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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1745
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MODALIDADE DE ENSINO INCLUSIVA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Título(s) alternativo(s): | DISTANCE EDUCATION: INCLUSIVE TEACHING MODE FOR YOUTH AND ADULT EDUCATION |
Autor(es): | Silva, Ribas |
Primeiro Orientador: | Andrade, Lucianne |
Primeiro Membro da Banca: | Cardoso, João |
Segundo Membro da Banca: | Castro, Rúbia |
Resumo: | O presente trabalho, apresentado ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação de Professores e Práticas Educativas do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, aborda a problemática de jovens e adultos excluídos do sistema escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza a revisão bibliográfica e documental e tem como objetivo geral analisar as causas dessa exclusão e propor alternativa inclusiva de ensino para a sua minimização. A hipótese levantada é a de que a Educação a Distância (EaD) é uma modalidade capaz de promover a inclusão de jovens e adultos no sistema escolar. Foram incluídos os seguintes objetivos específicos: identificar as características do público-alvo da EJA; analisar a eficácia das políticas públicas voltadas para a EJA; apontar carências pedagógicas no ensino de jovens e adultos e discutir a Educação a Distância como modalidade alternativa de inclusão na EJA. Conclui-se que as principais causas da exclusão de jovens e adultos do sistema educacional são as de cunho socioeconômicos, pedagógicos e a ineficácia de políticas públicas educacionais voltadas para a EJA. A hipótese é considerada comprovada. Todavia a aplicação da modalidade deve ser precedida de medidas como elaboração de projeto pedagógico próprio que valorize o estudante como sujeito principal do processo de ensino-aprendizagem e formação docente continuada, de modo a preparar os educadores para lidar com as especificidades da EJA e com as tecnologias usadas na modalidade EaD. Observadas essas medidas a EaD pode ser uma modalidade aplicável à EJA como alternativa para o resgate de milhões de sujeitos excluídos do sistema escolar. |
Abstract: | The present work, presented to the Lato Sensu Postgraduate Course in Teacher Training and Educational Practices at the Federal Goiano Institute - Campus Ceres, addresses the problem of young people and adults excluded from the school system. The research, with a qualitative approach, uses the bibliographic and documentary review and has the general objective of analyzing the causes of this exclusion and proposing an inclusive teaching alternative for its minimization. The hypothesis raised is that Distance Education (DE) is an able modality of promote the inclusion of young people and adults in the school system. The following specific objectives were included: to identify the characteristics of the YAE's public target; analyze the effectiveness of public policies aimed at YAE; point out pedagogical deficiencies in the teaching of youth and adults and discuss Distance Education as an alternative modality of inclusion in YAE. It is concluded that the main causes of the exclusion of young people and adults from the educational system are those of a socioeconomic, pedagogical nature and the ineffectiveness of public educational policies aimed at YAE. The hypothesis is considered proven. However, the application of the modality must be preceded by measures such as the elaboration of a specific pedagogical project that values the student as the main subject of the teaching-learning process and continuing teacher training, in order to prepare educators to deal with the specificities of YAE and with the technologies used in distance education. Observing these measures, DE can be a modality applicable to YAE as an alternative for the rescue of millions of subjects excluded from the school system. |
Palavras-chave: | EJA. EaD. Inclusão. Formação Docente. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Citação: | SILVA, Ribas Antônio da. Educação a distância: modalidade de ensino inclusiva para a educação de jovens e adultos. Ceres (GO), 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1745 |
Data do documento: | 26-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
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