar-2021
Appears in Collections:Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Thais Araujo.pdf647,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.