Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1745
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Lucianne-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3243079818409002pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, João-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1150425634562334pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Rúbia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6165032662378508pt_BR
dc.creatorSilva, Ribas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5191224554769398pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-26T23:09:56Z-
dc.date.available2021-04-26T23:09:56Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.citationSILVA, Ribas Antônio da. Educação a distância: modalidade de ensino inclusiva para a educação de jovens e adultos. Ceres (GO), 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1745-
dc.description.abstractThe present work, presented to the Lato Sensu Postgraduate Course in Teacher Training and Educational Practices at the Federal Goiano Institute - Campus Ceres, addresses the problem of young people and adults excluded from the school system. The research, with a qualitative approach, uses the bibliographic and documentary review and has the general objective of analyzing the causes of this exclusion and proposing an inclusive teaching alternative for its minimization. The hypothesis raised is that Distance Education (DE) is an able modality of promote the inclusion of young people and adults in the school system. The following specific objectives were included: to identify the characteristics of the YAE's public target; analyze the effectiveness of public policies aimed at YAE; point out pedagogical deficiencies in the teaching of youth and adults and discuss Distance Education as an alternative modality of inclusion in YAE. It is concluded that the main causes of the exclusion of young people and adults from the educational system are those of a socioeconomic, pedagogical nature and the ineffectiveness of public educational policies aimed at YAE. The hypothesis is considered proven. However, the application of the modality must be preceded by measures such as the elaboration of a specific pedagogical project that values the student as the main subject of the teaching-learning process and continuing teacher training, in order to prepare educators to deal with the specificities of YAE and with the technologies used in distance education. Observing these measures, DE can be a modality applicable to YAE as an alternative for the rescue of millions of subjects excluded from the school system.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, apresentado ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação de Professores e Práticas Educativas do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, aborda a problemática de jovens e adultos excluídos do sistema escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza a revisão bibliográfica e documental e tem como objetivo geral analisar as causas dessa exclusão e propor alternativa inclusiva de ensino para a sua minimização. A hipótese levantada é a de que a Educação a Distância (EaD) é uma modalidade capaz de promover a inclusão de jovens e adultos no sistema escolar. Foram incluídos os seguintes objetivos específicos: identificar as características do público-alvo da EJA; analisar a eficácia das políticas públicas voltadas para a EJA; apontar carências pedagógicas no ensino de jovens e adultos e discutir a Educação a Distância como modalidade alternativa de inclusão na EJA. Conclui-se que as principais causas da exclusão de jovens e adultos do sistema educacional são as de cunho socioeconômicos, pedagógicos e a ineficácia de políticas públicas educacionais voltadas para a EJA. A hipótese é considerada comprovada. Todavia a aplicação da modalidade deve ser precedida de medidas como elaboração de projeto pedagógico próprio que valorize o estudante como sujeito principal do processo de ensino-aprendizagem e formação docente continuada, de modo a preparar os educadores para lidar com as especificidades da EJA e com as tecnologias usadas na modalidade EaD. Observadas essas medidas a EaD pode ser uma modalidade aplicável à EJA como alternativa para o resgate de milhões de sujeitos excluídos do sistema escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ribas Antonio da Silva (2019203302360286@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-25T20:21:24Z No. of bitstreams: 4 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - MODALIDADE DE ENSINO INCLUSIVA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS _ Ribas Antônio da Silva.pdf: 364124 bytes, checksum: 89b07655955003bdf6e4b719926b0373 (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO (1).pdf: 121703 bytes, checksum: a9514f24f02ad1d7badbf3b18c147442 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf: 199422 bytes, checksum: 9d09fc5cfa7ad2d1606d9ca92c366969 (MD5) Declaração de nada consta.pdf: 41067 bytes, checksum: 0d419797702639fc5e5859dea8980faf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2021-04-26T23:09:00Z (GMT) No. of bitstreams: 4 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - MODALIDADE DE ENSINO INCLUSIVA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS _ Ribas Antônio da Silva.pdf: 364124 bytes, checksum: 89b07655955003bdf6e4b719926b0373 (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO (1).pdf: 121703 bytes, checksum: a9514f24f02ad1d7badbf3b18c147442 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf: 199422 bytes, checksum: 9d09fc5cfa7ad2d1606d9ca92c366969 (MD5) Declaração de nada consta.pdf: 41067 bytes, checksum: 0d419797702639fc5e5859dea8980faf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-26T23:09:56Z (GMT). No. of bitstreams: 4 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - MODALIDADE DE ENSINO INCLUSIVA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS _ Ribas Antônio da Silva.pdf: 364124 bytes, checksum: 89b07655955003bdf6e4b719926b0373 (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO (1).pdf: 121703 bytes, checksum: a9514f24f02ad1d7badbf3b18c147442 (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf: 199422 bytes, checksum: 9d09fc5cfa7ad2d1606d9ca92c366969 (MD5) Declaração de nada consta.pdf: 41067 bytes, checksum: 0d419797702639fc5e5859dea8980faf (MD5) Previous issue date: 2021-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Andréia Cristina dos Santos Honorato de. O resgate e a promoção da dignidade na educação de jovens e adultos-EJA: políticas públicas de efetivação de direitos. Maringá, 2019. BOTTECHIA, Juliana Alves de Araújo. A Formação Continuada na Educação de Jovens e Adultos – Cenários, buscas e desafios. Campos dos Goytacazes (RJ): Brasil Multicultural, 2017. BRASIL. Censo Escolar, 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Brasília: MEC, 2020a. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/artigo/- /asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/matriculas-na-educacao-de-jovens-e-adultos-cai-3-3-milhoes-de-estudantes-na-eja-em-2019/21206> Acessado em 23/01/2021. BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2019. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 2020b. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html. Acessado em 30/01/2021. BRASIL. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo nº 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acessado em 21/02/2021. BRASIL. Indagações sobre Currículo – Currículo e Desenvolvimento Humano. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Básica. Brasília. 2007. Disponível em: https://moodle.ifgoiano.edu.br/pluginfile.php/642432/mod_resource/content/1/Indaga%C3%A7%C3%B5es%20sobre%20curr%C3%ADculo%20-%20curr%C3%ADculo%20e%20desenvolvimento%20humano.pdf Acessado em 21/02/2021. BRASIL. Parecer CNE 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000a. BRASIL. Resolução nº 01/2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Brasília, 2000b. BRASIL. Decreto nº 2.494/98. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1998a. BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 15/1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998b. BRASIL. Lei nº 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. CAVALCANTI, Andreya Rafayella Santos. A Infantilização das Práticas Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos. UFPB, 2019. FILHO, Paulo de Sá; CARVALHO, Marco Antonio de; SANTIAGO, Léia Adriana da Silva; DIAS, Raqueline da Silva. Educação de jovens e adultos: entre casa e trabalho uma oportunidade a mais por meio da educação a distância. Revista EJA em debate. IFSC, 2019. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FUMIS, Jaqueline. Metodologia eja-ead no ensino médio e seu potencial educativo: percepções de alunos e gestor institucional. IX ENAEH. PUC/RS, 2016. GADOTTI, Moacir. Informação, conhecimento e sociedade em rede: Que potencialidades?. São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/handle/7891/3934 Acessado em: 03/01/2021. GARCIA, Renata Monteiro; SILVA, Marluce Pereira da. EJA, Diversidade e Inclusão: reflexões im(pertinentes). João Pessoa (PB): Editora UFPB, 2018. GASPAR, Géssica. A (des)valorização intelectual do estudante da EJA. Curitiba: Rev. Sociologias Plurais, v. 5, n. 1, p. 432-450, jul. 2019. JESUS, Layanne Hevelyn Souza Matos de. Educação de jovens e adultos (eja): uma reflexão sobre política, possibilidades e realidade. PUC Goiás. Goiânia, 2020. MORAN, Manuel José; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 13ª edição. Campinas (SP). Papirus Editora, 2000. OLIVEIRA, Adão Francisco de; PIZZIO, Alex; FRANÇA, George. Fronteiras da Educação: desigualdades, tecnologias e políticas. Ed. da PUC Goiás, 2010. OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educar em Revista, n. 29, p. 83-100, 2007. OZÓRIO, Derivalda Silva Lopes; POLETTO, Lizandro. Perfil do aluno/professor e o desafio da evasão escolar na educação de jovens e adultos (EJA). Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate, v. 4, n.1, p. 146-163, jan-jul, 2018. RIBEIRO, Bruno T. de O.; SILVA, Zélia M. de S.; CARNEIRO, Flávia da Cruz. A avaliação na educação de jovens e adultos. VII Congresso Nacional de Educação. Maceió (AL). 2020. ROMANZINI, Beatriz. EJA – Ensino de Jovens e Adultos e o mercado de trabalho. Qual ensino? Qual trabalho? Universidade Estadual de Londrina. Paraná, 2010.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJA. EaD. Inclusão. Formação Docente.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MODALIDADE DE ENSINO INCLUSIVA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.title.alternativeDISTANCE EDUCATION: INCLUSIVE TEACHING MODE FOR YOUTH AND ADULT EDUCATIONpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.